No post do blog sobre rotina matinal, falamos sobre quão importante é ter uma. Também deixamos claro que a forma como você começa seu dia impacta em todas as atividades seguintes.

Por isso, incluir bons hábitos na sua manhã é essencial. Além de promover produtividade, incluir os hábitos corretos irá te deixar mais feliz e motivado para começar seu dia com toda aquela energia.

Portanto, no post de hoje, vamos te apresentar 7 hábitos matinais incríveis que você deveria incluir na sua rotina. Sinta-se livre para escolher um ou mais hábitos dessa lista. Foque no que faz sentido para você. Continue lendo e confira!

1) Acordar cedo

foto1.jpg

Não é surpresa nenhuma que acordar cedo está na nossa lista, afinal, este é um hábito importantíssimo para quem quer aproveitar a manhã com tranquilidade. Por isso, se você quer ganhar umas horinhas extras pela manhã para trabalhar em algum projeto especial, essa é a dica!

Além disso, acordar mais cedo irá te permitir ter mais controle sobre as primeiras horas do seu dia. Você não concorda que é muito ruim acordar já atrasado, pulando da cama e correndo para conseguir cumprir seus compromissos? Ninguém merece isso!

Se você tem dificuldade para acordar cedo, você pode começar acordando 15 minutos mais cedo que o normal e ir aumentando a quantia gradativamente conforme seu corpo for se acostumando. Algumas outras dicas são:

  • coloque seu telefone/alarme do outro lado do quarto ou cômodo (assim você terá que levantar para desligá-lo);
  • durma e acorde no mesmo horário todos os dias;
  • saiba o seu porquê (qual é o motivo de você querer acordar cedo todos os dias?).

2) Exercitar-se

foto2.jpg

É fato que exercício físico é um grande aliado à sua saúde no geral. Os benefícios da atividade física vão desde melhora da saúde física e mental até questões como autoestima, produtividade, etc.

Mesmo que seja por pouco tempo, a prática de exercícios físicos pode fazer uma grande diferença na sua vida, permitindo que você tenha mais ânimo e disposição para concluir suas tarefas do dia.

Se você tem dificuldade de praticar atividade física, a dica é escolher uma atividade que você goste (yoga, esportes, alongamento, corrida, caminhada, etc) e em um horário que seja adequado à sua realidade. Outras dicas também são:

  • comece aos poucos focando no longo prazo;
  • defina fases para a prática de exercícios físicos;
  • use a regra dos dois dias (tente não ficar mais do que dois dias sem se exercitar).

3) Ler

foto3.jpg

Ler pela manhã também é uma excelente forma de abrir a sua mente. Afinal, livros trazem conexões com diferentes áreas do conhecimento e perspectivas inovadoras sobre o mundo, fazendo com que você adquira bagagem cultural.

Além disso, cultivar o hábito de ler pela manhã te auxiliará a começar o dia aprendendo algo novo. Também pode promover o seu destaque profissional, se você colocar em prática alguns dos conceitos aprendidos.

Se você não consegue manter o hábito de ler, a dica é optar por livros de assuntos que você se interesse, fazendo com que a leitura se torne prazerosa. Algumas outras dicas que podem ajudar você são:

  • tenha um ritual de leitura fixo;
  • defina fases para o seu hábito;
  • comece aos poucos e foque no longo prazo.

4) Meditar

foto4.jpg

A meditação é uma prática que possui diversos benefícios: melhora da performance cognitiva, diminuição do estresse e ansiedade e até mesmo rejuvenescimento. Por isso, tentar incluir este hábito na sua manhã irá mudar a sua vida.

Além disso, ao meditar você mantém a calma e cultiva paz interior e gratidão, sensações essenciais se você quer conhecer o seu dia da melhor forma possível.

Meditar não precisa ser complicado, basta você se sentar em uma posição confortável e iniciar pequenos ciclos de respiração. A quantia de tempo irá depender de você e se você já está acostumado com a prática.

Entretanto, 5 a 10 minutos é uma ótima quantia para você sentir os benefícios.

5) Tomar um café da manhã saudável

foto5,jpg

Um desjejum saudável é o que vai te dar energia necessária para enfrentar o seu dia. Após horas dormindo e descansando, você deve estar bem atento a qualidade do alimento que você oferece ao seu corpo para ele se recompor.

Por isso, faça questão de escolher opções saudáveis e nada de comer besteira pela manhã. Você provavelmente não quer começar seu dia já se sentindo cansado.

Além disso, é indispensável que você tome seu café da manhã com calma e, se possível, com a companhia da sua família.

6) Planejar-se

foto6.jpg

Planejar-se é um hábito excelente para você incorporar nas suas manhãs. Além de promover produtividade, o ato de planejar diminui o estresse e o gasto desnecessário de tempo, afinal você já sabe o que precisa ser feito.

Se você ainda não tiver feito seu planejamento (caso já tenha feito o planejamento semanal ou até o diário na noite anterior), você pode fazê-lo. Se já tiver feito, você pode dar apenas uma revisada e ver se tem algo que precisa ser mudado.

7) Aprender algo novo

foto7.jpg

Por último, mas não menos importante, você também deve incluir na sua manhã o hábito de aprender algo novo. De fato, aprender algo novo todos os dias possui diversos benefícios:

  • reduz o estresse (um hobby pode ser um ótimo calmante);
  • melhora sua saúde mental;
  • faz com que você se divirta;
  • te traz felicidade, etc.

Logo, faça questão de incluir essa prática em suas manhãs. Você pode aprender algo novo por meio de suas leituras, por meio de uma língua nova, um hobby novo, etc. Basta apenas escolher alguma atividade que você goste e pronto. Como você viu, os benefícios são muitos, então vale a pena testar.