Conforme explicado no nosso post de mini-hábitos, um mini-hábito nada mais é do que uma postura positiva muito pequena que você se obriga a fazer todos os dias, ou seja, um caráter pequeno demais para dar errado.

Além disso, os mini-hábitos são uma maneira mais eficiente de criar hábitos porque são passos ridiculamente pequenos que permitem que você obtenha sucesso em todas as vezes, eliminando o sentimento de culpa e frustração comuns do estabelecimento de metas grandes demais.

Adicionalmente, os mini-hábitos funcionam por dois motivos. Primeiro, porque fazer um pouquinho é infinitamente maior e melhor do que não fazer nada. Segundo, porque fazer um pouquinho todo dia produz um impacto muito maior do que fazer muito em um dia. Isso acontece porque fazer um pouquinho todo dia já é suficiente para se transformar em um hábito elementar para toda a vida.

Agora que você já sabe o que são mini-hábitos, vamos apresentar a você as oito regras deles, para que você garanta a eficácia ao construí-los. Continue lendo e confira!

Oito regras dos mini-hábitos

foto1.jpg

As oito regras dos mini-hábitos, ou melhor, princípios, são oito dicas úteis e positivas que irão te ajudar. Dessa forma, se você sentir que está tendo dificuldade em progredir com seus mini-hábitos, saiba que, provavelmente, é porque está quebrando alguma delas.

Por isso, sem mais enrolação, confira abaixo quais são estas regras:

1) Nunca, jamais trapaceie

foto2.jgp

De acordo com o autor, existem diversas formas de trapacear com os mini-hábitos. Uma delas - e também a mais comum - é estabelecer um mini-hábito de, por exemplo, fazer uma flexão por dia, mas exigir em segredo fazer mais de uma.

Isso é uma forma de trapaça porque, quanto mais requisitos você adicionar no mini-hábito, você irá demandar muito mais força de vontade. Lembre-se que você sempre pode fazer flexões a mais, então deixe que as repetições partam de você, não do seu requisito.

2) Fique feliz com qualquer progresso

foto3.jpg

Aqui, o autor ressalta que, ficar feliz com pequenos progressos não é o mesmo do que ter um baixo nível de cobrança.

Entretanto, os mini-hábitos são um truque bem simples para o cérebro e ao mesmo tempo, uma filosofia de vida que dá valor aos começos e à crença de pequenos gestos podem se acumular e virar saltos gigantescos para a frente.

Por isso, comemore qualquer progresso, porque por mais pequeno que seja, é um passo além para o seu crescimento pessoal.

3) Dê recompensas a si mesmo com frequência, especialmente depois de um mini-hábito

foto4.jpg

Quando completamos um mini-hábito e nos damos uma recompensa por isso - seja comida, uma noite de diversão ou qualquer outra coisa -, essa recompensa vai gerar um sentimento positivo no cérebro dizendo para realizar o mini-hábito de novo na próxima vez.

Em outras palavras, isso cria um ciclo positivo de retroalimentação, ou seja, você vai se “viciar” em ter uma vida ótima. E isso é bom para manter o comportamento no longo prazo.

4) Mantenha a serenidade

foto5.jpg

Manter a serenidade significa adotar uma mentalidade tranquila e confiar no processo. Essa é a melhor mentalidade para a formação de hábitos porque é previsível.

Nesse sentido, você pode se empolgar conforme for progredindo, mas precisa tomar cuidado para não deixar essa empolgação se tornar a base das suas emoções.

5) Se estiver sentindo muita resistência, dê um passo para trás e diminua

foto6.jpg

Apesar do senso comum dizer que precisamos combater qualquer sentimento forte de resistência, sabemos que a força de vontade é limitada. Assim, se você estiver se esforçando além da sua capacidade agora, vai acabar arrasado depois.

Assim, se seu objetivo é malhar na academia, diminua até o requisito de só ir até a academia. Se a situação estiver muito ruim, você pode se limitar a abrir a gaveta da cômoda, pegar sua roupa de exercícios e vestir-se.

Se isso lhe parece ridículo, é ótimo. Lembre-se que os mini-hábitos são passos ridiculamente pequenos que passam despercebidos. Quando você se der conta, vai estar na esteira da academia. Por isso, nunca pense que um passo é pequeno demais.

6) Relembre como é fácil

foto7.jpg

Quando você olha para a sua mini-tarefa e sente resistência, provavelmente você não está pensando em como ela é fácil. A solução para isso é lembrar-se novamente de como é fácil realizar o mini-hábito.

Por que você acha que algumas pessoas sofrem para sair da cama e dar uma volta pelo bairro enquanto outras correm maratonas? A diferença é a mentalidade.

Além disso, os mini-hábitos foram criados para transformar seu cérebro e sua vida de dentro pra fora. Logo, seu mini-requisito se torna uma faísca recorrente dentro do seu corpo que se recusa a morrer.

Assim, conforme as semanas forem se passando, você irá se surpreender com a sua crença a respeito do que você era capaz de fazer.

7) Nunca pense que um passo é pequeno demais

foto8.jpg

Quando você acha que um passo é pequeno demais, você está analisando a situação de uma perspectiva errada. Lembre-se o que diz o provérbio chinês: “Até a jornada de cem milhas começa com um passo”.

Da mesma forma, todos os grandes projetos são feitos de etapas mínimas. Além disso, pequenos passos ajudam o cérebro a manter-se sob controle e nos ajudam a continuar quando temos pouca força de vontade.

Por isso, aprenda a amá-los e verá grandes resultados.

8) Dedique mais energia e ambição a repetições extras, não a requisitos maiores

foto9.jpg

No começo dos mini-hábitos, todos nós ficamos ansiosos para progredir muito, porém, precisamos aprender a canalizar essa energia em repetições extras.

Apesar de requisitos parecerem bons no papel, as ações são o que realmente contam. Por isso, prefira ser a pessoa com objetivos constrangedores e resultados impressionantes do que ser a pessoa com objetivos impressionantes e resultados constrangedores.