A zona de conforto pode ser descrita como a adoção de comportamentos por costume, ou seja, comportamentos e ações que vão sendo repetidas até atingir a exaustão. Além disso, a zona de conforto também pode ser entendida pela ausência de desafios ou mesmo de medo.

Sim, medo mesmo. Quando desempenhamos uma função por muito tempo, a tendência é acabarmos dominando seus aspectos. Dessa forma, aquela sensação de frio na barriga desaparece e as coisas se tornam não tão difíceis como eram antes.

O problema é que, por mais sedutora que a zona de conforto apareça, este estado de comodismo impede que você cresça, evolua e avance na vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. No longo prazo, isso é prejudicial para realização de seus sonhos, planos e objetivos, uma vez que ela não permite que você encare a realidade.

Por isso, se você deseja ir além, se destacar em seu ramo e evoluir, temos 6 dicas para você sair da zona de conforto. Você pode começar aplicando pequenas mudanças diárias que resultarão na conquista dos seus sonhos e objetivos de vida. Continue lendo e confira!

Dica #1: Estude mais sobre diversos assuntos

foto1.jpg

Estudar mais sobre assuntos diferentes não irá fazer bem só para o seu cérebro, mas também te fará sair da sua zona de conforto. Afinal, ao beber de novas fontes, você terá a oportunidade de explorar novas áreas e desenvolver a si mesmo.

Além disso, ao começar estudar sobre um novo assunto, você terá de volta aquele nível saudável de dificuldade necessário para você se aprimorar e se tornar uma versão melhorada e evoluída de você.

Por isso, aproveite os seus momentos livres e vá aprender um novo idioma, praticar um hobby, tocar um novo instrumento, etc. Ao estimular-se constantemente a sair do comodismo, você também se tornará um ser mais completo e preparado para a vida.

Dica #2: Faça atividades que estimulem sua criatividade

foto2.jpg

Ser criativo nada mais é do que inovar, criando algo novo do zero ou melhorando algo já existente. Ao estimular sua criatividade, você está saindo da sua zona de conforto, pois você está se propondo a fazer algo diferente, algo que você ainda não tem domínio sobre.

Além disso, ser criativo vai te ajudar a solucionar problemas e te auxiliando a melhorar sua capacidade de tomar decisões. Você pode estimular sua criatividade deixando a mente vagar, descobrindo novas fontes de inspiração e até mesmo fugindo da rotina.

Dica #3: Procure enfrentar seus medos e receios

foto3.jpg

Na maioria das vezes, o que te mantém na zona de conforto são seus medos e receios. Você tem algum projeto de vida que ainda não iniciou por que tem medo do que as pessoas vão dizer e, por isso, você continua onde está porque está tudo tão tranquilo e agradável?

De fato, a tendência natural do ser humano é buscar ambientes confortáveis, seguros e cômodos. É essa sensação de estabilidade que nos faz evitar nossos medos e receios, mas é o que também te impede de ousar e evoluir.

Por isso, se você deseja evoluir, você precisa aprender a lidar com seu medo do desconhecido. Não se engane, você sempre terá esse receio de avançar, afinal, é uma situação preventiva do nosso cérebro, que está em busca constante de evitar situações de perigo.

Porém, é necessário que você ultrapasse esses medos, afinal, ninguém quer ser aquela pessoa que vive numa concha e que vê a vida passar diante dos olhos. Ninguém quer ser aquela pessoa que só tem sonhos e que não faz nada para alcançá-los. Ninguém quer ser somente um espectador e sim ter o papel principal da trama da sua vida. Pense nisso duas vezes antes de deixar de fazer algo por estar na zona de conforto!

Dica #4: Experimente algo novo todos os dias

foto4.jpg

Fazer pequenas coisas diferentes todos os dias é algo que também contribui para que você saia da zona de conforto. Além de permitir que você viva novas experiências, você aumentará sua bagagem tanto pessoal quanto profissional.

Por isso, procure experimentar algo novo toda semana e, se possível, todos os dias. Você pode comer uma comida diferente, escutar uma música diferente e até mesmo assistir filmes/séries de gêneros diferentes.

O ponto aqui é fazer algo para sair da sua rotina habitual e, assim, absorver novas perspectivas e ter novas visões sobre o mundo à sua volta. Experimentar algo novo todos dias é algo que fará bem até mesmo para a saúde do seu cérebro.

Dica #5: Aprecie sua própria companhia

foto5.jpg

Para algumas pessoas, apreciar a sua própria companhia pode parecer um pesadelo. Estamos tão acostumados a ter que sempre estar conversando com alguém e sempre estar cercado de pessoas, pensamentos e opiniões, que muitas pessoas não conseguem nem se sentir em paz quando estão consigo mesmas.

Esta situação de não saber apreciar a sua própria companhia é o que contribui para a falta de amor próprio e para o hábito de se manter em certas situações e relacionamentos por medo da solidão.

É claro que o ser humano é um ser sociável e que necessita de calor humano. Porém, é importante que você também saiba o momento de ficar sozinho e lidar com seus próprios sentimentos e pensamentos, para que você aprenda mais sobre si mesmo e evolua.

Para isso, você pode começar realizando certas atividades que antes você não imaginaria fazendo sozinho, como, por exemplo, ir num cinema, ir numa caminhada, etc. Ao ter tempo só para si mesmo, você acabará se tornando um amigo e uma pessoa melhor, além de aprender a valorizar os momentos com outras pessoas.

Dica #6: Compartilhe sua opinião e aceite feedbacks

foto6.jpg

Compartilhar sua opinião e aceitar feedbacks é a nossa última dica para sair da zona de conforto. Eu não sei se você já percebeu, mas muitas vezes nós não expomos nossa opinião por medo do que as pessoas vão dizer.

E ao não expor nossa opinião, voltamos a nossa zona de conforto, onde não precisamos enfrentar medo nenhum. Isso não significa que você deve sair por aí dando sua opinião aos quatro ventos; é necessário saber identificar o limite entre expor sua opinião e ser invasivo.

De forma similar, aceitar feedbacks também irá te ajudar a sair da zona de conforto e evoluir, afinal, se você sabe aceitar opiniões alheias de melhoria, você consegue se aprimorar e melhorar certas coisas que você nem percebia que podia melhorar.

Porém, você também deve ter discernimento para saber de quem você deve aceitar feedbacks. Prefira opiniões daquelas pessoas que alcançaram algo que você deseja alcançar ou que possuem conhecimento em alguma área que você não tenha.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: