Você é uma daquelas pessoas que acreditam que 1h a menos de sono te trará mais produtividade? Ou você acredita que uma qualidade de sono melhor e produtividade andam juntos? Se você faz parte do primeiro grupo, saiba que você acredita num dos maiores mitos da produtividade!

De fato, o sono é essencial para que o corpo descanse e recupere as energias para o próximo dia, além de ser fundamental para o desenvolvimento e funcionamento normal das funções cerebrais.

Quando não dormimos o suficiente, apresentamos sintomas como cansaço, irritabilidade, falta de concentração e até mesmo estresse, coisas que não são boas nem um pouco para a produtividade.

E é por isso que o sono influencia tanto na sua produtividade. Quem dorme melhor tem mais disposição e capacidade mental, além de um nível menor de fadiga e uma melhora do desempenho em suas atividades diárias.

Se você é alguém que está buscando produtividade, você já olhou para o básico? Talvez você esteja procurando coisas mirabolantes quando na verdade nem o básico você está fazendo bem feito. Priorizar o seu sono vai além do seu sucesso profissional, sendo um ponto importantíssimo para a sua saúde física também.

Você sentiu que se encaixa nessa situação? Não se preocupe! Neste post, vamos te apresentar 4 dicas para você dormir melhor e se tornar ainda mais produtivo. Continue lendo e confira!

1) Tenha uma rotina de sono

foto1.jpg

O primeiro passo para dormir melhor é ter uma rotina de sono, ou seja, tenha horários pré-estabelecidos para dormir e acordar todos os dias. Se você vive dormindo e acordando em horários avulsos, a qualidade do seu sono não será boa.

Além disso, antes de dormir você pode estabelecer alguns rituais, como tomar um banho relaxante, planejar o próximo dia, meditar e se manter longe das telas de celulares, notebooks e tablets.

2) Tenha uma alimentação saudável

foto2.jpg

Uma alimentação saudável também é ideal para uma melhor qualidade do sono. De fato, existem alguns alimentos que podem até mesmo auxiliar num sono melhor, como alguns chás e frutas.

Entretanto, existem alguns alimentos que podem piorar a qualidade do sono, como a cafeína. A recomendação é que se evite café após às 16h, a fim de que você obtenha um sono melhor.

No mais, tente se alimentar de forma saudável e evite comer refeições muito perto do horário de dormir. O ideal é fazer sua última refeição 3 horas antes de ir se deitar.

3) Se exponha ao sol alguns minutos por dia

foto3.jpg

Se expor à luz solar é algo que irá te trazer diversos benefícios, uma vez que estimula a produção de vitamina D (essencial para várias atividades do corpo) e melanina, além de promover a sensação de bem-estar.

Da mesma forma, tomar um pouco de sol irá melhorar a qualidade do seu sono, pois ela ajuda a regular o ciclo circadiano, importantíssimo para fazer com que o corpo entenda quando é hora de dormir e quando é hora de estar acordado.

4) Pratique atividades físicas

foto4.jpg

Atividades físicas possuem benefícios que se estendem para muitas áreas e uma delas é o sono. De fato, praticar atividades físicas irá te fazer dormir melhor, devido às endorfinas, neurotransmissores relaxantes liberados após o exercício.

No entanto, é preciso ter cuidado com o horário da prática. Se exercitar muito perto do horário de dormir pode prejudicar o sono, devido à quantidade de adrenalina produzida.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: