A procrastinação nada mais é do que adiar uma ação, ou seja, você tem algo para fazer mas não faz. Além disso, a pessoa que procrastina lida com diversos sentimentos ruins como estresse, sensação de culpa, vergonha, etc.

Por isso, para lidar com esse hábito ruim, é necessário elaborar técnicas para "driblar" a procrastinação e é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Mas antes, você precisa entender dois conceitos importantes: motivação e momentum.

Motivação vs. Momentum

tegan-mierle-ioyEITUD2G8-unsplash.jpg

Motivação é um conceito que, conforme já explicado em um post anterior aqui do blog, muitas pessoas não entendem realmente o que significa. De fato, não precisamos de motivação para realizar uma tarefa, muito pelo contrário, precisamos primeiro realizar a tarefa. A motivação vem depois, ela é o resultado da ação.

Dessa forma, podemos dizer que a motivação não é algo que você tem, é algo que você consegue. Não é a causa e sim o resultado.

Por sua vez, momentum é um conceito elaborado no livro Get Things Done (publicado no Brasil como "A Arte de Fazer Acontecer"), do autor David Allen. Bom, a chave para entender isso é que a nossa resistência ao realizar uma tarefa é algo que só acontece no começo desta atividade.

Além disso, a resistência é simplesmente uma força com uma única missão: manter as coisas como elas são, prevenindo ação, criatividade e progresso. Portanto, é válido dizer que a resistência é o coração da procrastinação. Não é fazer a tarefa que é difícil. O difícil é começá-la.

Agora sim podemos te apresentar quais são as 3 regras que irão te ajudar a parar de procrastinar. Continue lendo e confira!

3 regras para parar de procrastinar

thought-catalog-Nv-vx3kUR2A-unsplash.jpg

Regra dos dois minutos

A regra dos dois minutos diz que, se você possui uma tarefa que leva menos do que 2 minutos para ser feita, você deve fazê-la imeditamente. Dessa forma, lembre-se dessa regra sempre que estiver procrastinando em algo que leva menos do que 2 minutos. Isso vale para encher sua garrafinha, colocar um prato na pia e lavá-lo, etc.

Regra dos cinco minutos

Se você nunca ouviu falar da regra, ela diz que, se você está procrastinando algo, é só dizer para o seu cérebro: "Vou fazer essa tarefa só por 5 minutos". O ponto é, estabeleça uma pequena quantidade de tempo para realizar essa tarefa de modo que você "engane" o seu cérebro.

Essa regra pode ser muito bem a regra dos 6, 7 ou 10 minutos, por exemplo. Você pode aplicá-la em praticamente qualquer situação. Está procrastinando seu exercício? "Vou treinar só por 5 minutos". Está procrastinando sua leitura? "Vou ler só por 5 minutos" e assim por diante. Conforme já sabemos, o problema não é a tarefa em si mas sim comecá-la.

Regra da ativação da mente

Por fim, a regra da ativação da mente é muito eficiente quando estamos em horário que não é tão produtivo assim para nós, como aquela fadiga pós-almoçou ou à noite, por exemplo.

Dessa forma, esta regra consiste em fazer algo para ativar o seu cérebro. Pode ser uma xícara de café, algumas flexões (exercício ativa o cérebro), um banho, etc.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: