De acordo com o livro O milagre da manhã, do escritor americano Hal Elrod, a forma como começamos o dia impacta em todas as nossas atividades seguintes. Além disso, o autor também diz que temos que tornar nossa manhã significativa, para que, dentre outros benefícios, nos tornemos mais produtivos.

Nesse sentido, uma rotina matinal, ou seja, a forma como você inicia seu dia, tem um poder de transformação enorme. Além de fazer com que você inicie seu dia de forma mais produtiva, também te deixa mais feliz e disciplinado.

Por isso, se você têm dúvidas sobre rotina matinal e como estabelecê-la, este post é para você. Nele, além de explicar essas questões, também te contamos quais os benefícios de adquirir uma. Confira!

O que é uma rotina matinal?

foto1.png

Uma rotina nada mais é do que uma sequência de ações que você realiza repetidamente para organizar e tornar sua vida mais fácil. Logo, uma rotina matinal é a mesma coisa, mas com foco na manhã.

Se você começa seu dia na correria ou indo direto para redes sociais, ligações e emails, sabia que esta prática inibe todo o potencial criativo e cognitivo que possuímos. Para completar, ainda te faz começar o dia estressado, o que é pior ainda para a sua produtividade.

Uma rotina matinal significa começar o dia com o pé direito, com hábitos e atividades estratégicas que irão melhorar sua performance física e mental, contribuindo para que você tenha energia e disposição para continuar seu dia.

Além disso, é esta rotina que permitirá que você performe no seu potencial máximo, gerando clareza e colocando intenção nas tarefas e atividades que você precisa fazer. Para isso, é importante que você encontre uma rotina matinal que se adeque ao seu estilo de vida e que te permita evoluir.

Quais os benefícios de uma rotina matinal?

foto2.png

A principal ideia de uma rotina matinal é aproveitar um cérebro renovado e descansado após uma boa noite de sono. Logo, com a rotina matinal você conseguirá configurar sua mentalidade para o resto do dia.

Se tudo o que foi falado até agora não te motivou a criar a sua rotina matinal, vamos te apresentar alguns benefícios para você mudar de ideia.

1) Organização

organizaçao.png

Uma rotina matinal te promove organização, pois você é capaz de olhar para dia à sua frente com calma e listar suas tarefas, eleger quais são as suas prioridades, etc. Além disso, organização previne estresse e ansiedade, outros fatores que podem impedir que você seja produtivo.

2) Produtividade

produtividade.png

Outro benefício da rotina matinal é produtividade, pois quando você inicia seu dia bem, cumprindo algumas tarefas e sem correria, você consegue ser muito mais produtivo e realizar mais.

3) Autodisciplina

autodisciplina.png

Ao começar o dia cumprindo algo que você propôs a si mesmo, você sente orgulho e gera um estímulo no seu cérebro para fazer de novo e receber o mesmo sentimento. Por isso, se você começa o dia com autodisciplina, as chances de você permanecer assim no restante do dia são grandes!

4) Motivação e confiança

motivaçao.png

Da mesma forma como acontece com a autodisciplina, a motivação e confiança surgem quando você se compromete com si mesmo e realiza a ação. Conforme já dito no nosso post sobre motivação, muitas vezes ela surge após a ação, ou seja, quando você realiza algo. A confiança também segue o mesmo princípio. Conforme você vai tomando mais ações, você se sente mais confiante.

Como estabelecer uma rotina matinal?

foto3.png

Agora que você já sabe o que é uma rotina matinal e quais são os seus benefícios, vamos te dar sugestões de práticas que você pode incluir na sua manhã e montar a sua rotina matinal.

Sinta-se livre para escolher alguma ou nenhuma opção das que apresentaremos aqui. Além disso, você pode incluir outras práticas/hábitos/atividades que você considere importante e que podem não estar nesta lista.

Lembre-se que: para a rotina matinal funcionar, ela deve ser específica para você, seus objetivos, suas metas e o que você se sente bem.

Tendo dito isso, continue lendo e confira alguns exemplos de atividades para a sua rotina matinal.

1) Meditação

meditação.png

Iniciar o dia meditando é um ótimo hábito para você incluir na sua rotina matinal. Os benefícios são muitos: melhora da performance cognitiva, diminuição do estresse e até rejuvenescimento.

Por isso, ao acordar, sente-se em sua cama e inicie pequenos ciclos de respiração, se desconectando do mundo por um momento. A quantidade de tempo irá depender de você e se esta prática já é comum para você ou não. Entretanto, 5 a 10 minutos é uma quantia ótima na qual você pode adquirir os benefícios.

2) Leitura

leitura.png

A leitura também é uma ótima prática para você inserir na sua manhã. Além de possibilitar aprender algo novo (que é excelente para o cérebro, afinal), a leitura também te beneficiará com redução da ansiedade e também florescimento e potencialização da criatividade.

Por isso, escolha um livro de algum assunto que você goste e separe um tempo para realizar este hábito pela manhã. Se você tem dúvidas a respeito de como adquirir o hábito da leitura, confira este post.

3) Yoga

yoga.png

O yoga é um hábito incrível que você precisa adquirir. Pensando em rotina matinal, o yoga é excelente para ativar a circulação do corpo e acalmar a mente. Além disso, também te deixa mais energizado e com sensação de dever cumprido, gerando a vontade de continuar realizando as nossas tarefas do dia com o corpo relaxado e a mente calma.

Por isso, se você ainda não é um praticante de yoga, é uma boa hora para começar. Você pode procurar um vídeo no youtube e começar em casa. Não precisa ser muito tempo também, cerca de 10 minutinhos já está ótimo.

4) Exercícios físicos

exerciciofisico.png

Exercícios físicos é um clássico. Todo mundo sabe que a prática é excelente, mas ninguém faz. Além de deixar o seu corpo saudável, exercitar-se estimula a circulação sanguínea, te dá mais energia, etc.

Se você tem dificuldade em realizar exercícios físicos, inseri-los na sua manhã pode contribuir muito mais para você fazê-los. Melhor ainda seria exercitar-se assim que acordar, pois a resistência é muito menor e você já tem uma injeção de ânimo logo pela manhã.

5) Planejar o dia

planejamento.png

Planejar o dia é uma prática excelente para você ser mais produtivo. Se você não tiver feito isso ainda na sua manhã (caso já tenha feito o planejamento semanal ou até mesmo feito o diário na noite anterior), você pode realizá-lo de manhã.

Além de ser uma ótima maneira de saber o que te aguarda no dia, você pode escolher uma prioridade ou qual tarefa é a mais importante e focar nela.

Se você já tiver feito seu planejamento daquele dia, você pode dar uma revisada na sua to-do list e conferir se tem algo que você precisa adicionar ou retirar, por exemplo.