Você já parou para pensar em como certos momentos podem definir a trajetória da sua vida? A escolha de um curso de Graduação, a escolha de começar um projeto empreendedor, a escolha da pessoa com quem você decide se casar… Todas estas são decisões que nos moldam.
No livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, Carol Dweck conta a história de um momento definidor de Jim Marshall, ex-jogador de defesa da equipe de futebol americano dos Minnesota Vikings. 🏈
Em um jogo contra o San Francisco 49ers, Marshall viu a bola caída no gramado. Ele, então, agarrou-a e correu, atravessando a linha de fundo e realizando um touchdown, com muitos aplausos da torcida. No entanto, havia um problema: Marshall havia corrido na direção errada. Ele havia marcado os pontos para os adversários, em um jogo transmitido para todo o país.
Como ele ficou? Arrasado e com uma vergonha avassaladora. Mas, durante o intervalo, ele entendeu que tinha uma escolha: ficar preso ao sofrimento ou fazer algo para consertar o erro. Ele preferiu a segunda alternativa. Recuperou-se no segundo tempo, jogou de maneira magistral e contribuiu para a vitória de sua equipe.
Ou seja, ao invés de deixar que essa experiência terrível definisse sua carreira, Marshall a controlou. Algo aconteceu com ele – um erro cometido por falta de atenção, mas o que mais importa é o significado que ele deu a essa experiência. 🤯
Quais lições Marshall pode nos ensinar?
1) Tenha controle emocional
Situações adversas são inevitáveis, mas quando você sabe controlar suas emoções, você consegue lidar com desafios de forma mais equilibrada, evitando decisões impulsivas.
2) Cultive a resiliência
Ao invés de se deixar abater pelos contratempos, escolha ver as adversidades como oportunidades de crescimento e fortalecimento.
3) Mentalidade de crescimento
A capacidade de aprender com as dificuldades – ou seja, de cultivar um mindset de crescimento, é um fator importante para o sucesso a longo prazo.
Para a próxima semana, reflita sobre a seguinte frase: 👇
“Compare a si mesmo com quem você foi ontem, não com quem outra pessoa é hoje.” (Jordan Peterson)
Até a próxima segunda,
Equipe Flynow. 💜