Se você possui uma rotina mais corrida, você sabe que, às vezes parece que não temos tempo para nada e que estamos sempre “correndo contra o tempo” lidando com tarefas intermináveis. A solução para isso é organizar-se e, portanto, ter uma rotina organizada.

Uma das maiores vantagens de ter uma rotina organizada é o fato de você ter previsibilidade. Isso significa que, por você ter tudo planejado com antecedência, consegue lidar muito melhor com imprevistos que podem acontecer.

Além disso, ter uma rotina estabelecida também ajuda seu cérebro, que por sua vez trabalha de maneira mais coordenada gerando mais foco e concentração. Isso ocorre porque o cérebro acaba reconhecendo as tarefas como hábitos, tornando-as mais fluídas e fáceis de ser realizadas.

Por isso, se você não sabe como estabelecer uma rotina organizada, neste post temos algumas dicas simples que irão te fazer ganhar muito mais tempo. Confira!

Tudo começa pela rotina matinal

rotinamatinal.jpg

De fato, iniciar o seu dia de maneira correta é essencial. Isso porque você já deve começar o seu dia bem com tudo pronto para realizar os seus compromissos e tarefas importantes.

Por isso, a primeira dica é estabelecer um horário fixo para acordar e segui-lo consistentemente. Não ter um horário pré-definido irá fazer com que você durma demais e acorde “no pulo” todo estressado.

Além disso, algumas outras dicas para a sua rotina matinal são:

  • coloque em prática bons hábitos, como ler, meditar, se exercitar, etc.
  • planeje o café da manhã com calma;
  • ouça uma playlist que você goste bastante;
  • arrume a sua cama.

Não se esqueça da rotina noturna

rotinanoturna.jpg

Uma rotina noturna é essencial para que você permita que o seu corpo descanse bem e acorde cheio de energia no outro dia.

Assim como você deve estabelecer um horário para acordar, você também deve estabelecer um horário para dormir, garantindo que você tenha as horas corretas de sono que o seu corpo precisa.

Por isso, algumas outras dicas para a sua rotina noturna são:

  • inclua hábitos para dormir melhor (parar de mexer em eletrônicos de qualquer tipo um tempo antes de dormir, tomar um banho quente, meditar, etc);
  • deixe as coisas prontas para o dia seguinte;
  • tenha um horário para terminar as suas atividades e não perder a hora de ir para a cama.

Planeje-se

planeje-se.jpg

Se você quer ter uma rotina mais organizada, você precisa se planejar. Assim, você pode usar o planejamento semanal - que você pode fazer no domingo - para saber quais são as demandas e tarefas importantes da próxima semana.

Além disso te economizar tempo, irá te deixar muito menos estressado e ansioso, pois você sabe quais são os compromissos importantes que precisa realizar e você já tem tudo planejado.

Você pode começar o seu planejamento pelo básico, pensando em quais prazos você precisa cumprir na próxima semana, quais tarefas, compromissos, dentre outras coisas importantes.

Estabeleça regras

regras.jpg

Regras são essenciais, pois elas servirão como guias para que o seu dia a dia seja facilitado. Por isso, você pode ir estabelecendo algumas conforme você for testando e ver se elas funcionam para você.

Aqui, um ponto importante que precisa ser esclarecido é que cada um possui sua individualidade. Pode ser que, para você, funcione fazer o planejamento em planners e para mim não, e assim por diante.

Logo, faça questão de possuir suas próprias regrinhas de acordo com o que funciona para você. Alguns exemplos são:

  • domingo é o dia escolhido para planejar a semana;
  • sempre comece das tarefas mais complexas para as mais simples;
  • se estiver cansado, faça uma pausa e depois retorne às suas atividades;
  • utilize a regra dos dois minutos, se algo leva menos de dois minutos para ser feito, faça-o imediatamente.