Recentemente, eu li o livro Além da Ordem: Mais 12 Regras para a Vida, de Jordan Peterson. O livro, que é uma “continuação” do livro anterior, 12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos, explora a necessidade de abraçarmos a incerteza e o caos.
Você se lembra da frase de reflexão da última newsletter de Carl Jung?
“O que você nega, te submete, o que você aceita, te transforma.”
Em outras palavras, é só quando enfrentamos e integramos as partes difíceis e caóticas da vida que podemos transformá-las em crescimento e aprendizado, um dos principais aprendizados do livro de Peterson.
E falando em aprendizados, nesta newsletter, eu gostaria de compartilhar 6 das principais lições que aprendi com este livro, com minhas interpretações individuais:
1. Encontre equilíbrio entre ordem e caos
Peterson enfatiza que a vida é uma constante oscilação entre ordem (estabilidade, rotina) e caos (incerteza, mudança). O equilíbrio ideal é navegar entre esses dois pólos. Muita ordem leva ao tédio e estagnação; muito caos causa ansiedade e desorientação.
2. Não ignore a sombra
Reconhecer e integrar o "lado sombrio" de cada pessoa – os impulsos negativos, emoções reprimidas e fraquezas, é fundamental. Ao enfrentá-los conscientemente, podemos crescer e evitar que essas sombras nos controlem inconscientemente.
3. Tenha um propósito claro
Você precisa definir um propósito, uma direção de vida, para superar o sofrimento e os desafios inevitáveis. A frase "Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir" ilustra esse ponto, refletindo a importância de ter clareza nos objetivos.
4. Aceite a responsabilidade
Um dos temas recorrentes é a importância de assumir responsabilidade por si mesmo e pelo mundo à sua volta. Fugir da responsabilidade pode levar a uma vida vazia, enquanto enfrentá-la de frente proporciona significado e crescimento.
5. Aprenda com o sofrimento
Peterson sugere que o sofrimento é uma parte inevitável da vida, mas ele pode ser uma fonte de aprendizado e força. Enfrentar a dor com coragem e tirar lições dela pode levar a um desenvolvimento mais profundo.
6. Preste atenção ao que te incomoda
O autor recomenda prestar atenção às pequenas coisas que nos incomodam e que muitas vezes ignoramos. Elas podem ser sinais de algo maior que precisamos enfrentar e resolver para crescer.
💭 Alguma destas lições podem ser aplicadas à sua vida? Reflita e coloque em prática. O mundo precisa de fazedores.
Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇
“É impossível progredir sem mudança, e aqueles que não mudam, suas mentes não podem mudar nada.” (George Bernard Shaw)
Até a próxima segunda,
Equipe Flynow. 💜