A Tríade do Tempo é um conceito elaborado no livro, de mesmo nome, do autor Christian Barbosa. Nesse sentido, a Tríade compreende três áreas: atividades importantes, urgentes e circunstanciais. Entender o conceito da Tríade do Tempo e consequentemente entender sobre essas três áreas é fundamental para que você realize a alocação eficaz das suas tarefas e gerencie seu tempo de forma eficaz.

Por isso, se você quer saber mais sobre isso, este post é para você! Nele, vamos explicar o que é a Tríade do Tempo, quais são as três áreas que a compõe e muito mais! Vamos lá?

O que é a Tríade do Tempo?

metodo-tres-esferas.png

Em seu livro, Christian Barbosa fala a respeito de um método de "separar" as tarefas de acordo com suas características que pode gerar, dentre outros benefícios, o aumento da produtividade.

Essa separação é chamada Tríade do Tempo, e portanto, consiste em dividir as atividades em três esferas: importantes, urgentes e circunstanciais.

Importantes

As atividades importantes são as que devem ser priorizadas, já que são elas que geram resultados para a sua vida. Além disso, são atividades que possuem prazos para serem realizadas, são bastante pessoais, podendo agregar resultados a curto, médio ou longo prazo.

Urgentes

Dentro da esfera da urgência encontram-se atividades que devem ser realizadas imediatamente, pois, caso contrário, causarão algum problema a você.

Entretanto, o grande problema é que, em nossa cultura, tarefas urgentes se tornaram o "padrão" e não a exceção. Nesse sentido, nós tendemos a deixar tudo para última hora, o que não é bom, já que teremos que adiar as tarefas importantes para realizar as urgentes. Isso acaba nos frustando e nos deixando estressados.

Circunstanciais

Uma atividade circunstancial é aquela considerada desnecessária, ou seja, atividades realizadas por comodidade ou por ser consideradas apropriadas à sociedade. Além disso, são consideradas gasto de tempo de maneira inútil, fazendo parte de uma esfera que não dá resultado.

Ainda, vale ressaltar que cada pessoa possui uma Tríade do Tempo diferente, uma vez que depende da idade, sexo, condição social, etc.

Modelos perigosos de Tríade do Tempo

modelosperigosostriade.png

Ainda, em seu livro, Christian cita algumas tríades perigosas que exigem atenção redobrada. Essas composições são consideradas perigosas porque a esfera importante é menor que a circunstancial ou urgente. São elas:

Tríade do Super Homem

A Tríade do Super Homem é a tríade de quem possui a esfera urgente maior que as demais. Logo, essa pessoa vive resolvendo crises e problemas urgentes de outras pessoas, pois quer ajudar a todo mundo.

Além disso, a segunda maior esfera é a circunstancial, pois é a forma que essa pessoa encontra para se desligar de sua rotina estressante. Dessa forma, raramente sobra tempo para as atividades importantes.

Se você se identificou com esta tríade, é necessário refletir sobre o seu comportamento. Não realizar as tarefas importantes poderá causar o não cumprimento de vários objetivos da sua vida, o que não ajudará sua carreira e nem agregará satisfação profissional.

Tríade do Hommer Simpson

A Tríade do Hommer Simpson é a tríade de quem possui a esfera circunstancial maior que as demais. Dessa forma, são pessoas que vivem de acordo com o que surge no momento e não buscam nada melhor para si. São, como descreve Christian, escravas do destino.

Se você se identificou com esta tríade, é necessário que você estabeleça um plano de mudança. Construa seu caminho. Defina quais são seus objetivos e elabore metas para alcançá-los.

Tríade O Equilibrista

A Tríade do equilibrista possui as tarefas urgentes e circunstanciais com porcentagens semelhantes. Nesse sentido, as pessoas dessa tríade tem muita dificuldade em dizer "não" e quase nunca planejam suas tarefas.

Se você se identificou com esta tríade, lembre-se que você precisa estabelecer um ponto, caso contrário qualquer destino "serve". Portanto, reduza o tempo que você gasta em ações que não te agregam e vá inserindo, aos poucos, atividades importantes para você alcançar seus objetivos.

A Tríade Ideal

triade-ideal.png

Ainda, se você está se perguntando qual é a Tríade Ideal, de acordo com Christian, é aquela onde a esfera importante possui a maior porcentagem. Dessa forma, você será capaz de manter sua vida baseadas em atividades realmente essenciais e que te agregam.

Como aplicar a Tríade do Tempo no seu dia a dia?

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/01/08/14/38/coffee-1128140_960_720.jpg

Agora que você já sabe o que é a Tríade do Tempo e quais são as três esferas que a compõe, você deve estar se perguntando como aplicá-la.

Aplicar a tríade é simples. Após realizar a sua lista de tarefas do dia, você deve classificar as suas tarefas dentro das três esferas (ela é importante? urgente? ou circunstancial?). Se você já usa o nosso app, você já classifica as tarefas na hora que as insere hehe :)

Depois disso, basta focar a maior parte do seu tempo nas atividades importantes. Além disso, aplicando a tríade na sua vida, você conseguirá aprender a equilibrar a vida pessoal e profissional de forma eficiente, identificar as atividades que roubam seu tempo, etc.

Se você se interessou pelo livro "A tríade do tempo" e gostaria de lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: