Assim como dito no último post de Planejamento Mensal, planejar-se é muito mais do que uma estratégia, é escolher em qual direção você quer ir e promover ações com este fim. Logo, neste artigo, vamos falar de mais um planejamento, o Planejamento Pessoal Anual.

Um planejamento pessoal anual nada mais é do que uma forma de organizar os seus objetivos dentro de um certo período de tempo. Entretanto, para maior eficácia, este planejamento deve conter prazos e estratégias definidas, a fim de que seja possível manter o foco e evitar distrações.

Por isso, se você tem dúvidas quanto ao planejamento anual e até mesmo não entende qual a importância dele, continue lendo este post. Além de explicar o porquê você deve fazer um planejamento anual, vamos te dar dicas para você criar um que realmente funcione. Confira!

Por que fazer um planejamento anual?

por-que-fazer-planejamento-anual.png

De maneira resumida, o planejamento anual tem como objetivo alinhar o seu propósito e deixar claro qual caminho você precisa seguir para chegar nele. Além disso, ele também deixa explícito para você o porquê você faz o que faz e também otimiza seu tempo.

Assim, ao criar um planejamento para o seu ano, é muito mais provável que você obtenha resultados satisfatórios, uma vez que você já pensou e planejou as ações que serão tomadas.

Logo, com este planejamento e organização somados à dedicação de uma certa quantia de tempo para realizar as ações necessárias, você não só atingirá seus objetivos como também irá gerenciar seu tempo de uma maneira muito melhor.

Tente sempre lembrar-se do planejamento anual como aquele amigo que te lembra dos compromissos e coisas importantes que precisam ser realizadas e também dos seus objetivos, quando você se esquecer de onde quer chegar.

Como fazer um planejamento anual?

como-fazer-um-planejamento-anual.jpg

Agora que você já sabe o que é um planejamento anual e qual a importância de fazê-lo, vamos partir para a parte prática.

Antes de você fazer o seu planejamento, lembre-se que o ideal é já ir se questionando a respeito das ações que você quer tomar, deixando claro o como, quando, por que, onde e até com quem você vai realizar tal ação.

Além disso, no planejamento anual você deve colocar tanto seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros e que você deve acompanhá-los e revisá-los com certa frequência.

Somado a todas estas questões, há também algumas outras atitudes que devem ser tomadas em relação ao seu planejamento. Por isso, continue lendo e confira quais são elas!

Organize-se

pessoa-se-organizando.jpg

Para começar o seu planejamento anual, primeiro você deve organizar-se. Isso inclui pensar quais são os objetivos que você deseja alcançar no próximo ano e também escolher algum mecanismo para ajudá-lo.

Você pode fazer uso de planilhas, agendas e até aplicativos. O importante aqui é que seja um mecanismo no qual você pode acompanhar seu progresso e analisar quais são os pontos de melhorias.

Assim, após escolher qual mecanismo vai usar e, tendo definido seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros previamente, anote tudo. Não precisa escrever em uma ordem correta, apenas tome nota de tudo que você deseja alcançar nos próximos meses.

Defina metas (utilize o modelo SMART)

modelo-smart.jpg

Antes de explicar como você deve definir as suas metas, você precisa entender a diferença entre metas e objetivos. Apesar de ser duas coisas diferentes, elas são também complementares.

  • Objetivos: podemos dizer que os objetivos são o seu alvo final. Dessa forma, eles podem ser mais abrangentes do que as metas. Se o seu objetivo é perder peso, como você alcança este objetivo? É aí que entram as metas.

  • Metas: as metas são aquilo que você faz para alcançar o seu objetivo. Assim, elas são bem mais específicas do que os objetivos. Para perder peso, por exemplo, algumas metas são: exercitar-se regularmente, melhorar sua alimentação, cortar refrigerante, etc.

Agora que você entendeu a diferença entre estes dois termos, vamos para parte de como definir metas. Para defini-las, você deve usar o modelo SMART, o modelo mais eficaz quando se trata deste assunto.

De acordo com ele, sua meta deve seguir ao acrônimo SMART e ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

1) Específica: o que é exatamente a meta?

Nesta parte, você deve especificar sua meta ao máximo. Metas específicas são muito mais prováveis de serem atingidas do que metas genéricas.

Se sua meta é comprar um carro, algumas perguntas boas para essa etapa são: qual modelo?, qual marca? e qual ano?.

2) Mensurável: qual o tamanho da meta?

Aqui, você deve mensurar a meta tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Continuando com o exemplo, uma pergunta crucial nesta etapa seria: qual a faixa de preço do carro?.

3) Atingível: como a meta será alcançada?

Para sua meta ser atingível, você precisa de um planejamento para atingi-la contendo todas as etapas necessárias do processo.

Logo, é essencial que você saiba como a meta será alcançada e o que é preciso fazer para chegar nela.

4) Relevante: qual a importância da meta?

Uma meta sem relevância é uma meta que não faz sentido realizar. Assim, tenha esta parte bem definida e se pergunte: por que conquistar esta meta é importante?

5) Temporal: quando a meta será realizada?

Por fim, para atingir a sua meta, você deve estabelecer um prazo para ela. Portanto, responda à pergunta: quando a meta será realizada?

Visualize constantemente o seu planejamento

planejamento.jpg

Para que você não se esqueça dos seus objetivos, você deve visualizá-los. Assim, encontre uma maneira de você sempre se lembrar de qual é o seu objetivo.

Você pode mudar a foto da tela do seu celular para uma foto do seu objetivo, por exemplo, ou até mesmo espalhar post-its pela casa para lembrá-lo.

Reveja seu planejamento a cada mês

organização.jpg

Por fim, separe um dia todo mês para você rever os seus objetivos e realizar adaptações, se isso for necessário. Assim, se você achar algum objetivo muito difícil de atingir, você pode mudá-lo. Muitas vezes só temos noção se algo é atingível ou não, após tentar realizar.