Quando pensamos em saúde física, todos nós temos uma pequena noção do que precisa ser feito. Mas e quando o assunto é o nosso cérebro? O que devemos fazer para potencializá-lo? Quais são os hábitos saudáveis para o cérebro?

Neste post, vamos te apresentar 7 destes hábitos, a fim de que você consiga obter o máximo do seu cérebro, ser produtivo, evoluir e alcançar suas metas e objetivos. Continue lendo e confira!

Como potencializar o cérebro?

https://images.unsplash.com/photo-1617791160536-598cf32026fb?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8NHx8YnJhaW58ZW58MHx8MHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60 O cérebro é um órgão super complexo, com cerca de 100 bilhões de neurônios que transmitem informações. Hábitos ruins podem influenciar nesse potencial cerebral, levando a fadiga mental, memória ruim e outros sintomas.

Mas, quais são os hábitos saudáveis para o cérebro?

1. Estimule seu cérebro

Assim como exercitamos nosso corpo, precisamos exercitar nosso cérebro. Existem algumas atividades que estimulam o cérebro, como jogos de memória, quebra-cabeças, aprender coisas novas, adquirir um novo hobby, etc.

Porém, uma atividade que faz isso em especial é a leitura. De acordo com um estudo dos EUA, a leitura ajuda a preservar nossa memória, impedir o declínio das funções cerebrais em até 30% e prevenir contra doenças como Alzheimer.

2. Exercício físico

O exercício físico está ligado diretamente com a saúde do cérebro e sua função cognitiva. Pessoas que praticam exercícios físicos com maior regularidade apresentam memória melhor e risco reduzido de demência.

Além disso, um estudo da revista Neurology demonstrou que pessoas que tinham uma frequência constante de exercícios físicos obtiveram melhores pontuações em testes cognitivos, sendo que estes testes as posicionaram no equivalente a 10 anos mais jovens.

3. Durma o necessário

O sono é outra parte essencial de um cérebro saudável. A privação de sono está relacionada à piora da função cognitiva do cérebro e atenção, aprendizado e pensamento crítico reduzido.

Por isso, se você quer um cérebro mais saudável e que te ajude a ser mais produtivo e a cumprir com as suas tarefas, você deveria tentar dormir o necessário para se sentir bem e descansado. Temos um artigo sobre como o sono influencia sua produtividade. Para lê-lo, basta clicar aqui.

4. Alimente-se corretamente

Uma alimentação saudável também é um hábito para um cérebro saudável. Além de uma alimentação ruim te deixar com menos energia e mais indisposto, no longo prazo, ela pode afetar as capacidades do cérebro em relação à memória e à função cognitiva.

Pode parecer clichê, mas alimentar-se bem é essencial caso você queira ter maior produtividade, ter mais energia, se sentir bem consigo mesmo e até ter um cérebro mais saudável. Caso queira saber mais sobre esse assunto, um livro que fala sobre a relação da alimentação e cérebro é “A Dieta da Mente”. É uma leitura super recomendada!

5. Mantenha-se hidratado

De fato, nosso corpo precisa de água para funcionar. Mas o que você talvez não saiba é que quando estamos desidratados, nosso cérebro não funciona no seu potencial máximo, afetando memória, capacidade de concentração e rapidez cerebral.

Por isso, o ideal é que você sempre mantenha uma garrafinha de água perto de você, a fim de que você lembre-se de beber água. Outra dica é ter um copo de água perto da cama para que, assim que acordar, você já lembre-se de tomar água.

6. Medite

Que a meditação é uma prática excelente em termos psicológicos é evidente. Mas você sabia que a meditação é também um hábito saudável para o cérebro? Estudos mostram que a meditação está relacionada com a alteração da estrutura física do cérebro, promovendo aumento do volume cerebral.

Além disso, a meditação também está associada com o aumento da atenção e da concentração, o que é essencial para uma maior produtividade. Caso você queira conhecer mais benefícios da meditação, confira este post.

7. Encontre equilíbrio

Por fim, o último hábito saudável para o cérebro é encontrar equilíbrio. Acredito que todo mundo já ouviu falar no conceito de equilibrar a vida profissional e o trabalho e ele não podia estar mais próximo da verdade.

Manter bons relacionamentos, saber a hora de descansar e praticar hobbies são atividades essenciais que diminuem os níveis de estresse e garantem que o seu cérebro se mantenha saudável.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: