Hábitos nada mais são do que comportamentos que ocorrem de forma automática, após serem repetidos diversas vezes. Dessa forma, dependendo de qual comportamento você executa de forma automática, você pode adquirir um hábito bom ou ruim, saudável ou não-saudável.

Por isso, neste post de hoje vamos falar de hábitos saudáveis que você pode adquirir, ou seja, de pequenas mudanças diárias que você pode fazer para melhorar sua saúde no geral. Serão hábitos relacionados à alimentação, sono, exercício, etc. Continue lendo e confira!

1) Experimente um tipo novo de fruta ou vegetal

foto1.jpg

Apesar de isso soar muito simples, às vezes nós tendemos a ficar presos no mesmo jeito de fazer as mesmas coisas e comer sempre as mesmas coisas. Porém, quando experimentamos uma nova fruta ou vegetal - talvez uma que nunca experimentamos antes ou que faz muito tempo que comemos - isso faz com que exploremos mais ainda a grande diversidade de alimentos que existem, o que não só é bom para experimentar diferentes tipos de perfis nutricionais (e, consequentemente, diversificarmos os nutrientes que o nosso corpo recebe) mas também para auxiliar a microbiota do intestino.

2) Adicione proteínas extras em refeições e lanches

foto2.jpg

A razão para que isso seja tão útil é o fato de que, ao adicionar proteínas extras em suas refeições, você ficará saciado por muito mais tempo, o que evita que você recorra a lanches açucarados e que te deixem excessivamente sonolento.

Adicionar gorduras boas às refeições e lanches segue o mesmo princípio das proteínas, fazendo com que você se sinta cheio por mais tempo. Algumas ótimas opções de alimentos que contêm proteínas são: feijões, castanhas, sementes, ovos, diferentes tipos de carne, etc. Já boas opções de alimentos que contêm boas gorduras são: azeite, abacate, manteiga, coco, ovos, queijos, salmão, chia, linhaça, etc.

3) Planeje suas refeições

foto3.jpg

Se você quer se alimentar de forma mais saudável, planejar suas refeições irá te ajudar e muito nesta sua jornada. Além de promover uma maior organização, planejar suas refeições irá te fazer economizar, afinal, você só irá comprar o que você realmente irá utilizar e não desperdiçará alimentos.

Se você ainda quiser ir além, você pode planejar suas refeições da semana e tirar um dia para preparar a maior parte destas refeições, fazendo marmitas. Assim, será muito mais fácil manter uma alimentação saudável, afinal, já vai estar lá, tudo pronto e é só esquentar.

4) Tenha uma garrafinha de água sempre perto de você

foto4.jpg

Ter uma garrafinha de água sempre perto de você é um truque que irá te fazer beber muito mais água. Ao deixar a garrafinha do seu lado, inevitavelmente você irá ver a si mesmo bebendo mais água, uma vez que já está no seu campo de visão e todos nós sabemos que beber água é importante.

5) Mantenha seus itens de saúde no seu campo de visão

foto5.jpg

De acordo com a 3ª lei de mudança de comportamento apresentada no livro Hábitos Atômicos, para que você consiga fixar um hábito é importante que você o torne fácil. Isso significa que você deve fazer com que a execução dele seja facilitada.

Da mesma forma, se você deseja adquirir mais hábitos saudáveis, você deve tornar os hábitos fáceis, seja deixando sua roupa e tênis de caminhada à vista, seja deixando mais frutas à vista ao invés de besteiras, seja deixando sua garrafinha de água à vista, etc.

Assim, com você deixando estes “itens de saúde” amostra, você precisará de muito menos força de vontade para executar o hábito saudável, porque você vai olhar para o item e lembrar de cumprir determinada ação.

6) Se comprometa a exercitar-se pelo menos 10 minutos por dia

foto6.jpg

Você sabe por que a maioria das pessoas que se comprometem com determinado hábito falham? Porque elas estabelecem objetivos grandes demais e que as fazem desistir quando a empolgação dos primeiros dias passa. Para que você obtenha hábitos duradouros, você deve começar pequeno, com mini-hábitos.

Por isso, se você está tentando implementar algum hábito e nunca dá certo, saiba que você deve dividi-lo em partes menores e fáceis de serem realizadas. O mesmo vale para o exercício. Se você começar se comprometendo a exercitar-se pelo menos 10 minutos todos os dias, você verá a diferença que isto fará na sua vida.

Começar com 10 minutos não significa que você continuará fazendo 10 minutos de exercícios todos os dias, mas sim que você vai começar pequeno para fixar o hábito e que depois você pode ir aumentando.

Além disso, vale qualquer tipo de exercício: yoga, corrida, musculação, luta, caminhada, dança… enfim, se for algum exercício que você gosta, melhor ainda, pois assim você terá mais motivação para realizá-lo!

7) Mexa-se a cada hora

foto7.jpg

Com a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa e a ficar horas e horas sentadas em frente ao computador. Se levantar a cada uma ou duas horas e se mexer por apenas alguns minutos, irá contribuir para que você não tenha dores de coluna e para que dê “pequenos descansos” ao seu cérebro também.

Por isso, a cada uma ou duas horas, lembre-se de levantar da cadeira, alongar-se e quem sabe até fazer alguns agachamentos ou pranchas. Não precisa ser nada muito elaborado e nem que dure muito tempo, é só para você continuar movendo seu corpo e não ter que lidar com nenhuma dor depois.

8) Tome um banho quente antes de dormir

foto8.jpg

Este último hábito saudável irá te ajudar a dormir melhor. É claro que existem muitos fatores que podem contribuir para que você durma melhor ou pior, mas tomar um banho quente antes de se deitar é algo simples que você pode fazer e que te ajuda a relaxar e se preparar para dormir.

Além disso, se você quiser ir além, você pode também meditar por alguns minutinhos. Dessa forma, você irá começar a acalmar a sua mente e evitar que fique pensando em um milhão de coisas antes de dormir.

De fato, há várias maneiras de melhorar a sua saúde no geral. Porém, todas começam com pequenos passos. Passos que podem parecer insignificantes no começo, mas que ao passar do tempo, contribuem para resultados extraordinários.

Se você tem dificuldade em criar hábitos e quer aprender a criar metas e fazer bons planejamentos, temos dois ebooks destes dois assuntos e que podem te interessar. Basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos aqui alguns outros posts sugeridos que você pode gostar: