Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em minimalismo, afinal esta palavra tem ganhado muita popularidade atualmente. De fato, muitas pessoas promovem o minimalismo como um estilo de vida que vale a pena ser seguido.

Em suma, minimalismo é o ato de simplificar a vida, eliminando os excessos e mantendo apenas o que é essencial. Mas sabia que você pode usar o minimalismo para ser mais produtivo? É sobre isso que vamos falar neste post, sobre como este estilo de vida pode tornar você mais produtivo. Continue lendo e confira!

O que é minimalismo?

foto1.jpg

Conforme já mencionado anteriormente, o minimalismo é a iniciativa de se ter menos coisas, ou apenas coisas que sejam realmente necessárias. Nesse sentido, trata-se da adoção de uma vida mais simples, na qual a felicidade não está ligada ao acúmulo de posses, mas sim ao significado que você dá a cada item.

Outra palavra comumente associada ao minimalismo é o desapego, ou seja, o ato de abrir mãos de bens materiais com o objetivo de ter uma vida mais focada em experiências de valor e nas pequenas coisas.

Uma pessoa que é considerada minimalista, por exemplo, possui poucas peças em seu guarda-roupa, mas possui as peças certas (que elas realmente usam ou que possuem um valor sentimental) e que proporcionam uma série de combinações criativas.

Uma casa minimalista, por sua vez, é aquela casa que possui uma decoração mais simples e clean e assim por diante, com este conceito podendo ser aplicado em diversas áreas, como finanças, relacionamentos, pertences (assim como já mencionado), etc.

Além disso, o minimalismo possui diversos benefícios, como: maior economia (já que você deixa de comprar itens desnecessários que você nem usa), menos limpeza para fazer (quanto menos você tem, menos você tem que limpar), menor impacto no meio ambiente (produz menos lixo), menos estresse (menor bagunça visual), etc.

E não para por aí, o minimalismo possui muito mais benefícios, como menor desperdício de tempo e maior produtividade, mas isso é assunto para o próximo tópico, então continue lendo!

Minimalismo e produtividade

foto2.jpg

De fato, como você pôde perceber, o minimalismo não se limita apenas apenas aos objetos materiais. Falar em minimalismo é falar sobre eliminar todos os excessos que não nos trazem aquilo que desejamos na vida.

Assim, este conceito também vale para reduzir a quantidade de tarefas que você realiza diariamente. Afinal, você pode muito bem estar envolvido demais com atividades que nem fazem sentido para você, fazendo-as somente porque alguém pediu.

O maior benefício do minimalismo é poder fazer mais com menos, já que sobra tempo para as coisas que realmente importam. Se você eliminar as atividades/tarefas desnecessárias que você faz todo dia e passar a fazer só aquelas que realmente importam e que contribuem para a vida que você deseja, você verá como as coisas irão mudar.

Além disso, falando em produtividade, esta abordagem minimalista permite que você tenha mais foco. Afinal, se você sabe o que é importante para você e o que realmente vai te trazer resultado, é muito mais fácil dizer “não” para as outras coisas que te afastam do seu caminho. Assim, o seu foco e sua energia serão direcionados exclusivamente para aquela única coisa, a coisa mais importante de todas e isto é ser minimalista!

Por isso, ao adotar o estilo minimalista em suas tarefas, você obterá um desempenho muito melhor, pois não irá perder tempo com tarefas desnecessárias e passará a realizar somente aquelas que te fazem evoluir e ir para o próximo nível. Lembre-se sempre que ser produtivo não é fazer mais, é fazer aquilo que é realmente importante.

Dicas minimalistas para aumentar a sua produtividade

foto3.jpg

Agora que você já entendeu o que é o minimalismo e como ele pode aumentar drasticamente a sua produtividade, está na hora de te ensinar como você pode usar este conceito no seu dia a dia.

Por isso, aqui vão algumas dicas para você colocar este conceito em prática, se tornar muito mais produtivo e alcançar a vida dos seus sonhos:

  • identifique as suas prioridades: para manter o que é importante, você precisa saber o que é importante. Logo, você precisa identificar suas prioridades. Mas lembre-se, quem tem prioridades demais, na verdade não tem nenhuma.

  • aprenda a dizer não: dizer não a coisas que não te aproximam do que você quer é uma das dicas principais para maior produtividade. Por isso, estabelecendo suas prioridades, você saberá quando dizer não a algo. Isso inclui tarefas desnecessárias, tarefas que podem ser delegadas e responsabilidades que não são suas.

  • organize seu espaço de trabalho: ao abraçar o minimalismo e abraçar a ideia de ter menos coisas, será muito mais fácil organizar seu espaço de trabalho e sua casa. Contudo, esta dica vale para todo mundo: mantenha na sua mesa só o que você usa no dia a dia e quando terminar um dia de trabalho, já deixe tudo arrumado para o próximo dia.

  • elimine as distrações: aqui, vale a mesma coisa: abraçar o minimalismo significa ter menos “bagunça visual”, o que atrapalha e muito na produtividade. Além disso, outras dicas são deixar somente abertas as abas que você realmente precisa e desligar as notificações do celular.

  • faça uma coisa de cada vez: por fim, a última dica é: não seja multitarefa. Ser multitarefa é ir contra o conceito de uma única coisa e direcionar sua energia para muitas tarefas ao mesmo dia. Além de contribuir para que você não faça nenhuma tarefa de forma correta, ser multitarefa causa estresse e ansiedade.