Assim como o planejamento anual e todos os outros tipos de planejamentos, o planejamento trimestral tem como finalidade nos manter focados e constantes em algum objetivo que desejamos para os próximos três meses.

Além disso, o planejamento trimestral permite inovação, além de também equilibrar a estruturação e a dinâmica, ou seja, permitir que haja um foco claro ao mesmo tempo em que realizamos as tarefas diárias necessárias deste planejamento.

Logo, se você quer aprender a fazer um planejamento trimestral realmente eficaz, este post é para você. Nele, vamos te passar 3 dicas essenciais que você precisa saber. Confira!

Dica nº1) Determine 3 principais áreas que você deseja focar nesse período

dica1.jpg

O primeiro passo para você fazer um planejamento trimestral eficiente é escolher três áreas que você deseja focar nesse período. Você pode escolher área profissional, saúde, finanças, relacionamentos, etc.

Depois, é necessário que você invista algum tempo pensando em quais recursos serão necessários para você realizar esses objetivos. A questão principal aqui é: como você pode aproveitar os próximos 90 dias e conseguir tirar o máximo de proveito deles?

Por exemplo, uma das áreas que você escolheu é a área de saúde. Você quer se tornar uma pessoa mais saudável se alimentando melhor.

Então, você deve analisar quais são os seus hábitos alimentares atuais e pensar em quais trocas você pode fazer para que a sua alimentação tenha uma melhora.

Dica nº2) Esclareça quais são os critérios de sucesso de cada área

dica2.jpg

Agora que você já sabe quais são as 3 áreas que você quer focar no próximo mês e pensou um pouco sobre onde você está e aonde quer chegar, você precisa deixar claro quais são os critérios de sucesso de cada área.

Assim, será muito mais fácil entender se você alcançou ou não o seu objetivo no final do período. Evite descrições de sucesso muito ambíguas e que possam confundir você, o ideal é você pensar em 3 ou 4 critérios que você consideraria que o objetivo foi um sucesso.

Continuando com o exemplo da alimentação, aqui você pode dizer para si mesmo que você alcançou o seu objetivo de melhorar sua alimentação se você:

  • alcançou uma alimentação nutritiva em 80% do tempo;
  • se sente mais energizado por estar oferecendo ao seu corpo boas opções de alimentos;
  • perdeu algum peso ou notou alguma mudança no seu corpo.

Dica nº3) Estabeleça etapas para atingir todos estes objetivos

dica3.jpg

Por último, todos sabemos que um planejamento sem um plano de execução não é um planejamento eficiente. Por isso, a última dica é estabelecer etapas para atingir estes objetivos.

Vamos supor que, na sua área de saúde, você deseja perder 6 kg durante esse período. Uma excelente opção de etapas seria você dividir este objetivo todo em três meses.

Logo, suas etapas poderiam ser mais ou menos assim:

  • Etapa 1 (duração de 1 mês): perder 2 kg e iniciar o processo de reeducação alimentar;
  • Etapa 2 (duração de 1 mês): perder mais 2 kg e continuar o processo de reeducação alimentar;
  • Etapa 3 (duração de 1 mês): perder os últimos 2 kg restantes e iniciar o hábito de praticar atividade física.

De fato, com você dividindo o objetivo todo em etapas, ficará muito mais fácil você ter motivação para correr atrás dele. Quando olhamos uma meta grande (Perder 6 kg em 3 meses por exemplo), tendemos a nos assustar e duvidar da nossa capacidade. Porém, quando dividimos esse objetivo em etapas menores, temos muito menos receio e muito mais força de vontade para fazer o que precisa ser feito.