No post sobre metas de alguns dias atrás, eu falei sobre o que são metas, qual a importância de criá-las e também falei sobre a metodologia SMART, o método mais conhecido quando o assunto é criar metas.

Já no post de hoje, para complementar ainda mais esse assunto e ajudar vocês a fazerem do seu 2021 o seu melhor ano, vamos te apresentar 6 passos essenciais que você também pode usar para definir metas. Se você não leu o post anterior que falei no início do parágrafo acima, recomendo que o leia primeiro, afinal vamos precisar dos conceitos daquele conteúdo. Então, sem mais delongas, continue lendo e confira!

Passo nº1: escolha sua área principal de crescimento

foto1.jpg

De fato, todos nós temos muitas áreas da nossa vida que desejamos mudar ou melhorar, como, por exemplo, saúde, finanças, relacionamentos, etc. Porém, focar em uma só área é a chave para mudanças verdadeiras, afinal, você estará direcionando toda sua energia para uma coisa só.

Além disso, provavelmente você já possui uma área específica que você acha que precisa de mudanças urgentes. Porém, se você não tiver, o que você pode fazer é enumerar as áreas da sua vida (saúde, relacionamentos, finanças, espiritualidade, carreira…) e dar pontuações a elas de 0 a 10, sendo 1 (preciso melhorar muito) e 10 (não preciso melhorar nada).

Assim, depois de ter enumerado as áreas e dado pontuações a elas (lembre-se de ser sincero na pontuação, ok?), você vai escolher aquela que possui a menor pontuação para ser sua área de foco principal no próximo ano.

Lembrando que você não é obrigado a escolher necessariamente a pior, aconselho que você faça uma reflexão sobre as áreas da sua vida avaliando as pontuações e escolha aquela que você acha que precisa ser o foco principal. Ainda, conforme já mencionado, se você já tiver em mente qual área você quer melhorar, você pode escolher ela sem problemas.

Escolher uma área específica para foco não significa deixar de estabelecer metas para outras áreas, só significa escolher uma única coisa para ser o seu foco principal. Dessa forma, com você direcionando todo seu tempo para uma coisa só o resultado será muito melhor.

Passo nº2: defina sua meta SMART para essa área de crescimento

foto2.jpg

Conforme eu disse no início deste post, se você não sabe o que é a metodologia SMART, você pode clicar aqui e conferir outro post nosso sobre isso. O conceito de metas SMART será muito importante para você estabelecer esse segundo passo.

Pois bem, a primeira coisa que você deve fazer é se perguntar: “Qual é a grande meta desta área?”. Vamos supor que você escolheu a área financeira como a área que você mais quer melhorar no próximo ano. Logo, qual é a grande meta desta área? Vamos supor também que você possui uma dívida de 10 mil reais que você deseje quitar.

Agora, que você já sabe qual a sua área de crescimento, qual é a grande meta desta respectiva área, você precisa usar a metodologia SMART para definir esta meta, ou seja, você precisa torná-la específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Logo, usando o exemplo da dívida de 10 mil reais, o seu modelo SMART poderia ser:

  • específica (o que é exatamente essa meta?): quitar a dívida do cartão de crédito;
  • mensurável (qual é o tamanho dessa meta?): o tamanho da dívida é de 10 mil reais;
  • alcancável (como vou atingir essa meta?): vou tornar esta meta alcançável com ___ (citar um passo a passo de quais ações serão tomadas por você visando alcançar sua meta);
  • relevante (por que esta meta é importante?): quero quitar esta dívida porque quero mudar de vida e ser uma pessoa que investe dinheiro e não que deve;
  • temporal (quando vou concluir esta meta?): o limite máximo para alcançar esta meta é o mês de dezembro.

Ao usar a metodologia SMART você irá garantir que esta sua meta seja realmente possível, além de fazer com que você tenha um foco principal, ou seja, tudo o que você fizer naquele ano tem que ser com o objetivo de atingir aquela meta.

Passo nº3: escreva sua meta anual nº1

foto3.jpg

Escrever a sua meta é o que irá torná-la real. De fato, o simples fato de anotar algo faz com o que o seu cérebro entenda que aquilo é importante.

Por isso, após rascunhar e definir os passos anteriores, você precisa escrever algo do tipo:

“Minha principal área de crescimento deste ano é ___, minha meta anual nº1 é ___, o tamanho desta meta é ___, ela é atingível pelas seguintes razões: ___, ela é relevante pela seguinte razão e ela é temporal, com prazo para dezembro deste ano”.

Você pode escrever essa frase em um papel, agenda, etc. Além disso, você também pode usar o nosso app e ter esta meta à mão sempre que quiser. Basta você ir na aba “metas” e clicar no “+” no canto superior. Lá você pode estabelecer qual é o seu objetivo, qual o tamanho da sua meta, qual a data limite, por que esta meta é importante, como também adicionar um checklist, hábitos e tarefas relacionadas com esta meta.

Passo nº4: Faça um brainstorm da sua meta SMART para as outras áreas de crescimento

foto4.jpg

É nesta parte que o R do acrônimo SMART é importante. Como dito anteriormente, a área que você escolheu focar no próximo ano vai ser seu foco principal. Logo, as demais metas das outras áreas precisam ser RELEVANTES para a sua meta anual nº1.

Isso significa que, de alguma maneira, as metas das outras áreas precisam contribuir para a meta anual nº1, auxiliando que ela seja alcançada.

Ainda não entendeu? Então vamos continuar usando o mesmo exemplo. A sua área de foco é a área financeira. Sua meta anual nº1 é quitar sua dívida de 10 mil reais. Tudo certo? Então como as outras áreas entram nisso? Simplesmente ajudando esta meta a ser cumprida.

Por exemplo, na área de carreira, você poderia arrumar uma renda extra de 1000 reais por mês para auxiliar no pagamento da dívida. Na área de relacionamentos, você poderia encontrar alguém passando pelo mesmo processo e se encontrar com essa pessoa 1 vez por mês para ambos se motivarem e se ajudarem a cumprir o objetivo.

Além disso, dando ainda outro exemplo, na área de saúde, você poderia estabelecer um orçamento fixo para as compras do seu mercado, de modo que você se alimente saudável mas com o menor gasto possível para que sobre dinheiro para você pagar a dívida.

Também é válido mencionar que fazer esse brainstorm é ideal para que você aprenda a dizer “não” para outras coisas a fim de alcançar sua meta. Vamos supor que você queira fazer um curso de oratória que custa 3 mil reais. Se você quer quitar sua dívida, você sabe que irá ter que dizer não para esse curso, afinal ele representa quase ⅓ do valor da sua dívida.

Passo nº5: defina metas trimestrais

foto5.jpg

Por mais que seja empolgante ver suas metas anuais, criar metas menores é o que te dará aquela sensação de que algo é possível. Por isso, eu quero que você pense: “Aonde eu preciso estar daqui 3 meses de acordo com minha meta anual nº1?”.

Você pode e deve fazer isso com as metas de todas as suas áreas, elaborando metas trimestrais de cada área. Se sua meta anual nº1 é quitar 10 mil reais de dívida, no primeiro trimestre você precisa já ter quitado 2,5 mil, o que representa ¼ do total.

Se por exemplo, você definiu na área de carreira que quer fazer 1000 reais por mês de renda extra, no primeiro trimestre do ano você precisa ter feito 3 mil reais de renda extra. E assim por diante com as outras áreas.

Para definir as metas trimestrais, você pode fazer de duas maneiras: no começo do ano, após ter feito todas as suas metas trimestrais, dividir todas essas metas em quatro trimestres ou a cada trimestre fazer as metas separadamente. A escolha é sua e vai do que você achar melhor.

Passo nº6: agende o seu sucesso

foto6.jpg

De nada adianta definir e anotar suas metas se você não vai monitorá-las, não é mesmo? Por isso, não anote as suas metas e se esqueça delas! Após definir sua meta nº1 do ano e as suas metas trimestrais, você deve marcar compromissos na sua agenda para checar como as coisas estão indo.

Isso significa que, a cada três meses, você deve escolher um dia no seu calendário para revisar e redefinir os marcos, se isso for necessário. No caso, pensando em trimestres, você teria 4 compromissos no seu ano para checar como está o progresso da sua meta: um em Março, um em Junho, um em Setembro e, por fim, um em Dezembro.

No nosso app, você pode adicionar tarefas trimestralmente (e até mensalmente se você quiser conferir como andam suas metas mais vezes) para revisar suas metas e fazer ajustes se necessário.

Nestes dias, separe uma quantia razoável de tempo só para isso (a depender do seu número de metas) e faça uma reflexão:

  • “O meu progresso está de acordo com o que eu quero alcançar?”
  • “O que eu fiz que promoveu um desempenho tão bom?”
  • “O que eu poderia ter feito para ter um desempenho melhor?”

Como diz um ditado popular: “O que é medido, é feito”. Por isso, use esses compromissos trimestrais para você acompanhar o seu progresso e aprender, seja com os erros ou com os sucessos e redefina as metas trimestrais dos próximos meses se isso for necessário.