Você já teve aquela sensação de que a semana acabou e você não realizou quase nenhuma das suas tarefas? Se sim, você conhece bem aquele sentimento de frustração.

Para melhorar o seu desempenho e garantir que você cumpra o máximo de tarefas possível, fazer um planejamento semanal é uma ótima opção.

Além disso, realizar um planejamento semanal super organizado é o pontapé inicial que você precisa para começar a semana de forma correta.

Por isso, no post de hoje, vamos te contar 7 passos essenciais para que você faça um planejamento semanal eficiente e conquiste os seus objetivos. Vamos lá?

Como fazer um planejamento semanal?

stil-ck0i9Dnjtj0-unsplash.jpg

Conforme já mencionado, um planejamento semanal eficaz é o modo correto de ter uma semana produtiva. Além disso, o melhor dia para você fazer um planejamento da semana é no domingo, pois a semana ainda não começou.

Dessa forma, o ideal é que você separe um tempo neste dia só para você planejar sua semana, viu? Pense nos compromissos da próxima semana que está por vir, o que precisa ser feito, etc. Mas não se preocupe se você não sabe por onde começar, elaboramos um passo a passo para te ajudar neste processo. Confira!

1º passo: desocupe sua mente

hope-house-press-leather-diary-studio-PJzc7LOt2Ig-unsplash.jpg

Ao iniciar um planejamento semanal, o ideal é que você pegue um app (ou caderno, por exemplo) e anote todas as tarefas que você pretende realizar na próxima semana. Não precisa se preocupar com uma ordem de importância, apenas digite as tarefas e "descarregue" sua mente.

2º passo: dê uma classificação às suas tarefas

metodo-tres-esferas.png

O próximo passo é você classificar as suas tarefas. Para isso, você pode usar a Tríade do Tempo, classificando suas tarefas em importantes, urgentes e circunstanciais. Esse passo é importante para você ter uma maior noção de como está gastando o seu tempo e também conseguir escolher de forma mais sábia como gastá-lo. Se você não sabe o que é Tríade do Tempo, clique aqui.

3º passo: defina um tempo para cada tarefa

julian-hochgesang--Wd8gStxy3s-unsplash.jpg

Definir um tempo para cada tarefa também é muito importante. Por isso, quando estiver anotando sua tarefa, coloque também uma quantidade de tempo que você sabe que é possível cumprir a tarefa. Dessa forma, você saberá melhor como organizar seu tempo e também quantas tarefas por dia mais ou menos você pode adicionar.

4º passo: organize a sua semana

stil-flRm0z3MEoA-unsplash.jpg

Neste passo, o que você irá fazer é dividir todas estas tarefas pelos dias da semana, colocando as que você deseja realizar na segunda, na terça, na quarta e assim por diante. Mas lembre-se, é necessário que você foque num número de tarefas que você realmente consiga realizar, viu?

5º passo: entenda que imprevistos acontecem

avel-chuklanov-DUmFLtMeAbQ-unsplash.jpg

Entender que imprevistos acontecem é fundamental para que você não fique frustado e estressado. Por isso, se em algum dia você não conseguir realizar uma tarefa, basta mudá-la para outro dia de modo que não cause sobrecarga no seu cronograma.

6º passo: lembre-se dos momentos de lazer

nine-koepfer-zosE9lAYQlo-unsplash.jpg

Os momentos de lazer também devem fazer parte do seu planejamento semanal, uma vez que eles são fundamentais para você descansar e recarregar as energias. Por isso, escolha certos dias durante a semana para o seu lazer.

7º passo: monitore seus resultados

campaign-creators-pypeCEaJeZY-unsplash.jpg

Monitarar seus resultados, entendendo o que foi feito, o que não foi e o porquê é imprescindível para você evoluir a cada semana.

Além disso, acompanhar seus resultados irá te ajudar a entender quais condições atrapalham ou ajudam seu desempenho e também organizar seu tempo de maneira melhor.

Benefícios de um bom planejamento semanal

nick-morrison-FHnnjk1Yj7Y-unsplash.jpg

Agora que você já sabe como planejar sua semana, trouxemos alguns benefícios do planejamento semanal para te motivar a realizar o seu. Confira!

  • Aumento da produtividade (produzirá mais);
  • Evolução pessoal (saída da zona de conforto);
  • Aumento da automotivação (otimização da sua motivação para conquistar mais objetivos);
  • Maior controle da ansiedade (rotina mais organizada = menos estresse).

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: