Você está sempre se comparando? Acha que as outras pessoas estão obtendo mais sucesso do que você ou que a vida delas é melhor que a sua? Você fica o tempo todo buscando a aceitação das outras pessoas? Se você respondeu “sim” a alguma destas perguntas, você precisa trabalhar a sua autoconfiança.

A autoconfiança nada mais é do que a capacidade de confiar em seu próprio potencial. Pessoas autoconfiantes conseguem produzir mais por acreditarem em si mesmas e possuem resiliência, uma vez que compreendem que os erros as tornarão melhores.

Além disso, a autoconfiança possui outros benefícios, como:

  • maior autoestima
  • maior facilidade de se comunicar com outras pessoas
  • maior determinação e, consequentemente, maior desempenho
  • possuem ousadia para vencer as adversidades
  • são entusiasmadas e gostam de desafios

Entretanto, se você é uma pessoa que não é autoconfiante, você pode experimentar alguns malefícios, como:

  • maior estresse e maior ansiedade
  • não consegue terminar aquilo que começa
  • diante de uma adversidade, se sentem fracas
  • tendem a procrastinar suas ações
  • estão sempre se vitimizando e colocando a culpa de seus fracassos em outras pessoas

Se você se identificou com alguns dos malefícios acima, não se preocupe! Neste post, vamos te apresentar 5 dicas de como você pode adquirir mais autoconfiança. Continue lendo e confira!

Dica #1: Se compare menos

foto1.jpg

A primeira dica para você ser uma pessoa mais autoconfiante é se comparar menos. A nossa sociedade é extremamente guiada por comparações, o que a maioria das pessoas quer é ter um carro igual de fulano ou viajar de férias para o mesmo lugar ou um lugar melhor do que fulano. Mas e o que você realmente quer?

É importante que você não se esqueça de que você é você. Você têm suas próprias necessidades e desejos. Você tem valores e atitudes que não são negociáveis. Só você sabe o que te faz feliz e o que te deixa feliz.

Comparar-se constantemente é a raíz de boa parte das inseguranças que acabam com nossa confiança. Lembre-se que você tem o seu próprio caminho a trilhar e que as conquistas das outras pessoas não diminuem as suas.

Dica #2: Tenha mais auto-compaixão consigo mesmo

foto2.jpg

Ter mais auto-compaixão é se cobrar menos. Afinal, você não nasceu sabendo ser a pessoa mais bem sucedida, a mais produtiva, a mais resiliente e a mais autoconfiante. Você vai cometer erros tentando acertar e tá tudo bem.

Você deve tentar fazer o seu melhor, dentro das suas condições, constantemente. Tente pegar mais leve com você! Comemore suas pequenas vitórias e saiba o seu valor e as suas qualidades, assim você conseguirá ser mais autoconfiante também.

Dica #3:Tente eliminar pensamentos negativos

foto3.jpg

Pensamentos negativos são algo que podem acabar com sua autoconfiança, principalmente se você estiver em uma espiral de pensamentos deste tipo. Vamos supor, por exemplo, que você não conseguiu terminar uma determinada tarefa importante para você num dia.

E aí o que você faz? Você se martiriza e fica horas pensando na pessoa horrível que você é? Não! Você analisa a situação de uma maneira prática e tenta entender o que você fez de errado e faz diferente na próxima.

Como eu disse, pensamentos negativos são completamente autodestrutivos e por isso devemos cuidar deles. Afinal de contas, eles podem evoluir para outros casos, como depressão, por exemplo.

Dica #4: Saiba que errar é importante

foto4.jpg

Muitas pessoas minam sua confiança porque não se permitem errar e, quando erram, se sentem arrasadas. Porém, o que elas não sabem é que o fracasso é um melhor professor do que o sucesso, além do fato de que você vai errar muito ainda.

Saber que errar é importante é uma das principais características de uma pessoa resiliente. Afinal, são os erros que te presenteiam com a capacidade de aprender, se desenvolver e tornar um ser humano mais evoluído.

Por isso, da próxima vez que você errar, não se entristeça. Apenas aceite o fato e tente extrair o máximo de aprendizado da situação. Nada pode te ensinar mais do que um fracasso!

Dica #5: Não busque a aceitação externa e sim a interna

foto5.jpg

Por fim, a última dica para que você se torne mais autoconfiante é: não busque a aceitação externa e sim interna. Quando o que os outros pensam sobre nós não tem importância porque temos nossos valores bem definidos, tudo flui com mais leveza.

Por isso, tente ter cada vez mais clareza de quem você é, do que é importante para você, quais valores você considera imprescindível para que você não caia na armadilha de tentar alcançar a aceitação externa.

Além disso sugar muito a sua energia, você se tornará escravo do que as outras pessoas pensam e quem passará a mandar na sua vida serão elas e não você. Vale muito mais você focar nos seus princípios e nos seus valores.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: