A meditação é uma prática muito antiga, conhecida principalmente por fazer parte das filosofias orientais. Além disso, há alguns anos, a prática vem sendo incorporada aos costumes ocidentais com algumas alterações, a fim de colher também a sabedoria oriental.

Frequentemente relacionada ao relaxamento da mente, do corpo e da alma, a meditação é uma prática acessível, que não necessita de equipamentos, que pode ser feita de forma gratuita e que, com apenas alguns minutos, você consegue perceber um aumento da calma interior.

Se você não sabe como meditar, não se preocupe. Neste artigo, vamos te passar algumas dicas para você começar a praticar a meditação como também 4 benefícios que este hábito possui para que você comece a colocá-lo em prática agora mesmo. Continue lendo e confira!

Como meditar?

foto1.jpg

O ato de meditar nada mais é do que manter o foco no momento presente, tentando se desvincular, por alguns minutos, das preocupações e pensamentos. Se engana quem pensa que para meditar é necessário ser um expert.

Caso você nunca tenha meditado na vida, uma boa opção para você é começar com a meditação guiada, que você pode encontrar vídeos de graça no Youtube.

Além disso, abaixo, vamos te explicar um passo a passo para você meditar sem segredos

Defina um momento do dia para meditar

A primeira coisa que você deve fazer quando se quer praticar algum hábito é definir um momento do dia para isso. Por exemplo: você pode meditar pela manhã e começar o seu dia com foco ou à noite, e ir dormir com a mente relaxada.

Além disso, você não precisa meditar por 1 hora seguida. Você pode começar aos poucos, meditando por 3 a 5 minutos. Depois você verá como o tempo passou rápido e que você nem percebeu!

Escolha um local tranquilo

Para meditar você também precisará de um local tranquilo, onde você possa se concentrar e manter o foco. Você pode se sentar no chão tomando um sol, na sua cama assim que acordar, deitado (só que provavelmente você irá dormir rs), no sofá, etc.

O local não importa muito, desde que seja um local tranquilo. Se onde você mora sempre há muito barulho, considere acordar num horário que todos estejam dormindo para você realizar a prática, se isso for possível.

Sente-se em uma posição confortável

Sentar-se em uma postura confortável também é importante para meditar. É necessário manter uma boa postura para que a prática seja confortável. Provavelmente você já ouviu falar da famosa postura de lótus - sentado com as pernas cruzadas e as mãos sobre os joelhos. Porém, você pode optar por outras posturas, desde que você se mantenha relaxado e confortável enquanto medita.

Respire profundamente

Por fim, para meditar, você também deverá respirar fundo, enchendo os pulmões e depois expirando suavemente. Além disso, é necessário que você também tente focar sua atenção.

Pode parecer difícil não ser tomado pelos pensamentos enquanto medita, mas se você perceber que está focando muito em um pensamento, tente apenas deixar ele ir e volte sua atenção para alguma outra coisa, como a sua respiração ou um mantra que você estiver repetindo.

Quais são os benefícios da meditação?

foto2.jpg

Agora que você sabe mais sobre meditação e como meditar, vamos te apresentar 4 benefícios da prática, para que você se convença de vez. São eles:

Reduz o estresse

Quando você está meditando, você está passando por um estado de relaxamento, onde você não está focando em preocupações do dia a dia ou quais tarefas você precisa realizar. Logo, este estado de relaxamento auxilia na redução do estresse.

Ajuda a controlar a ansiedade

Da mesma forma, este poder de relaxamento da meditação e, com ele, o fato de você não colocar seu foco em preocupações do futuro, auxilia na redução da ansiedade, além de, também, quadros de sintomas depressivos.

Desenvolve o foco

A meditação contribui também para o aumento da concentração, uma vez que você se desvincula da absorção momentânea de informações e tenta se concentrar somente na sua respiração. Dessa forma, ao meditar você também desenvolve o foco.

Melhora o sono

A meditação também melhora o sono porque, com a prática regular da meditação, você irá diminuir seus pensamentos negativos, o estresse e a ansiedade, o que facilita o adormecimento e melhora a qualidade do sono, uma vez que você não vai dormir lembrando de preocupações.

Outros benefícios

Por fim, ainda trouxemos alguns outros benefícios da meditação:

  • Aumento da estabilidade emocional
  • Aumento da clareza e da paz interior
  • Suavização do efeito de estresse pós-traumático
  • Minimização dos sintomas da síndrome do pânico
  • Melhora do processamento cerebral
  • Auxilia na diminuição da perda de memória, etc.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: