Você sabe qual a importância de aprender algo novo todos os dias? E quais as maneiras de aprender coisas novas?

Existem diversas maneiras de aprender algo novo todos os dias, desde através da leitura, de cursos online, de um novo idioma, etc.

Mas, por que é importante aprender algo novo todos os dias e onde aprender coisas novas? Continue lendo este post e confira!

Por que é importante aprender algo novo todos os dias?

Os benefícios de aprender algo novo todos os dias são diversos:

  • Importante para manter o cérebro saudável;

  • Melhorar a saúde mental;

  • Ajuda a criar novas conexões cerebrais;

  • Reduzir o estresse (um hobby pode ser um ótimo calmante), etc.

Além disso, aprender algo novo pode ser o diferencial para a sua carreira e sua vida profissional.

Estamos inseridos em um mundo totalmente competitivo e, portanto, certas habilidades e conhecimentos podem ser fundamentais para que você se destaque no mercado.

Mas, como aprender algo novo?

Como aprender coisas novas todos os dias?

De fato, desde bebês, nós nos desenvolvemos e evoluímos aprendendo coisas novas.

Primeiro aprendemos a engatinhar, depois a andar, depois a dizer palavras e formar frases mais complexas e assim por diante.

De fato, aprendemos durante a vida toda, afinal estamos cercados de informações, experiências e convívio social o tempo todo.

Mas, quais são as 7 maneiras de aprender algo novo todos os dias?

1. Leia

A leitura é uma excelente maneira de aprender algo novo, afinal livros trazem conexões com diferentes áreas do conhecimento e perspectivas inovadoras sobre o mundo, o que faz com que você adquira bagagem cultural.

Por isso, se você quer aprender algo novo, você não precisa de muito. Basta separar 10 a 15 minutos do seu dia para ler algumas páginas de um livro de um assunto do seu interesse e que você deseje aprender.

Se você quiser aproveitar os minutinhos que passa em transporte público ou algum outro momento, você também pode optar por um audiobook, que é uma excelente opção também.

2. Use e abuse da internet

A internet é uma ótima fonte de conhecimento, inesgotável até, que você pode utilizar para se aprofundar em temas que sejam do seu interesse.

No entanto, é necessário saber usar a internet com responsabilidade e não para procrastinar em suas redes sociais.

Além disso, é necessário também que você procure por fontes confiáveis, afinal nem tudo que está na internet é verdade.

Entretanto, ela pode ser muito útil quando o assunto é aprendizado, conforme você verá nos próximos dois tópicos.

3. Faça cursos

Fazer cursos também é uma ótima opção de aprender algo novo, pois opções não faltam.

Você pode fazer uso da própria internet para encontrar um curso bacana que você se interesse. Alguns sites como Udemy são ótimas opções!

Além disso, se você é estudante de graduação, você pode fazer cursos pela sua universidade mesmo.

Alguns colegiados e outros órgãos costumam oferecer alguns cursos gratuitos de Excel e até mesmo de idiomas.

Além dos cursos, você também pode aprender com ebooks de assuntos que te interessem.

Se você gostaria de aprender sobre hábitos, metas e planejamentos ou produtividade, confira nossos ebooks clicando neste link.

4. Assista vídeos online

Assistir vídeos online é outra forma interessante de aprender algo novo todos os dias. Se você consegue aprender muito mais visualmente, os vídeos são ferramentas imprescindíveis para você!

Por exemplo, vamos supor que você deseje aprender a programar em Java. Você pode ir no Google e digitar “Como aprender a programar em Java” ou até mesmo no Youtube. Você encontrará vídeos de qualquer assunto que você possa imaginar!

5. Estude um idioma novo

Se você quer expandir os seus conhecimentos e até mesmo se tornar um profissional mais qualificado, aprender um idioma novo é uma ótima opção.

Você pode aprender um novo idioma por meio de vídeos, cursos onlines e até mesmo aplicativos, como o Duolingo.

A dica é escolher um idioma que seja útil para você. Se você sempre sonhou em morar na França, aprender francês é um caminho. Além disso, você também pode aprender inglês, que é sempre uma boa opção!

6. Aprenda a tocar um instrumento musical

Aprender a tocar um instrumento musical é uma ótima opção para desenvolver o seu cérebro. Afinal, você pode gerar novos desafios aprendendo novas notas, escalas e até mesmo uma canção nova.

Além disso, aprender um novo instrumento é divertido e pode se tornar um hobby, contribuindo para a diminuição do estresse e aumento da sua felicidade, além de é claro estimular o seu cérebro.

7. Ouça podcasts

Por fim, a nossa última dica é: ouça podcasts. Podcasts são ótimas opções, você pode usar para aprender inglês, para aprender sobre negócios, economia, alimentação… enfim, qualquer assunto que você desejar!

Além disso, os podcast são excelentes para você usar aqueles momentos onde você está no ônibus, durante uma corrida ou à espera de uma consulta para aprender algo novo sem muito esforço, basta você ouvir atenciosamente.

Dica Extra: Faça disso um hábito

Com o App Flynow, você consegue tornar a aprendizagem de coisas novas um hábito, realizando-o todos os dias.

Para fazer isso:

  1. Na aba de "Hábitos", clique no "+";

  2. Em seguida, a seguinte tela irá aparecer:

  3. Clique em "aprender algo novo" e ajustar os detalhes conforme preferência (horário, frequência, etc).

E pronto! Você já pode começar a realizar seu hábito de aprender algo novo todos os dias.

Ainda não tem o App Flynow instalado? Então não perca a oportunidade de ser mais produtivo e adquirir novos hábitos! Clique neste link aqui para baixar o app!

Quer descobrir como criar e manter hábitos no longo prazo de forma fácil? Então conheça nosso curso sobre hábitos e descubra como ter uma vida extraordinária baseada em hábitos poderosos!