Uma rotina noturna formada por hábitos corretos é um meio excelente de terminar seu dia e começar o próximo de forma leve e com o corpo descansado. Afinal, as atividades que escolhemos fazer durante esse período podem contribuir e muito para a produtividade do dia seguinte.

Se você escolhe, por exemplo, ficar acordado até tarde demais, pode não conseguir ter as horas de sono de que precisa e acordar se sentindo sonolento e meio grogue. Ou ainda, pode acordar super atrasado e estressado por ter perdido a hora.

Portanto, a forma como você conduz a sua rotina noturna tem influência no seu desempenho do dia seguinte. Além disso, podemos dizer que ter uma rotina noturna correta é tão importante quanto ter uma rotina matinal correta.

Por isso, no post de hoje, vamos te apresentar 7 hábitos noturnos que você precisa incorporar se você quiser aproveitar bastante esta rotina de saída e acordar se sentindo revigorado e cheio de energia no próximo dia. Confira!

1) Tenha um horário fixo para terminar suas atividades

foto1.jpg

Estabelecer um horário fixo para terminar suas atividades é super importante. Por isso, evite deixar que suas tarefas se estendam pela noite, definindo horários fixos para parar de trabalhar.

Além disso, aceite a ideia de que só temos 24h por dia e deixe as tarefas que não conseguiu terminar no dia de hoje para amanhã. Tente evitar também colocar muito mais tarefas do que você consegue cumprir na sua to-do list.

Ter um horário fixo de término das atividades é imprescindível para que você possa manter sua saúde mental e evite outros problemas, como a Síndrome de Burnout - condição de estresse severo que causa esgotamento físico e mental, fazendo com que você se sinta incapaz de lidar com questões do dia a dia.

2) Planeje o dia seguinte

foto2.jpg

Planejar o dia seguinte antes de dormir te fará ganhar muito mais tempo, uma vez que você não precisará acordar no próximo dia e pensar em quais tarefas precisa realizar e muito menos decidir quais executará primeiro.

Além disso, você pode também deixar separado a roupa que irá usar no dia seguinte e deixar seu espaço de trabalho todo arrumadoe no jeito. Esse hábito simples, que leva menos de 15 minutos, irá fazer com que você se sinta mais calmo e no controle de tudo.

3) Leia

foto3.jpg

A leitura é um hábito excelente que pode ser praticado a qualquer hora do dia. Além de estimular sua mente e expandir seu vocabulário, a leitura irá melhorar a sua memória e ajudará a desenvolver o seu foco.

Quando praticada à noite, a leitura serve como uma atividade mais “tranquila”, que te ajudará a desligar o corpo e até fazer com que o sono venha mais rápido. Apenas evite ler por telas, optando por uma cópia em brochura.

4) Medite

foto4.jpg

Assim como a leitura, a meditação possui diversos benefícios e pode ser praticada em qualquer horário do dia. Além de melhorar sua performance cognitiva, a meditação auxilia na diminuição do estresse e até mesmo no rejuvenescimento.

Quando praticada à noite, a meditação proporciona maior facilidade para adormecer, um tempo de descanso e leveza, já que acalma a mente das agitações do nosso dia a dia, evitando irmos dormir com a cabeça lotada de pensamentos.

Dessa forma, além de aquietar pensamentos inoportunos, a meditação também confere profundo relaxamento e conduz ao estado ideal de sono revigorante. Como você pode perceber os benefícios são muitos e já podem ser colhidos na primeira sessão, então convém você experimentar!

5) Priorize o sono

foto5.jpg

Priorizar o sono é essencial para que você dê o descanso necessário de que seu corpo precisa e para que você acorde se sentindo revigorado no dia seguinte. Além disso, dormir adequadamente é importante para que as principais funções restauradoras do nosso corpo consigam fornecer o rejuvenescimento mental.

Não obstante, um sono de qualidade fortalece o sistema imunológico e libera hormônios, como o de crescimento, por exemplo. Também fortalece nossa memória, deixa a pele mais bonita e saudável, ajuda a relaxar e descansar a musculatura, etc.

Por isso, analise suas individualidades e descubra quantas horas de sono por noite você precisa, aplicando práticas que aumentem a qualidade do seu sono, como o próximo tópico.

6) Limite o uso dos eletrônicos

foto6.jpg

Você sabia que a luz emitida pelos eletrônicos - como o celular, por exemplo - pode te causar insônia? De fato, isso acontece porque a luz dos celulares faz com que haja um aumento na liberação do cortisol e uma restrição na produção de melatonina.

O cortisol é um hormônio liberado mais pela manhã, responsável pelo estado de alerta, enquanto a melatonina controla o seu sistema de sono. Por isso, ficar mexendo no celular até na hora de dormir irá enganar o seu cérebro, fazendo com que ele pense que ainda está de dia e não na hora de dormir.

Vários pesquisadores indicam que você deve limitar o uso de eletrônicos em uma hora antes de dormir, de modo a ajudar seu corpo a se preparar. Nessa uma hora, você pode realizar diversas tarefas, como:

  • ler algumas páginas de um livro;
  • meditar;
  • arrumar sua roupa do próximo dia;
  • fazer o planejamento do dia seguinte, etc.

7) Reflita

foto7.jpg

Refletir é um hábito essencial para o seu sucesso e para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, reservar um período à noite para pensar a respeito do seu dia é crucial para que você aprenda com as situações e com os seus erros.

Assim, antes de dormir, você pode tentar desenvolver o hábito de se fazer algumas perguntas, como:

  • o que você poderia ter feito de uma maneira melhor?
  • você está fazendo o necessário para alcançar os seus objetivos?
  • qual área de sua vida você não está dando a devida importância?
  • você está agindo da maneira como gostaria?