Com 2021 batendo na porta (menos de um mês para 2020 acabar), é comum muitas pessoas despertarem em si o desejo de mudar de vida e serem a melhor versão delas mesmas.

Entretanto, é preciso lembrar que para uma mudança gerar resultados verdadeiros é preciso consistência, ou seja, ir somente no embalo dos primeiros meses do ano, fazendo muitas coisas, elaborando listas enormes e depois parar, não vai adiantar em nada.

Quando estamos falando de hábitos e de mudança de vida, o foco é sempre o longo prazo, afinal, o que conta são as atitudes e ações que você toma *diariamente *e não somente uma vez ou outra. Os hábitos têm poderes sim, mas somente quando realizados TODOS OS DIAS.

Dito isso, se você quer se desenvolver e buscar uma versão melhor de você mesmo em 2021, este post é para você! Nele, vamos te contar 6 hábitos poderosos para você desenvolver no ano que está por vir. Confira!

Hábitos para desenvolver em 2021

foto1.jpg

Antes de te apresentar os 6 hábitos, vamos falar primeiro da pirâmide para uma vida mais plena e realizada: corpo, mente e espírito. Esses três pilares, quando não estão em equilíbrio, fazem com que você tenha algumas consequências ruins em sua vida.

Pare para pensar: quanto tempo você investe em cada um desses pilares? É muito comum as pessoas desenvolverem apenas um desses pilares e ou nenhum deles. Saiba que todos os três são importantes e que todos os três são formados por hábitos.

Assim, os 6 hábitos apresentados aqui hoje serão focados nestes três pilares (2 hábitos para cada pilar). O objetivo aqui é que você se torne realizado em todas as áreas da sua vida e não apenas em algumas. Continue lendo para compreender melhor.

Pilar corpo: exercícios físicos e alimentação adequada

foto2.jpg

É só pensar nos seus ancestrais que você saberá que o nosso corpo foi feito para estar em movimento. Porém, como a nossa realidade hoje em dia é diferente da deles (que bom, né? imagina ter que sair para caçar todo dia), precisamos encontrar atividades para pelo menos nos movimentarmos um pouco.

Da mesma maneira, nossos ancestrais tinham uma alimentação diferente da nossa. Naquela época não existiam salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados… enfim, toda essa parafernália que existe hoje. Os nossos ancestrais se alimentavam basicamente de carne de animais, frutos, etc.

E por que eu estou falando isso? Pra você perceber o quanto as coisas mudaram. Naquela época não existiam pessoas obesas, com doenças crônicas, etc. E por isso, é tão importante você focar no pilar corpo, afinal, ele é a sua ferramenta principal.

Assim, vamos falar um pouco mais sobre os dois hábitos que você deve desenvolver neste pilar: exercícios físicos e alimentação adequada.

Exercícios físicos

foto3.jpg

Exercícios físicos são extremamente importantes porque possuem diversos benefícios. Além de promover melhora da saúde física, também promovem a criação de novos neurônios, a melhora da saúde mental, etc.

Por isso, escolha algum tipo de atividade física que você goste (pode ser yoga, corrida, caminhada, musculação, algum esporte, etc) e inicie este hábito. Lembre-se sempre de focar no longo prazo, definindo fases e até mesmo iniciando com poucas repetições diárias (mini-hábitos).

Alimentação adequada

foto4.jpg

Alimentar-se de forma adequada é o mínimo que você deve fazer pelo seu corpo, afinal, o que ingerimos tem influência no nosso humor, produtividade e principalmente na nossa saúde no geral.

Por isso, certifique-se de que você está comendo comida de verdade, fazendo como base da sua alimentação alimentos que realmente nutrem seu corpo e que não te deixem com preguiça, dor de cabeça, etc.

Pilar mente: leitura, aprender algo novo

foto5.jpg

O pilar mente também é muito importante, afinal é essencial que você desenvolva sua mente para que possa evoluir e se tornar a melhor versão de si mesmo. E tudo isso é apenas questão de hábitos, ou seja, você deve escolher os hábitos certos para desenvolver esse pilar bem.

Algumas das estratégias que você pode utilizar para desenvolver o pilar mente é a leitura e o aprendizado de algo novo, já que ambos estimulam o seu cérebro.

Assim, vamos falar um pouco mais de cada um desses hábitos:

Leitura

foto6.jpg

A leitura é um hábito que possui inúmeros benefícios. Além de estimular seu cérebro (conforme já foi falado), o ato de ler faz com que você adquira bagagem cultural e promova desenvolvimento pessoal.

Por isso, se você não consegue fixar esse hábito, a dica é optar por livros de assuntos que sejam do seu interesse, além de começar aos poucos e focar no longo prazo.

Aprender algo novo

foto7.jpg

Aprender algo novo é um hábito excelente para o seu cérebro, afinal contribui para a saúde dele e para que ele permaneça jovem.

Assim, você aprende algo novo quando você se aventura em um novo idioma, uma nova habilidade, um novo instrumento, etc. A dica é optar por algo que você tenha curiosidade e tornar o aprendizado prazeroso, pois dessa forma você manterá o hábito no longo prazo.

Pilar espiritual: meditação, journal

foto8.jpg

Por fim, o último pilar é o espiritual. Aqui, é importante destacar que espiritualidade é diferente de religião. Espiritualidade é autoconhecimento, é a busca da sua essência no interior (e não exterior).

Assim como os outros dois pilares, é preciso prática para ser desenvolvido. Dois excelentes hábitos para você desenvolver essa esfera da sua vida são a meditação e o journal.

Meditação

foto9.jpg

Meditar é um excelente hábito para acalmar a sua mente e diminuir estresse, ansiedade e até mesmo insônia. Além disso, também promove a paz interior e cultiva a gratidão, sensações essenciais para que você se torne a melhor versão de si mesmo.

Se você não tem costume com essa prática, basta se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e apenas se concentrar na sua respiração por alguns minutos. Se isso não funcionar, você pode tentar a meditação guiada.

Journal

foto10.jpg

Um journal é simplesmente um caderno onde você registra eventos diários de natureza pessoal. Ou seja, você pode criar o hábito de escrever a respeito do seu dia, ideias e sentimentos de manhã, à noite ou em qualquer outro horário que for ideal para você.

Mas por que fazer isso? De fato, esse simples hábito tem a capacidade de estabilizar a sua mente (você coloca todas as suas preocupações no papel, “esvaziando” a sua mente), além de fazer com que você entenda o que acontece ao seu redor, processar emoções e experiências, etc.

Além disso, o journal permite que você evolua no seu próprio conhecimento pessoal, ou seja, você consegue entender quem você é, por que faz o que faz, além de também aprender a tomar melhores decisões e escolhas.