Para mudar de vida você não precisa de mudanças drásticas. Sim, você leu certo!

Muito pelo contrário, você pode atingir transformações gigantescas com apenas alguns ajustes na sua rotina e é sobre isso que fala o livro Hábitos Atômicos, do autor James Clear.

O livro, além de nos contar como podemos realizar grandes mudanças com pequenos ajustes, nos ensina a criar bons hábitos e eliminar hábitos ruins.

Através de exemplos do esporte, negócios e educação, juntamente com evidências da psicologia e neurociência, Hábitos Atômicos explica a ciência e as implicações práticas de como pequenos hábitos e minúsculas mudanças podem se transformar em incríveis resultados e nos ajudar a viver uma vida mais saudável, feliz e produtiva.

Por isso, se você quer saber mais sobre o que são hábitos atômicos e quais lições poderosas podemos extrair deste livro continue lendo e confira!

O que são hábitos atômicos?

James Clear define “hábito” como sendo uma rotina ou prática executada regularmente, enquanto “atômico” como sendo uma quantidade extremamente pequena de algo.

Assim, podemos dizer que hábitos atômicos são rotinas pequenas, ou seja, um aprimoramento de 1% e que fazem parte de um sistema maior.

Dessa forma, cada um destes hábitos atômicos, ao serem executados, promovem melhorias que afetam o sistema todo.

Isso significa que por mais que os hábitos sejam pequenos ou que os ajustes na rotina sejam pequenos, a execução destes hábitos, com o passar do tempo, pode promover mudanças gigantescas.

Mas, quais são as principais lições do livro Hábitos Atômicos?

3 lições poderosas do livro Hábitos Atômicos

1. Regra do 1%

A regra do 1% está relacionada ao poder da composição, ou seja, de se tornar 1% melhor todos os dias.

Pense comigo, se você se tornar 1% melhor todos os dias por um ano, você resultará em uma pessoa 37 vezes melhor quando terminar esse um ano. Incrível o poder da composição, não é mesmo?

De acordo com o autor, hábitos são o fator decisivo para o autoaperfeiçoamento. Apesar de um dia aplicando o hábito não resultar em muita diferença, ao longo de meses ou anos, a mudança é gigantesca.

2. Prefira sistemas ao invés de metas

De acordo com James Clear, existem quatro “problemas” com a definição de metas:

  1. Perdedores e ganhadores possuem a mesma meta (o que diferencia é o sistema adotado por cada um);

  2. Atingir a meta é apenas uma mudança momentânea;

  3. Metas restringem nossa felicidade (“só serei feliz quando atingir a meta X”);

  4. Metas estão em conflito com o progresso no longo prazo.

Por isso, o autor ressalta a importância de criar sistemas de melhoria contínua e não focar somente em atingir suas metas.

Nesse sentido, de acordo com James Clear: “O propósito de criar metas é vencer o jogo. O propósito de construir sistemas é continuar jogando o jogo.”

Por isso, ele afirma que, ao invés de focar em atingir suas metas, você deve sempre estar focado em melhorar continuamente, como a regra do 1% a cada dia.

3. Mudança de identidade

De acordo com James: “a forma final da motivação intrínseca é quando um hábito se torna parte da sua identidade”.

Por isso, quando você está criando um hábito será muito mais fácil manter ele quando você o inserir em sua identidade.

No livro, ele cita o exemplo de pessoas que queriam parar de fumar. Quando algum cigarro era oferecido a essas pessoas, havia duas respostas possíveis:

  1. “Obrigado, mas eu não fumo”;

  2. “Obrigado, mas estou tentando parar de fumar”.

De fato, as pessoas que respondiam a frase número 1 quando lhes era ofertado um cigarro, tinham muito mais probabilidade de realmente parar de fumar.

Isso ocorre porque a frase número 1 incorpora o fato de não fumar a identidade delas. Ou seja, faz parte da identidade destas pessoas ser alguém que não fuma.

Quais são as 4 leis da mudança de comportamento?

Por fim, o autor também menciona as 4 leis da mudança de comportamento. Elas são:

Torne-o claro

É importante tornar o hábito claro para execução até que ele se torne automático.

Para isso você pode responder às seguintes perguntas:

  • O quê?

  • Quando?

  • Onde?

Um exemplo seria você estabelecer que, todo dia, às 7h da manhã, você vai meditar por um minuto na cozinha da sua casa.

Mas por que é importante definir hábitos de forma clara? Porque quando definimos hábitos de forma clara, é muito mais provável que os executemos, pois sabemos exatamente o que deve ser feito.

Torne-o atraente

Tornar o hábito atraente é tornar o hábito irresistível para que tenhamos vontade de realizá-lo.

Nessa parte, o autor sugere algo chamado EMPACOTAMENTO DE HÁBITOS, que seria colocar o o hábito que deseja criar, logo após ou antes de um hábito atual que você gosta.

Exemplo: Depois que eu tomar meu café da manhã (HÁBITO ATUAL), vou praticar exercício físico (HÁBITO NOVO).

Torne o fácil

Tornar o hábito fácil é fazer com que a execução dele necessite de menos força de vontade.

Para isso, você pode fazer duas coisas: tornar o ambiente favorável e usar a regra dos dois minutos.

Vamos supor que você queira criar o hábito da leitura. Para tornar o hábito fácil você pode deixar o livro ao lado da cama, para você olhar para ele e lembrar de ler, o que seria tornar o ambiente favorável.

A regra dos dois minutos poderia ser usada quando você estivesse sem motivação para realizar o hábito. Assim, você se comprometeria a ler por apenas dois minutos a fim de “engatar” o hábito.

Torne-o satisfatório

Tornar o hábito satisfatório é gerar algum sentimento de prazer após a realização do hábito que diga ao cérebro: "Isso é bom. Faça novamente da próxima vez".

Para isso, encontre uma forma de te recompensar todas as vezes que realizar um determinado hábito. O contrário também vale para eliminar um mau hábito.

Exemplo: Criar o hábito de economizar.

Crie uma conta com o nome de algo que você deseja comprar, como "Jaqueta de couro" e toda vez que você evitar gastar em algo supérfluo, coloque a quantia de dinheiro na conta.

Ainda não tem nosso app instalado? Então clique neste link aqui agora e instale o nosso app para ser mais produtivo.

Imagine sua melhor versão, sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos eficientes e criando hábitos que realmente duram. Imaginou? Pois temos a solução para você nesses ebooks aqui. Clique no link e confira!