O “Dia 1” é um conceito – e não uma data propriamente dita – muito importante para Jeff Bezos, que foi apresentado por ele em uma carta de 1997 a seus acionistas.

No livro As Cartas de Bezos, o autor Steve Anderson explica que o “Dia 1” é uma cultura que busca tratar o negócio como se fosse o primeiro dia.

Ou seja, reconhecendo e relembrando os valores iniciais e procurando encantar os clientes com atenção, carinho e entusiasmo. 🤩

Quando o assunto são nossos hábitos e nossa produtividade, o “Dia 1” pode ser um convite a encarar cada dia como uma nova oportunidade de crescer e aprender.

Além disso, também nos faz refletir sobre a importância de não nos acomodarmos, mas sim continuar procurando maneiras de melhorarmos diariamente, de sermos 1% melhor a cada dia.

Em outras palavras, é ter a habilidade de olhar para o dia à nossa frente e nos perguntarmos: “O que eu posso fazer para ser melhor hoje?”, ou “Qual pequeno progresso eu posso fazer para chegar um pouquinho mais perto da minha meta ou objetivo?”.

A verdade é que o nosso foco não deve ser em ter dias “perfeitos”, mas sim em evoluir e melhorar constantemente.

Afinal, como diz a imagem a seguir do livro Hábitos Atômicos, de James Clear, quando somos 1% melhor a cada dia, em um ano somos 37 vezes melhores. Já se somos 1% pior, isso nos faz chegar a quase 0 após um ano: 👇

Melhor a cada dia James Clear.jpg

Heráclito, filósofo considerado o Pai da Dialética, disse certa vez:

“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!”

Ou seja, a única coisa que você tem controle é o seu dia atual. Por isso, foque em ser o seu melhor possível nele.

Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇

“A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer.” (Walt Disney)

Até a próxima segunda,

Equipe Flynow 💜