É fato que todo mundo quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos. Mas você sabia que um dos principais “assassinos” da produtividade é o ambiente desfavorável?

Pense em quando você está tentando se alimentar melhor. Você concorda comigo que se você continuar tendo em sua casa alimentos não tão saudáveis você vai acabar consumindo eles mesmo estando tentando se alimentar melhor? Pois é, essa é a influência do seu ambiente!

Além disso, um ambiente favorável vai permitir que você tenha mais foco (e consequentemente maior produtividade), dê o máximo de si, possa crescer ainda mais profissionalmente, etc.

Por isso, se você não sabe como tornar o seu ambiente mais favorável e obter mais produtividade, neste post vamos te mostrar 6 maneiras incríveis de você fazer isso. Confira!

1) Elimine distrações

eliminedistrações.jpg

Eliminar distrações é a dica nº1 de como tornar o seu ambiente mais favorável. De fato, se você estiver em um ambiente onde sempre há algo “desviando” a sua atenção, você provavelmente não conseguirá entrar no estado máximo de atenção - o chamado “flow”.

Por isso, algumas dicas para você eliminar as distrações são:

  • coloque o celular longe de você (outro cômodo da casa);
  • organize o seu espaço de trabalho;
  • limite o número de abas abertas no seu navegador, etc.

2) Escolha locais com boa iluminação

iluminaçaoboa.jpg

De acordo com alguns estudos, um local com iluminação ruim (muito escuros, muito claros, com luzes mal distribuídas, etc) faz com que o organismo utilize uma parte da nossa energia para conseguir se adaptar ao ambiente. Assim, é mais provável que você tenha uma maior chance de se distrair e ter menos concentração nos seus afazeres.

Além disso, não para por aí. Também há estudos que relacionam má iluminação a alguns problemas de saúde constantes (irritação, lacrimação, cansaço ocular, dor de cabeça, etc) e ao desenvolvimento de alguns distúrbios emocionais (cansaço, desmotivação, sintomas de depressão e ansiedade).

Por isso, faça questão de que o local onde você escolheu para realizar suas tarefas tenha uma iluminação adequada. Geralmente, para ambientes profissionais, uma boa iluminação natural é adequada!

3) Escolha locais com pouco ou nenhum ruído

semruidos.jpg

Um local com muitos ruídos também irá te atrapalhar na sua produtividade. Isso acontece porque os ruídos podem desencadear cansaço, falta de foco, irritabilidade, etc.

Por isso, para criar um ambiente favorável, você precisa escolher um ambiente silencioso ou com ruídos mínimos que não te incomodem.

Se a sua realidade não permite isso, talvez acordar algumas horas mais cedo (momento em que a maioria das pessoas estão dormindo, não há tantos carros na rua, etc) pode ser uma boa opção. Sua produtividade irá aumentar exponencialmente!

4) Escolha um local confortável

localconfortavel.jpg

Um local confortável é outra opção muito interessante para aumentar a produtividade. De fato, se você não possuir uma cadeira confortável ou uma mesa que esteja na altura correta, será muito difícil você ser mais produtivo.

Além disso, dependendo do tanto de horas que você trabalha por dia ou quantas horas você precisa para colocar seus objetivos em prática, fazer questão de escolher uma boa cadeira e uma mesa correta fará muita diferença.

Pensando em cadeiras, você pode optar por aquelas que possuam uma altura ajustável à você, encosto adaptável para proteção da lombar, etc.

5) Opte por um lugar com menor fluxo de pessoas

imagem5.jpg

Outra questão importante que pode influenciar na sua produtividade é o local que você escolhe. Se, por exemplo, você escolher um local da sua casa que muitas pessoas ficam indo e vindo toda hora, é muito provável que você irá se distrair com elas e até mesmo conversar com elas.

Por isso, além de todas estas outras dicas, escolha também um ambiente com menor fluxo de pessoas. Por exemplo, se a sala da sua casa tem um alto fluxo de pessoas passando, este não é um bom lugar para você trabalhar.

Logo, faça questão de escolher um local onde você não será interrompido e diga às pessoas da sua casa que você vai fazer algo muito importante e peça a elas para não te interromperem.

6) Considere uma música de fundo (lo-fi music)

imagem6.jpg

Muitas vezes quando estamos fazendo algo, gostamos de colocar música. De fato, algumas pessoas não se distraem escutando uma letra de música enquanto fazem algo.

Porém, para aquelas que se distraem, tenho aqui uma solução para vocês: a lo-fi music. A lo-fi music é um tipo de música com sons mais abafados e ecoados. Além disso, este tipo de música não possui vocais, ou seja, não há letras, é só os sons de instrumentos.

De acordo com cientistas, este tipo de música cria a ilusão de um espaço diferente, nos trazendo nostalgia e sentimentos de conforto. Alguns até possuem o barulho da chuva caindo.

Nesse sentido, a repetitividade da música e a falta de vocais faz com que este tipo de música sejam ignoradas pelo cérebro, ao contrário do outros tipos de música que são feitos para “grudar” na sua cabeça.

Se você quiser experimentar, basta pesquisar no youtube “lo-fi music”. Você irá encontrar muitas playlists diferentes e até algumas com tipo aqueles músicas de coffee shop que vemos nos filmes.