Atualmente, estar sempre ocupado é o novo “normal”. Na maioria das vezes, quando você pergunta a alguém: “Como você está?”, as pessoas respondem “Ocupado” ou “Mais ocupado do que nunca”. Porém, estar ocupado não significa estar fazendo atividades importantes e essenciais para o seu sucesso.

Se você vive se perguntando: “Por que sempre estou ocupado, mas parece que não estou evoluindo?” ou “Será que estar sempre ocupado é o correto?”, você precisa conhecer o conceito de essencialismo. Essencialismo não é sobre fazer mais coisas e sim sobre focar nas atividades realmente importantes e que trazem o resultado que você almeja.

Em síntese, uma pessoa essencialista é aquela que sabe definir o que é importante e o que não é. E, ao saber muito bem o que não é importante, ela sabe eliminar estas atividades, em prol de viver uma vida com mais significado e abundância.

Além disso, outro ponto importante do essencialismo é saber dizer não. De fato, antes de priorizarmos algo, devemos entender que, sempre que dizemos sim para algo, estamos dizendo não automaticamente para outra coisa.

Por isso, é importantíssimo que você direcione o seu tempo e energia, ou outra pessoa fará isso por você. Ou seja, você precisa priorizar seu tempo e sua vida, ou alguém fará isso por você. E é por isso que é imprescindível que você resista à sensação de querer dizer sim para tudo.

Logo, se você se identificou com essa situação e quer saber mais sobre esse livro, este post de hoje é para você. Nele, vamos te apresentar a resenha do livro Essencialismo e como você pode buscar menos, porém melhor. Entretanto, recomendamos que leia o livro para absorver muito mais dessa auto reflexão que o autor propõe.

O essencialismo em si

foto1.jpg

“A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial” - Lin Yutang. Com esta citação, o autor inicia o livro e é esta filosofia que permeia a obra inteira, sobre como podemos eliminar o que não é essencial para vivermos uma vida com mais significado.

O essencialismo é muito mais do que uma técnica para ter mais produtividade, é um método para que você consiga identificar o que é vital na sua vida e eliminar todo o resto. Para isso, você pode se questionar: “Quais atividades que realizo que são realmente importantes para mim?”. A partir dessa resposta, você identifica quais atividades não são necessárias e pode tomar ações para eliminá-las.

É neste livro que você vai aprender como equilibrar o trabalho e a vida pessoal, eliminando o que não é essencial e fazendo o máximo dos seus dias. Você também irá aprender a dizer não e enxergar a vida de outra forma, entendendo que “só quando nos permitimos parar de tentar fazer tudo e deixar de dizer sim a todos é que conseguimos oferecer nossa contribuição máxima àquilo que realmente importa”.

Dessa forma, você irá aprender sobre o quanto concordamos com tudo ao nosso redor a fim de evitar problemas, agradar os outros ou até mesmo pelo “sim” ter virado padrão, quando na verdade tudo isso só nos atrapalha a viver a vida que queremos.

Quatro fases do essencialismo

foto2.jpg

De fato, a mensagem principal do livro é: entenda o que é essencial, priorize e faça somente o que realmente importa. Nesse sentido, seguindo o nosso fluxo de aprendizagem, Greg divide a filosofia em quatro fases:

Essência

A primeira parte fala da essência, ou seja, é quando você aprende sobre a mentalidade essencialista. Dessa forma, é a partir da aprendizagem deste conceito que podemos avançar e mudar nossas atitudes.

Assim, o primeiro tema abordado pelo autor é a escolha. De acordo com ele:* “Embora nem sempre tenhamos controle sobre as opções, sempre temos controle sobre qual delas escolhemos”*.

Além disso, ainda de acordo com Mckeown, um dos principais motivos para vivermos sempre sobrecarregados é a perda da nossa capacidade de escolha. Muitas vezes, nós achamos que todas oportunidades e desafios que nos são apresentados precisam ser aproveitados, sempre pensando no que iremos perder se não aceitarmos tal coisa.

Entretanto, nunca paramos para pensar no que estamos perdendo ao aceitar essa oportunidade/desafio, deixando de direcionar nossa energia para atividades realmente importantes só para dar mais tempo a uma oportunidade que talvez nem nos agregue.

Por isso, é importante investir mais tempo avaliando as opções. Lute contra o instinto de querer dizer sim para tudo e reflita e planeje para ganhar tempo mais tarde!

Exploração

A segunda parte é a exploração, ou seja, tomar tempo para avaliar um conjunto de opções. É explorando que você irá aprender a separar atividades triviais do que é vital. Apesar de muitas pessoas acharem que explorar é uma perda de tempo (afinal, você está super ocupado), é este processo que te ajuda na tomada de decisão correta, que, convenhamos, irá evitar excesso de ocupação depois.

Assim, você precisará investir seu tempo em atividades que irão te ajudar neste processo de exploração. Você pode ficar indisponível por um tempo concentrando em suas reflexões, criar um espaço para ler, pensar ou até mesmo não fazer nada das suas obrigações. Afinal, se distanciar um pouco irá te trazer muitos insights positivos.

Além disso, tente olhar nas entrelinhas, buscando o essencial. Você também pode encontrar tempo para o lazer, fazendo algo só pela alegria de fazer. Além de reduzir o estresse, isso permitirá a experimentação e a visualização de várias possibilidades.

Por fim, para selecionar o que é realmente importante, você pode aplicar critérios, como a regra dos 90%. Assim, dê notas de 0 a 100 as suas atividades e elimine aquelas que receberam notas menores que 90. Dessa forma, você voltará seu foco e energia somente para o que é essencial.

Eliminação

Como eu disse no início deste post, uma pessoa que é essencialista sabe diferenciar o que é importante e o que não é, eliminando o que é desnecessário. Porém, para eliminar algo você precisa ter clareza!

Por isso, não gaste o seu tempo fazendo algo só porque alguém te pediu ou porque você quer ser melhor que alguém. Use o seu tempo para atividades realmente essenciais que você ama e que te trazem alegria.

Para permanecer nesse caminho de eliminar o que não é necessário, você precisará aprender a dizer não. De acordo com Josh Billings: “Metade dos problemas da vida decorre de dizer sim depressa demais e não dizer não cedo o bastante”. Dessa forma, aprenda a dizer não para que o te desvia do seu caminho.

Execução

Por fim, a última parte é a execução, ou seja, você fazer o que é essencial quase sem esforço. Para isso, você precisa se planejar, estimando o tempo necessário para suas atividades e também prevendo futuros problemas.

De acordo com o autor, você precisa pensar em todos os cenários possíveis e acrescentar 50% ao prazo estimado, de modo que você não se atrase nas suas tarefas.

Além disso, você também precisa elaborar uma rotina que “flua”. Por isso, gaste um pouco de tempo criando esta rotina para que depois você não precise perder tempo escolhendo o que priorizar e muito menos o que fazer.

Outra dica importante também é ter foco, descobrindo o que é mais importante e concentrando sua energia nesta atividade, sempre mantendo a atenção plena.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.