Já parou para pensar na relação entre hábitos e produtividade? Apesar de muitas pessoas não relacionarem automaticamente os dois, saiba que sim, eles apresentam uma relação entre si. Dependendo dos hábitos que você escolhe praticar - ou daqueles que você pratica sem nem perceber - sua produtividade será maior ou menor.

Um hábito nada mais é do que um comportamento que ocorre de forma automática, após ser repetido diversas vezes diante de um contexto específico. Alguns deles são positivos: você concorda comigo que após se exercitar você se sente muito mais energizado e até é mais produtivo?

Da mesma maneira, existem hábitos negativos, que causam distrações e outros efeitos que colocam em risco os resultados esperados e também a nossa produtividade. Por isso, aprender a tomar consciência de qual hábito é ruim para você e parar de fazê-lo imediatamente é fundamental.

No post de hoje, vamos falar sobre 5 hábitos que matam sua produtividade. Eles não estão enumerados em ordem de importância, porém esses hábitos podem realmente impedir que você seja produtivo e que atinja seus objetivos. Confira quais são eles e se você os pratica!

1) Não ter uma rotina

foto1.jpg

Ultimamente, a rotina tem ganhado a fama de algo monótono e chato, mas saiba que existe uma razão para as rotinas serem tão boas para a gente. Em primeiro lugar, ela permite organizar melhor nosso dia e, portanto, obter um desempenho melhor.

Em segundo lugar, ter uma rotina, ou pelo menos um quadro geral do que deve ser feito, vai te guiar durante o seu dia e deixar claro quais devem ser as suas ações subsequentes. Isso diminui aquele estresse e ansiedade de “não saber o que fazer”.

Por isso, sempre opte por ter uma rotina, afinal os benefícios são enormes. Se quiser saber mais sobre como ter uma rotina organizada, confira esse post.

2) Desorganização

foto2.jpg

Se você quer um ambiente mais favorável à sua produtividade, você deve priorizar a organização. Isso vai além de falta de rotina, pois uma mesa desorganizada ou um espaço de trabalho desorganizado vai te distrair muito, atrapalhando o seu foco a toda hora e, consequentemente, sua produtividade.

Além disso, a desorganização também rouba o seu tempo, uma vez que se você não prioriza tarefas e se sobrecarrega (faz aquelas “to-do lists” enormes querendo carregar o mundo nas costas) você vai perder muito tempo com procedimentos desnecessários que matam sua produtividade.

O ideal é, sempre que for fazer algo/trabalhar, você:

  • arrume sua mesa e seu espaço de trabalho;
  • tenha uma lista de tarefas definidas e priorizadas;
  • limite o número de abas abertas no seu navegador, etc.

3) Não realizar pausas

foto3.jp

Outro hábito que atrapalha e muito a sua produtividade é não realizar pausas. Afinal, aquelas intervalos/paradas, são momentos importantes e indispensáveis para que você respire e promova um bem-estar geral a si mesmo.

Por isso, aposte em incluir pequenas pausas de 15 a 30 minutos no seu dia. Você pode estabelecer, por exemplo: “A cada uma hora de trabalho, vou me levantar e realizar uma pausa de 20 minutos”.

Nestas pausas, você pode aproveitar para tomar um café, comer algo, escutar uma música ou até caminhar. Além de ajudar a manter você de “cabeça fresca”, essas pausas vão reduzir o seu estresse e, portanto, aumentar sua produtividade.

4) Tentar ser multitarefa

foto4.jpg

Tentar ser multitarefa é um dos piores hábitos cometido por quem deseja mais produtividade. E o pior, na sociedade que estamos inseridos hoje, muitas pessoas recomendam e até aplaudem o multitasking (o ato de fazer muitas tarefas ao mesmo tempo).

O problema com tentar ser multitarefa é o fato de você “diluir” o seu foco, ou seja, o foco que antes você direcionaria para apenas uma tarefa, você agora direciona para duas ou mais.

Isso promove baixa eficiência (você realiza as tarefas de uma maneira pior do que realizaria elas isoladamente), além de uma série de outros fatores, como: diminuição do desempenho, criatividade, concentração, etc.

Por isso, tente sempre focar em realizar uma atividade por vez, para que assim você consiga dar o seu melhor e obter um resultado melhor. Direcione a sua energia e sua atenção para uma tarefa por vez e você verá a diferença que isso causará no seu desempenho.

5) Falta de limite no uso de redes sociais

foto5.jpg

Por fim, outro hábito péssimo que prejudica a sua produtividade é a falta de limite com as redes sociais. O uso inadequado e sem limites destas redes promove a distração, o que impede você de atingir o estado máximo de concentração, o “flow”.

Imagine que você está trabalhando em um projeto muito importante e várias vezes o seu celular apita porque chegou uma notificação nova. Você conseguirá ter foco depois disso? Provavelmente não, irá só ficar curioso para saber o que está acontecendo.

Por isso, se você quer obter mais produtividade e impedir que as redes sociais atrapalhem o seu desempenho, algumas dicas são:

  • limite o uso do seu celular (estabeleça horários para navegar nas redes, que não sejam horários que você estiver realizando tarefas importantes);
  • silencie as notificações enquanto você está no modo foco total;
  • coloque o seu celular longe de você (assim você até esquecerá dele);
  • considere colocá-lo em modo avião (durante um certo período do dia), etc.