Agora com o final de ano, muitas pessoas devem, provavelmente, estar se preparando para 2021. É nessa época que a maioria dessas pessoas optam por escrever metas que desejam alcançar no próximo ano que está por vir. Mas você sabe o que são metas? E objetivos? E a diferença entre os dois? E como escrever metas da melhor maneira?

Se você respondeu "não" a qualquer uma das perguntas anteriores ou até mesmo respondeu "não" a todas, não se preocupe. No artigo de hoje, vamos te contar o que são metas, qual a diferença delas para objetivos e te apresentar (caso você ainda não conheça), o modelo SMART, para você elaborar metas realmente eficientes que trarão sucesso para sua vida em 2021. Continue lendo e confira!

Afinal, o que são metas?

foto1.jpg

Uma meta nada mais é do que um objetivo de forma quantificada, ou seja, um desejo completamente específico. Por exemplo, se seu objetivo é emagrecer, você pode elaborar a meta de perder 5 kg, por exemplo. Nesse caso, você quantificou o seu objetivo.

Além disso, as metas também são temporais e ligadas a um prazo ou período de tempo. Continuando com o exemplo de emagrecer, uma forma de definir uma meta mais específica ainda seria, por exemplo, você estabelecer a meta de perder 5kg em 5 meses. Nesse caso, além de quantificar a meta, você também colocou um prazo para ela.

Adicionalmente, definir metas é uma etapa essencial para um planejamento eficiente, já que é por meio delas que você consegue mensurar quão próximo você está do seu objetivo final.

Mas não para por aí, definir metas também é capaz de fazer com que uma pessoa altere os seus comportamentos, por meio do desejo de conquistar o objetivo estabelecido. Dessa forma, as metas também auxiliam na mudança de hábitos.

Ainda utilizando o exemplo da pessoa que deseja emagrecer 5 kg, você não concorda comigo que alguém que deseja emagrecer vai mudar os seus hábitos? É claro que vai! Provavelmente, a pessoa vai escolher alimentos mais saudáveis para consumir, praticar mais exercícios, tomar mais água, etc.

Por isso, é imprescindível definir metas de forma adequada, para que seja possível chegar ao objetivo final. Porém, além de defini-las, também é necessário ordená-las por importância e planejar o tempo e os recursos que serão necessários.

Metas vs. objetivos

foto2.jpg

Você sabe qual é a diferença entre metas e objetivos? Apesar do que muitas pessoas pensam, as duas não possuem o mesmo significado. Entretanto, ambos os conceitos são complementares. Eu te explico…

Objetivos

foto3.jpg

O objetivo é aonde se quer chegar. Dessa forma, ele fornece a direção do que se deseja e quer fazer, servindo como um guia para que o sonho seja finalmente realizado. Você pode dizer que um objetivo é sinônimo de alvo e, geralmente, eles são mais abrangentes que as metas.

Basicamente, o objetivo é uma posição que você deseja alcançar no futuro ou um sonho que queira realizar. E é a partir daí que você vai direcionar forças e energia no sentido de concretizá-lo.

Como exemplo de objetivos, podemos citar perder peso, construir seu próprio negócio, aumentar o lucro da sua empresa em 30%, etc. E como você faz para alcançar os seus objetivos? É aí que entram as metas!

Metas

foto4.jpg

A meta, conforme já explicado, é um objetivo de forma quantificada. Ao utilizarmos esse termo, nos referimos a tarefas bem mais específicas, que precisam ser realizadas regularmente a fim de alcançar nossos objetivos.

Além disso, as metas são temporais e estritamente ligadas a prazo. Em outras palavras, elas são pequenas ações que precisam ser realizadas diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Assim, poderemos alcançar nossos objetivos de forma organizada e planejada. Para perder peso, por exemplo, algumas metas poderiam ser:

  • exercitar-se regularmente;
  • melhorar sua alimentação;
  • parar de beber refrigerante, etc.

Entendeu o que são metas e qual a diferença existente entre elas e os objetivos? Agora se prepare para aprender a definir metas de maneira específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal com o modelo SMART.

Modelo SMART

foto5.jpg

Quando se fala do estabelecimento de metas, o modelo SMART é o mais famoso. O método se destaca por ser uma estrutura simples e objetiva, o que é muito mais eficiente para estabelecer metas tangíveis.

Além disso, o método SMART é composto por cinco critérios essenciais que devem ser cumpridos quando você está estabelecendo a meta.

Nesse sentido, o acrônimo SMART consiste em formular metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

1) S (Specific) - Específica: O que é exatamente a meta?

Ao definir metas específicas, garantimos desempenhos melhores do que metas genéricas. Portanto, tornar uma meta específica é especificar, ou seja, definir, ao máximo, a fim de que a meta não tenha significado ambíguo.

Em outras palavras, você deve ter tudo muito bem definido com relação à meta, de forma que não fique nada confuso. Assim, será muito mais fácil você saber quando a meta foi atingida.

Por exemplo, vamos supor que sua meta é comprar um carro. Logo, algumas perguntas que você pode se fazer para tornar a meta específica são:

  • Qual o modelo desse carro que você quer comprar?
  • Qual ano?
  • Qual seria a marca que você deseja?

2) M (Measurable) - Mensurável: Qual o tamanho da meta?

Nessa segunda etapa, é necessário que você mensure a meta, tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos. Mais uma vez, é só assim que você saberá se atingiu sua meta ou não.

Por isso, continuando com o exemplo do carro, uma pergunta ideal para você tornar a meta mensurável é:

  • Qual a faixa de preço do carro?

3) A (Attainable) - Alcançável: Como a meta será alcançada?

Para tornar sua meta alcançável, você precisa elaborar um planejamento para atingi-la. Este planejamento deve conter todas as etapas ou atividades necessárias para você alcançar a meta.

Logo, algumas perguntas importantes para você tornar sua meta alcançável são:

  • Como a meta será alcançada?
  • O que é preciso fazer para chegar na meta final?

4) R (Relevant) - Relevante: Qual a importância da meta?

Se você quer que sua meta seja relevante, você deve definir um porquê para ela. Caso contrário, ou seja, se a meta não tiver relevância, não faz sentido dispor de tempo e recursos para realizá-la.

Logo, uma pergunta para auxiliar você a encontrar o porquê dessa meta, ou seja, a relevância dela é:

  • Por que conquistar essa meta é importante?

5) T (Time Based) - Temporal: Quando a meta será realizada?

Por fim, para que você consiga atingir sua meta, você deve estabelecer um prazo para ela. Nesse sentido, para sua meta ser temporal, você deve definir qual é o prazo máximo para você realizar o seu objetivo.

Assim, a pergunta para essa etapa é:

  • Em qual data a meta será cumprida?