O best-seller Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é um livro do autor Stephen R. Covey, que aborda sobre mudanças de comportamento e sobre como podemos realizar estas mudanças de dentro para fora, alterando paradigmas e criando hábitos eficazes.

O livro, que foi considerado um dos livros mais influentes do século XX, já foi traduzido para mais de 40 idiomas. Além disso, os 7 hábitos são divididos em duas categorias: os de vitória particular (hábitos 1,2 e 3) e os de vitória pública (hábitos 4,5,6 e 7).

Por isso, se você quer aproveitar esse início de ano para se desenvolver e se tornar a sua melhor versão, esse é o caminho. Neste post, vamos te contar quais são os 7 hábitos que você precisa desenvolver e realizar transformações duradouras na sua vida. Continue lendo e confira!

1º Hábito: Proatividade

foto1.jpg

O primeiro hábito de pessoas altamente eficazes é: ser proativo. Isso significa tomar o controle da sua vida diante o mundo, assumindo a responsabilidade pela sua vida e não ficar simplesmente esperando que as coisas aconteçam.

De fato, o seu comportamento é resultado de ações que você toma e não de fatores externos. Logo, é necessário que você aja e tome decisões baseando-se em seus valores e no que você deseja para sua vida.

Além disso, outro ponto importante é o fato de você ter o poder de escolher a sua resposta. Ou seja, diante de algum estímulo específico que o mundo apresenta a você, você tem a capacidade de escolher como você vai responder a isso.

Assim, uma pessoa proativa não permite que ninguém a afete negativamente, além de não permitir que o mundo dite o que ela deve fazer, já que ela têm seus valores e seus desejos estabelecidos.

Por isso, entenda uma coisa: foi você quem criou a sua situação atual, baseada nas escolhas e decisões que tomou. Dessa forma, você é o senhor do seu destino e só você é capaz de mudar o seu futuro.

2º Hábito: Comece com o objetivo em mente

foto2.jpg

O segundo hábito, de acordo com Covey, é começar com o objetivo em mente. Assim, o autor nos convida a ir no nosso funeral. Isso mesmo, faça uma reflexão. Imagine o que você gostaria que as pessoas estivessem falando de você.

Por isso, é essencial que você pense no seu objetivo final. Qual é o sentido do seu objetivo? Qual é o foco do seu objetivo? Como você vai alcançá-lo? Ter claro o resultado final que você deseja é importantíssimo para que você simplesmente não veja o tempo passar diante dos seus olhos.

Assim, primeiro defina o seu objetivo. Depois planeje as atividades necessárias. Além disso, o autor ressalta a importância de você estabelecer qual é a sua missão pessoal, listando quais são os seus princípios e valores e quais os maiores objetivos que você deseja alcançar na sua vida.

3º Hábito: Faça primeiro o mais importante

foto3.jpg

No livro A única coisa, os autores falam bastante deste hábito, sobre como você sempre deve realizar a sua única coisa primeiro no seu dia, pois assim você garante o seu sucesso já começando o seu dia com a tarefa mais importante e que vai te fazer alcançar o próximo nível.

Assim, no livro de Covey, ele também ressalta a importância de sempre fazer primeiro o mais importante, já que dessa maneira você aprende a controlar sua vida com maestria, se tornando altamente eficaz.

Pessoas altamente eficazes administram seu tempo de acordo com suas maiores prioridades, focando em aquilo que é primordial. Para isso, você precisa aprender a priorizar e a dizer “não” para todas as distrações que afastam você do seu caminho.

4º Hábito: Pense ganha x ganha

foto4.jpg

De acordo com o autor, a maioria das pessoas têm a crença limitante de que para alguém ganhar, alguém tem que perder. Porém, a vida não é uma competição e, dependendo da situação, todos podem sair ganhando.

Além disso, o modelo ganha x ganha garante que todas as necessidades dos envolvidos sejam satisfeitas através de um esforço conjunto. Pessoas ganha x ganha possuem uma mentalidade de abundância, sabendo que sempre haverá um pedaço do bolo para todo mundo.

Porém, para que esse tipo de pensamento funcione, é necessário colaboração. Covey também ressalta alguns traços das relações ganha x ganha:

  • Caráter: ao conhecer seus valores, você sabe o que é ganhar para você;
  • Bons relacionamentos: foque em relações que visam sucesso de ambas pessoas (relações são construídas fundamentadas no caráter);
  • Acordos: parte essencial do pensamento ganha x ganha;
  • Sistema regulador: que deve avaliar e regular o acordo;
  • Processos: o autor sugere um processo de 4 etapas: analise o problema do ponto de vista da outra pessoa; identifique as questões-chave; determine quais resultados serão aceitáveis e descubra possíveis opções para alcançar o resultado.

5º Hábito: Primeiro compreenda, para depois ser compreendido

foto5.jpg

O quinto hábito consiste em primeiro compreender para depois ser compreendido. Para isso, é necessário que você aprenda a praticar a escuta empática, ou seja, escutar a pessoa de verdade, não se preocupando com o que você deve responder. Apenas ouça o que a pessoa tem a dizer.

Muitas vezes, quando estamos conversando com alguém, tendemos a filtrar o que a pessoa fala pela maneira como enxergamos o mundo. Porém, o que o autor sugere aqui é o contrário: você deve escutar o que a pessoa fala pela maneira como ELA enxerga o mundo.

De fato, quando você começa a escutar as pessoas de forma empática e sem julgamentos, é muito mais fácil você conseguir encontrar soluções ganha x ganha. Você precisará de tempo e prática para dominar essa habilidade, porém as recompensas são inimagináveis.

6º Hábito: Crie sinergia

foto6.jpg

Sinergia nada mais é do que: o todo é maior que a soma das partes. Isso significa que um mais um é maior do que dois, já que dessa maneira você pode somar qualidades e compensar fraquezas.

Assim, o hábito de sinergia consiste na cooperação e no trabalho em equipe. Quando você reúne pessoas com mentalidade ganha x ganha e que escutam empaticamente os outros, você gera opções novas e que não existiam antes.

O objetivo aqui não é todo mundo concordar em tudo, mas sim encontrar soluções singulares que combinam com o melhor de todas as partes.

7º Hábito: Afine o instrumento

foto7.jpg

Por fim, o último hábito é: afine o instrumento. Covey inicia este hábito dando o exemplo de um lenhador que já estava exausto, afinal havia muito tempo que ele estava serrando um tronco de madeira.

Imagine que você resolve ir conversar com ele e lhe dar o conselho de que, se ele afiar a serra, terminaria o trabalho bem mais rápido. Porém, esse lenhador não pensa como você e prefere não parar para afiar a serra para não perder nenhum minuto.

Provavelmente, você discorda da atitude do lenhador, mas nós não somos muito diferentes dele. Às vezes, estamos tão sedentos para alcançar algum objetivo que esquecemos de afiar nosso instrumento, seja fazendo cursos, lendo livros ou algo que realmente agregue para nós.

Dessa maneira, o autor ressalta que você deve ser capaz de se auto renovar em quatro dimensões:

  1. Física: praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação, etc.
  2. Espiritual: meditação, música ou natureza;
  3. Mental: leitura, escrita, planejamento, etc;
  4. Social: procure pensar ganha x ganha e criar sinergia.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.