De fato, todos nós sabemos quais são os benefícios que o hábito de se exercitar regularmente pode nos trazer, mudanças que vão desde a melhora da saúde física e mental até questões como autoestima, etc.

Entretanto, apesar de conhecer todos estes benefícios, muitas pessoas possuem dificuldade em iniciar este hábito. Isso se deve a muitos fatores, mas principalmente ao fato de elas não estarem aplicando os passos corretos para a criação do hábito.

Por isso, neste artigo, vamos te apresentar 5 dicas para você iniciar o hábito de praticar atividade física, além de uma dica bônus que fará com que você mantenha o hábito no longo prazo. Confira!

Dica número 1: Descubra qual tipo de exercício você gosta

https://images.unsplash.com/photo-1544367567-0f2fcb009e0b?ixlib=rb-1.2.1&ixid=MnwxMjA3fDB8MHxzZWFyY2h8MTF8fGV4ZXJjaXNlfGVufDB8fDB8fA%3D%3D&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

Assim como no último post sobre como adquirir o hábito de leitura, para aproveitar o processo de se exercitar, você precisa encontrar alguma atividade que goste mais.

Há pessoas que gostam de correr, outras que gostam de caminhadas, outras que gostam de malhar em uma academia, outras gostam de algum praticar algum tipo de luta, etc.

O ponto aqui é encontrar uma atividade que seja ideal para você, pois, dessa forma, o processo de se exercitar se tornará muito mais prazeroso.

Dica número 2: Escolha um horário adequado

https://images.unsplash.com/photo-1579722819442-cc3aa1b7e901?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=750&q=80

Escolher um horário de acordo com a sua necessidade é super importante também. Por isso, verifique em qual momento do dia você pode realizar o hábito e se comprometa a cumprir.

Algumas pessoas preferem exercitar-se pela manhã, pois se sentem mais revigoradas. Outras gostam de se exercitar após sair do trabalho.

O horário não importa muito, desde que não seja muito perto do horário que você vai dormir, pois há estudos que indicam que exercitar-se muito perto da hora de dormir pode atrapalhar o sono, já que há um aumento da temperatura corporal que impede você de adormecer.

Enfim, escolha um momento adequado para se exercitar e não invente desculpas. Não possui nenhum momento durante o dia para se exercitar? Acorde uma hora mais cedo, mas não deixe de fazer!

Dica número 3: Comece aos poucos e foque no longo prazo

https://images.unsplash.com/photo-1585473233369-14a97aa923df?ixlib=rb-1.2.1&ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&auto=format&fit=crop&w=730&q=80

Quando estamos consolidando um hábito na nossa rotina, a intensidade dele não importa muito. O que realmente importa é a consistência.

Por isso, você não precisa pegar pesado demais consigo mesmo no começo fazendo mais abdominais do que consegue, por exemplo. Isso pode ser, inclusive, prejudicial e te levar a um desgaste físico.

Portanto, foque em começar aos poucos. Dessa forma, conforme o seu corpo for se acostumando, você pode aumentar a intensidade dos exercícios e também a duração deles.

Dica número 4: Defina fases

https://images.unsplash.com/photo-1556817411-31ae72fa3ea0?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=750&q=80

Definir fases para o seu hábito é o que te permitirá evoluir. Além disso, de acordo com a adaptação do seu corpo, você pode subir para o próximo nível.

Por exemplo, se você quer adquirir o hábito de se exercitar 30 minutos por dia no final de 3 meses, você pode estabelecer as seguintes fases:

  • Fase 1 (duração de 1 mês): exercitar-se 10 minutos por dia;
  • Fase 2 (duração de 1 mês): exercitar-se 20 minutos por dia;
  • Fase 3 (duração de 1 mês): exercitar-se 30 minutos por dia.

Dessa forma, se você seguir tudo certinho, ao final de 3 meses você terá alcançado sua meta de se exercitar 30 minutos por dia.

Dica número 5: Use a regra dos dois dias

https://images.unsplash.com/photo-1505578475278-c54f1cb8beff?ixid=MnwxMjA3fDB8MHxjb2xsZWN0aW9uLXBhZ2V8OHw4MjA0MDcyOHx8ZW58MHx8fHw%3D&ixlib=rb-1.2.1&auto=format&fit=crop&w=500&q=60

A regra dos dois dias define que você não deve ficar mais do que dois dias sem realizar o hábito, podendo ficar até um, mas não mais do que isso. Logo, se você não se exercitou em algum dia, no próximo você deve, obrigatoriamente, se exercitar.

Além de permitir cobrir possíveis imprevistos que podem acontecer, a regra dos dois dias permite que você obtenha uma certa constância ao realizar o seu hábito.

Assim, pensando no hábito de praticar atividade física, nunca fique mais do que um dia sem exercitar.

Bônus

Agora que você já conhece quais são as 5 dicas para você adquirir o hábito de se exercitar, temos uma dica bônus para você. Ela consiste em um conceito do livro Hábitos Atômicos, do autor James Clear: as 4 leis para criação de hábitos.

Estas 4 leis irão auxiliar você a tornar o processo de consolidação do hábito muito mais fácil. Elas são:

Lei número 1: Torne-o claro

Tornar o hábito claro é deixar toda a metodologia de execução muito bem explicada para você. Nesta parte, você pode fazer uso do empacotamento de hábitos, que seria você colocar o hábito novo logo após um hábito velho que você já possui. Por exemplo:

Logo depois de tomar meu café da manhã (HÁBITO ATUAL) eu vou me exercitar por 5 minutos (HÁBITO NOVO).

Você pode ser muito mais específico se você quiser, dizendo em qual horário e em qual local você vai realizar o hábito. Você pode até anotar se você quiser para que esse ritual fique mais fixado na sua mente ainda.

Lei número 2: Torne-o atraente

Tornar o hábito atraente é tornar o hábito irresistível. Por isso, você precisa associá-lo a alguma experiência positiva.

Uma sugestão nesse caso poderia ser você encontrar um parceiro de exercícios, que pode ser o seu cônjuge, um amigo, etc. Dessa forma, com vocês praticando exercícios juntos, você irá associar o exercício com uma experiência positiva.

Além da companhia que a pessoa irá te proporcionar, você também poderá conversar com ela e até mesmo comparar seus resultados e motivarem um ao outro.

Lei número 3: Torne-o fácil

Tornar o hábito fácil é facilitar a execução dele. No caso da atividade física o que você pode fazer é sempre deixar os seus tênis e a roupa que você usa em algum lugar que seja visível para você.

Dessa forma, sempre que você passar e ver a roupa e os tênis, você irá lembrar do seu exercício.

Outra forma também é colocar uma notificação no nosso app para o horário de se exercitar. Assim, quando você ver a notificação, irá se lembrar de realizar a atividade física.

Lei número 4: Torne-o satisfatório

Por fim, a última lei diz que você deve tornar o hábito satisfatório. Dessa forma, você precisa encontrar alguma forma de fazer com que a execução do hábito te traga algum sentimento bom que faça você repeti-lo da próxima vez.

Um meio de fazer isso é rastreando o seu hábito no nosso app. Assim, após dar um “concluído” no seu hábito, você se sentirá mais motivado a realizá-lo da próxima vez.

Além disso, na parte de “Total de dias realizados” em nosso app, você pode acompanhar há quantos dias você já está realizando o hábito sem falhar. Por isso, se algum dia você estiver pensando em não realizar, você vai pensar: “Ah, já estou realizando o hábito há x dias sem falhar” e aí você vai se sentir motivado a realizá-lo.

Outra forma é você acompanhar as mudanças do seu corpo, em relação ao peso que você está perdendo ou em relação à sua disposição, produtividade, etc. Assim, quando você estiver desanimado, você pensará nas mudanças positivas que o hábito está te trazendo e se sentirá motivado a realizá-lo também.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer saber como ser mais produtivo, definir metas e planejamentos eficientes e criar os hábitos corretos para se tornar sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: