No nosso post sobre como adquirir o hábito da leitura, falamos sobre 5 passos para ajudar você a estabelecer esse hábito. Porém, talvez você seja uma pessoa que já possui uma certa consistência com a leitura e que quer dicas para ler ainda mais. É aí que o post de hoje entra!

Conforme já falado neste post citado acima, a leitura é um hábito primordial e que pode trazer inúmeros benefícios, como o aumento do conhecimento, melhora da memória, melhora da escrita, etc.

Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, média, 2,43 livros por ano. Este valor é considerado baixo, se comparado com alguns países orientais, como China e Índia, que são os países que mais leem no mundo.

Por isso, se você quer se destacar, fugir da realidade desta pesquisa, ler mais e se tornar uma pessoa com muito mais conhecimento, este post é para você. Nele, vamos te apresentar 5 dicas úteis que você pode empregar para ler mais. Confira!

Dica #1: agende esse compromisso

foto1.jpg

A primeira dica, apesar de muito óbvia, é realmente relevante, afinal se você não agenda esse compromisso na sua lista de tarefas, é bem provável que você se esqueça.

Entretanto, você não precisa agendar esse compromisso de forma tão séria, como se fosse algo super obrigatório. Tente entender esses momentos como momentos de lazer e diversão, pois assim você terá muito mais vontade de ler novamente.

Além disso, para que esse compromisso não se torne tão chato, você deve escolher um livro de algum tema que você realmente goste. Aqui, vale livros de qualquer tema, desde que seja algum que faça você apreciar a leitura.

Dica #2: se sua atenção foi desviada, pare!

foto2.jpg

Uma das principais dicas para que você comece a apreciar a leitura, é começar a gostar deste momento. Por isso, se durante a leitura você perde a atenção facilmente, pode ser que ou você não está entendendo o que você está lendo ou que você não está gostando.

Para ambos os casos, a dica é respirar, lavar o rosto e recomeçar a leitura. Se isso não funcionar, você pode deixar a leitura para o outro dia, uma vez que a sua atenção vai sendo fortificada aos poucos, então não precise se estressar por isso.

Outra sugestão é você trocar o livro, pois se o motivo da sua perda de atenção é porque a leitura está chata ou você não está gostando, simplesmente mudar o tema da leitura pode te ajudar!

Dica #3: aproveite todos os momentos

foto3.jpg

Quando você começa a realmente apreciar a leitura, você percebe que toda aquela desculpa de “eu não tenho tempo para ler” é uma grande bobagem, pois você se verá tentando encaixar leituras em vários momentos do seu dia.

Por isso, esta dica é super importante para quem deseja ler mais. Aproveite todos os momentos de ócio (quando você não está fazendo nada) para ler. Pode ser que você esteja num ônibus, no carro, num consultório esperando por atendimento, etc. Utilize todos estes momentos para colocar sua leitura em dia. Você pode até mesmo fazer o uso de “audiobooks” se você desejar.

Dica #4: você pode ler mais de um livro por vez

foto4.jpg

A velha fábula de que você não pode ler mais de um livro por mês é uma grande mentira. Eu mesma costumo ler dois livros ao mesmo tempo, geralmente um de desenvolvimento pessoal e outro de romance. De fato, ler dois livros ao mesmo tempo ajuda a sua mente descansar de um livro para o outro, além de aumentar sua visão e compreensão de mundo.

Além disso, variar suas leituras é essencial para você manter o interesse no hábito, além de também ajudar a não perder o ritmo de leitura, pois se você está achando um livro chato, basta abrir o outro e continuar de onde parou.

Dica #5: anote a quantidade de livros já lidos

foto5.jpg

Anotar a quantidade de livros que você já leu é uma dica muito importante para você se motivar a ler mais, afinal você estará sempre ansioso para anotar mais um livro concluído. Por isso, se você quiser ter sempre esse “desafio” para te motivar, você pode definir uma meta de leitura de livros no começo do ano. Por exemplo: “Vou ler 12 livros esse ano”.

A partir daí, você pode começar a anotar suas leituras em um caderno, um aplicativo de notas, etc. Se você quiser, você também pode dar uma nota de zero a cinco a cada livro e anotar quantos dias você gastou para terminá-lo.

Ao definir uma meta e, ao anotar cada livro concluído, você se motivará a ler mais, uma vez que você sempre ficará pensando: “Menos um livro, agora só faltam x livros para bater minha meta”. Porém, escolha metas realmente possíveis, ainda mais se você é uma pessoa que iniciou o hábito há pouco tempo.