De acordo com o dicionário, disciplina é o ato de obedecer às regras. No caso da autodisciplina, isso significa você seguir as regras que foram previamente estabelecidas por você.

Além disso, de acordo com a ciência, a disciplina não é uma bênção divina que algumas pessoas possuem e outras não. Ela é uma capacidade aprendida e não uma habilidade inata.

Entretanto, muitas pessoas não sabem como obter disciplina e acabam errando neste processo. Porém, a verdade é que existem algumas dicas essenciais para que você tenha disciplina e conquiste seus objetivos. Continue lendo e confira!

Dica número 1: Facilite a ação

facilite-a-ação.jpg

A primeira dica para ter mais disciplina é você facilitar ação. Isso significa fazer com que a execução de uma tarefa, por exemplo, seja facilitada. Essa é 3ª lei da mudança de comportamento de acordo com o livro Hábitos Atômicos.

Há várias formas de você facilitar a ação. Você pode tornar o ambiente mais favorável, por exemplo, deixando o celular longe no momento que você precisa trabalhar; usar a regra dos dois minutos, ou seja, dizer a si mesmo que vai realizar aquela tarefa só por dois minutos, etc.

O foco é, se você tornar a ação mais fácil de ser realizada, você provavelmente realizará ela pois não será necessário nenhum esforço para isso.

Dica número 2: Não pense demais

dicanumero2.jpg

Pensar demais é outra questão que impede as pessoas de terem disciplina. Sabe quando você passa mais tempo pensando no que faz do que realmente fazendo? Então, esse é o problema.

Lembre-se que você deve canalizar a sua energia em realizar a tarefa/atividade. Por isso, se você perceber que está enrolando muito para fazer algo, conte 1,2,3, se levante e vá fazer o que precisa ser feito.

Dica número 3: Execute primeiro

dicanumero3.jpg

Aprender a executar primeiro irá mudar a sua vida. Muitas pessoas acreditam que para realizar algo você deve estar motivado e inspirado, mas essa não é a verdade.

De fato, a motivação é um ciclo. Isso significa que você não deve esperar estar motivado para realizar a sua tarefa, você só precisa tomar uma ação que a motivação vem.

Um ótimo exemplo disso é quando você vai se exercitar. No começo, você pensa que não quer fazer, que está desanimado. Mas depois que você realiza o exercício, você se sente muito satisfeito e energizado. Isso só aconteceu porque você tomou a ação primeiro.

Dica número 4: Tenha “porquês”

dicanumero4.jpg

Ter porquês é uma dica muito importante. De fato, se você não entender o motivo pelo qual você está realizando aquela atividade, você não conseguirá manter uma constância nela.

O mesmo vale para suas metas. Tanto que no modelo SMART, o R significa relevante. Se a sua meta não for relevante não faz sentido você dispor de recursos e tempo para realizá-la. O mesmo vale para as suas tarefas, objetivos, etc.

Além disso, ao saber o porquê você está fazendo algo, muitas vezes isso te deixa motivado, porque você sabe qual resultado isso trará no longo prazo.

Dica número 5: Foque em pequenas metas

dicanumero5.jpg

Focar em pequenas metas é focar em ir aos poucos. Provavelmente você já deve ter tentado realizar alguma mudança drástica e super disruptiva em sua vida e visto que não deu certo.

Isso é o que acontece quando você não entende que o processo demora tempo e que você deve começar pequeno para dar tempo ao seu corpo ir se acostumando.

Além disso, quando você alcançar alguma meta pequena, você pode muito bem aumentá-la e seguir para o próximo nível!