Em um dos posts anteriores do blog, te contamos mais sobre o aplicativo Flynow e como ele pode te ajudar a ser mais produtivo. Neste post, no entanto, vamos te ensinar a adicionar um hábito no app para que você possua mais constância e possa alcançar seus objetivos.

Por que adicionar hábitos no app?

foto1.jpg

A principal razão para você adicionar um hábito no app é o fato de você ter um sistema de acompanhamento, ou seja, um local onde você pode adicionar os hábitos e suas características e avaliar seu desempenho.

Assim, você terá acesso a informações como:

  • Há quantos dias estou praticando este hábito?
  • Qual é a minha porcentagem de execução deste hábito?
  • Qual foi a minha maior sequência de execução?
  • Qual é a minha sequência de execução atual?

Com estas informações, você conseguirá entender mais sobre o que te faz executar um hábito e o que te impede. Se você não realizar o hábito em algum dia específico, vale refletir e procurar entender o que aconteceu naquele dia que te impediu de executar o hábito e como você pode contornar esta situação para que ela não ocorra novamente.

Passo a passo para adicionar um hábito no app

Antes de adicionar um hábito, você precisará saber algumas informações de antemão para que você possa adicionar no app depois. Elas são: gatilho, rotina e recompensa. Estas três fases são baseadas no loop do hábito do livro de sucesso O Poder do Hábito.

O gatilho nada mais é do que aquilo que te faz iniciar o hábito, e geralmente é um lugar, um estado emocional, um horário, etc. A rotina é o comportamento em si, ou seja, qual ação você executa após identificar o gatilho. Por fim, a recompensa é o que você recebe desta ação.

Vou te dar um exemplo para você entender melhor. Vamos supor que todos os dias depois do almoço você sente vontade de comer doce e aí, você não resiste a tentação e vai na sua geladeira e pega um pedacinho de chocolate. Depois disso, satisfeito por atender ao seu desejo, você volta para o seu espaço de trabalho.

Neste caso, qual foi o gatilho, a rotina e a recompensa? O gatilho foi o horário, ou seja, depois do almoço é um gatilho para a vontade de comer um doce. A rotina foi ir à geladeira e pegar um pedaço de chocolate e a recompensa foi a sensação de prazer depois de comer o chocolate.

Agora sim, podemos ir para o passo a passo de como adicionar um hábito no app. A primeira coisa que você deve fazer é clicar na aba “Hábitos” no app, onde, no canto superior direito, você encontrará um “+”. Clique nele e uma nova aba irá aparecer.

Nela, você irá preencher qual é o gatilho do seu hábito, qual é a rotina e qual é a recompensa. Você também pode escolher uma categoria para o seu hábito de acordo com a Roda da Vida, colocar um momento do dia para iniciar o hábito, escolher a frequência deste hábito (diário, personalizado, etc) e se você quer que o app te notifique para você lembrar de fazer o hábito.

Viu como é simples criar um hábito no app? Depois, você pode repetir este procedimento de acordo com o número de hábitos que você quiser implementar. Após você criar o hábito, você vai ver que surgirá tipo um calendário na sua aba de tarefas, onde, se você clicar, você poderá acompanhar todo o seu desempenho no hábito com o passar do tempo.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.