Um planejamento diário é imprescindível se você quer ser mais produtivo e garantir qualidade nos seus afazeres. Além do mais, se planejar reduz o estresse (afinal, você não tem que se preocupar com a pergunta “o que tem para fazer?”), evita desperdício de tempo, etc.

Se o seu dia passa e você percebe que não fez nada e só procrastinou, o problema provavelmente está na falta de um planejamento diário que condiz com a sua realidade e seus objetivos.

Neste post, vamos te apresentar um passo a passo que irá te ajudar a planejar o seu dia da melhor forma possível, garantindo eficiência e produtividade. Continue lendo e confira quais são os 5 passos essenciais!

Passo nº1: liste suas tarefas

foto1.jpg

O primeiro passo para você fazer um planejamento diário eficiente é bem simples: listar suas tarefas. Assim, pegue uma folha (você pode fazer isso em um aplicativo também) e liste todas as atividades e compromissos que você possui naquele dia.

Nessa parte, é importante que você lembre que não somos super-heróis. Por isso, não exagere na sua lista, colocando um número de tarefas muito grande que você sabe que não conseguirá cumprir. É essencial você trabalhar dentro da sua realidade!

Passo nº2: priorize

foto2.jpg

Após ter listado todas as tarefas do seu dia, o próximo passo é priorizá-las. E como você faz isso? Você pode classificar as suas atividades em importantes, urgentes e circunstanciais. Assim, além de você poder direcionar melhor o seu tempo, você pode fazer escolhas de uma maneira mais eficiente.

De acordo com a Tríade do Tempo, devemos tentar priorizar as tarefas importantes na maior parte das vezes, porque são elas que realmente nos fazem evoluir. No entanto, como estamos falando de um planejamento diário, pode ser que alguma tarefa urgente precise passar na frente da tarefa importante.

Por exemplo, se você precisa pagar a conta de luz hoje, certifique que essa seja a primeira tarefa que você realize. Se não houver pendências muito urgentes para o seu dia, você pode focar nas atividades importantes sem problemas.

Outra dica super valiosa é iniciar o dia com a tarefa mais “grande” e que talvez você goste menos. Isso porque quando estamos começando o dia, geralmente temos mais energia para lidar com atividades não tão agradáveis.

Se deixarmos esse tipo de atividade para o fim do dia ou quando não estamos mais com tanta energia, é bem provável não fazermos ela ou não darmos o nosso melhor. Por isso, sempre comece com esse tipo de tarefa.

Passo nº3: estabeleça prazos

foto3.jpg

Definir prazos é outro passo super importante. Além de fazer com que você use seu tempo de maneira mais eficaz, fará com que você evite tentar ser multitarefa, pois você sabe que cada tarefa já tem seu espaço separado no seu planejamento.

Assim, estabeleça limites de tempo para cada tarefa sua. É importante que você estabeleça uma quantidade de tempo tangível para você realizar a tarefa. Se você acabar a atividade antes do prazo estabelecido, você pode aproveitar os minutos extras e descansar.

Passo nº4: organize seu espaço de trabalho

foto4.jpg

Um espaço de trabalho desorganizado é um dos piores hábitos para quem quer ser produtivo. Isso acontece porque um espaço bagunçado vai te distrair muito, sugando sua atenção e foco toda hora, fazendo com que a sua produtividade diminua.

Por isso, se você quer ter um espaço de trabalho mais organizado, você pode fazer questão de deixar sempre a sua mesa e o espaço em volta arrumado, limitar as abas do seu navegador e até mesmo incorporar o hábito de sempre dar uma arrumadinha em tudo antes de trabalhar.

Passo nº5: saiba reservar momentos de descanso

foto5.jpg

Saber reservar momentos de descanso também é super importante no seu planejamento diário. Isso porque as pausas e os intervalos de descanso são essenciais para que você respire e mantenha a cabeça fresca.

Assim, aposte em incluir pequenas pausas. Por exemplo, você pode estabelecer que, a cada uma hora de trabalho, você vai descansar de 15 a 20 minutos. Além de diminuir o seu estresse, esses momentos irão fazer uma diferença grande na sua produtividade.