De fato, muitas pessoas entendem a motivação como algo que nos faz tomar alguma ação em prol do alcance das nossas metas. Pensando por essa linha de raciocínio, se você é igual a maioria destas pessoas, você só realiza as suas tarefas quando está se sentindo motivado.

Mas e se eu te contar que esperar pela motivação é uma escolha errada? Pois é, é sobre isso que vamos falar no post de hoje: como entender o ciclo da motivação e usá-lo a seu favor. Continue lendo e descubra!

Entendendo como a motivação funciona

tegan-mierle-ioyEITUD2G8-unsplash.jpg

Para ser mais produtivo e não ficar esperando a motivação chegar, você precisa entender que a motivação não é algo permanente, ou seja, alguns dias você pode acordar extremamente motivado e fazer todas as suas atividades e em outros dias não. E isso é normal.

Além disso, algumas vezes a motivação pode surgir do nada. Algumas vezes ela pode surgir devido à uma inspiração emocional, ou seja, ela pode vir do medo de ser julgado (por isso você limpa a casa quando sabe que vai chegar visita), da vontade de impressionar alguém, da vontade de provar que alguém está errado, etc.

Assim, muitas vezes é a inspiração emocional que te dá a motivação necessária para levantar e realizar as suas tarefas. Por isso, muitas pessoas acham que a sequência é: inspiração -> motivação -> ação. Nesse sentido, a pessoa assiste um vídeo no Youtube, se sente motivada, realiza a ação e pronto. Para por aí. Mas a verdade é que não é bem assim que funciona.

Afinal, a motivação é um ciclo?

ciclo-krebs.jpg

De fato, a motivação é um ciclo: inspiração -> motivação -> ação -> inspiração -> motivação -> ação ... (e aí tudo de novo). Isso significa que você não precisa esperar estar motivado para realizar as suas tarefas, basta começar que a motivação vem.

Além disso, a ação também pode gerar inspiração emocional. Por exemplo, quando você toma uma ação, como tomar banho ou escovar os dentes, você se sente inspirado por ter cumprido algo, o que te leva à motivação, o que te leva à ação de ir à academia, por exemplo.

Neste caso, a sequência foi: ação -> inspiração -> motivação -> ação. Por isso, ressalto mais uma vez, você não precisa esperar por motivação ou inspiração para fazer algo, você precisa simplesmente TOMAR ALGUMA AÇÃO.

Você pode observar isso quando você vai se exercitar, por exemplo. No começo, você pensa que não quer fazer, que está desanimado, etc. Mas o ato de apenas COMEÇAR te faz continuar fazendo exercício e até te motivar a fazer ainda mais.

Por isso, quando estiver desanimado para fazer alguma tarefa, não pense muito, só comece. A motivação vem depois.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: