De fato, muitas pessoas reclamam da falta de tempo para ler e, por isso, possuem dificuldade para criar e manter o hábito da leitura. Essa situação é ainda mais agravada quando se pensa na sociedade cheia de distrações que estamos inseridos hoje, na qual é ainda mais difícil ter tempo para sentar e ler um livro.

Entretanto, ler mais é um hábito que pode mudar a sua vida. Além do benefício óbvio de adquirir mais conhecimento, a leitura estimula a sua mente, melhora a sua memória e ajuda a desenvolver o seu foco.

Por isso, se você tem problemas quando o assunto é leitura, esse post é pra você. Nele, vamos te apresentar 5 dicas que você pode utilizar para conseguir ler mais e se tornar um leitor consistente. Confira!

Dica número 1: escolha um tema do qual você goste

foto1.jpg

A primeira dica para você ler mais é escolher livros com temas dos quais você gosta. De nada adianta você optar por um livro sobre ações ou a história da moeda se você não se interessa por isso.

Além disso, ler livros de assuntos que você gosta fará com que essa atividade se torne divertida para você. Assim, você terá um certo entusiasmo para continuar lendo, que é o contrário do que aconteceria se você estivesse lendo um tema do qual não gostasse nem um pouco.

Dica número 2: faça disso um compromisso

foto2.jpg

Outra dica muito importante é fazer disso um compromisso, afinal, se você não colocar a leitura no seu cronograma ou planejamento, você não irá se lembrar de ler.

Assim, escolha um momento do dia que você acha melhor e se comprometa a realmente ler algumas páginas de um livro. Algumas pessoas preferem ler pela manhã, pois argumentam que é uma excelente forma de “abrir a mente”. Entretanto, algumas pessoas preferem ler à noite, como uma forma de desacelerar a mente e fazer com que o sono venha mais rápido.

De qualquer jeito, a leitura é um hábito excelente e que pode ser praticado em qualquer hora do dia, então basta escolher um horário no qual você está mais disposto e pronto!

Dica número 3: defina fases para a leitura

foto3.jpg

Definir fases para leitura, ou seja, criar metas de páginas por dia é uma ótima forma de ler mais. Você pode iniciar lendo poucas páginas e ir aumentando gradualmente conforme você vai se acostumando.

Por exemplo, você pode definir algo do tipo:

  • Primeiro mês: ler 5 páginas por dia;
  • Segundo mês: ler 10 páginas por dia;
  • Terceiro mês: ler 20 páginas por dia.

Você pode ir usando essas fases para ir aumentando aos poucos até chegar ao número de páginas ideais que você quer. Além de permitir que você comece pequeno, este tipo de abordagem permite que você sinta uma sensação constante de evolução.

Dica número 4: varie sua leitura

foto4.jpg

Outra dica excelente é variar a sua leitura. Por mais que seja divertido ler sobre coisas que gostamos, às vezes ficar lendo sempre sobre o mesmo assunto pode ser entediante. Talvez você queira aprender algo diferente e sair um pouco da sua zona de conforto.

Por isso, conheça outros gêneros e leia livros de ficção e não-ficção, história, atualidades, nacionais, estrangeiros, etc. Se você deseja aprender sobre algum tema, você pode experimentar um livro desse assunto também.

Dica número 5: aproveite todas as oportunidades para ler

foto5.jpg

Se você tem pouco tempo livre, o ideal é aproveitar todas as oportunidades para ler ao menos uma página que seja. Por isso, sempre carregue um livro consigo, pois a oportunidade pode surgir a qualquer momento.

Muitas pessoas aproveitam para ler quando estão esperando no consultório, quando estão no ônibus indo para o trabalho, etc. Assim, sempre tenha o hábito de levar um livro para aproveitar estas lacunas quando elas surgirem.