Em todo começo de ano, nós escrevemos listas de metas e objetivos que queremos alcançar. Todas estas metas e objetivos têm uma única finalidade: nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. Nesse sentido, uma excelente forma de alcançar isso é com bons hábitos.

Um hábito nada mais é do que um comportamento que ocorre de forma automática, após ser repetido várias vezes diante de um contexto específico. Além disso, entender como eles se formam e como cultivar bons hábitos é essencial para o seu sucesso pessoal.

Por isso, se você se interessou por esse assunto e quer saber mais, no post de hoje vamos dar dicas de 3 livros excelentes sobre hábitos que você precisa ler. Confira!

1 - O Poder do Hábito

opoderdohabito.jpg

O Poder do Hábito é um livro incrível onde você pode aprender muito mais sobre a formação dos hábitos. Nele, você entenderá porque fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

De fato, ao longo de nossas vidas, nós construímos hábitos no dia a dia. Hábitos como escovar os dentes, tomar banho e etc são tarefas tão automáticas que muitas vezes passam despercebidas por nós.

Mas você sabe por que nós temos hábitos? É isso o que o autor Charles Duhigg explica em seu livro. Com pesquisas de mais de duas décadas sobre hábitos, Charles mostra como os hábitos são formados e podem ser transformados.

Dentre o imenso conteúdo que é o seu livro, Duhigg fala a respeito do loop do hábito. O loop do hábito é formado por três etapas: deixa, rotina e recompensa. A deixa é o estímulo que faz o cérebro entrar em piloto automático, a rotina é como executamos essa deixa e a recompensa é o que recebemos e faz com que o cérebro registre a experiência como positiva ou não.

A leitura deste livro é super recomendada pelo fato de explicar, com embasamento científico, como funciona tudo o que é relacionado aos hábitos. Além disso, a leitura também conta com uma parte prática, pois mostra como você pode mudar seus hábitos. Depois de ler este livro, mudar sua rotina será muito mais fácil.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

2 - Hábitos Atômicos

habitosatomicos.jpg

Quando queremos mudar de vida, geralmente, as pessoas nos dizem que temos que realizar mudanças drásticas. Mas e se pudéssemos atingir transformações gigantescas com pequenos ajustes em nossa rotina?

É sobre isso que fala o livro Hábitos Atômicos, do autor James Clear. Utilizando exemplos do esporte, educação e negócios juntamente com evidências da psicologia e neurociência, o livro explica a implicações de como pequenos hábitos podem se transformar em incríveis resultados.

Além disso, neste livro, você também aprende sobre como implementar bons hábitos e se livrar dos hábitos ruins. O grande foco do livro são os “hábitos atômicos”, que não se trata de algo grande que simplesmente acontece e sim a soma de pequenos esforços que, juntos, funcionam como uma espécie de juros compostos, ou seja, geram um poder incrível no longo prazo.

Ainda, o livro também fala da regra do 1% (ou seja, tentar ser 1% melhor todos os dias), a importância do sistema ao invés de metas, como é importante mudar a identidade e as 4 leis da mudança de comportamento.

A leitura deste livro é incrível para quem deseja mudar de vida mas não consegue estabelecer hábitos que realmente fixam. Com as 4 leis de mudança de comportamento, você descobre que é possível fixar qualquer hábito, basta usar a estratégia correta.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

3 - Mini-hábitos

minihabitos.jpg

Por fim, o último livro que indicamos é Mini-hábitos. Neste livro, o autor Stephen Guise sugere que, ao invés de nos forçar a acreditar em algo ou a nos motivar, antes é preciso firmar pequenos hábitos diários, que depois farão muita diferença.

De fato, quando estabelecemos grandes metas, acabamos nos decepcionando. A motivação forçada, segundo o autor, vai contra as regras naturais do cérebro e alimenta a culpa e a frustração.

Além disso, o autor também fala sobre como é muito comum as pessoas acreditarem que elas próprias são o motivo de não conseguirem realizar mudanças duradouras. A verdade é que o problema não está nas pessoas e sim na estratégia utilizada por elas.

O autor define um mini-hábito como uma postura positiva muito pequena que você se obriga a fazer todos os dias, ou seja, um caráter pequeno demais para dar errado. Os fatos que asseguram que os mini-hábitos são ferramentas poderosíssimas são:

  • fazer um pouquinho é infinitamente maior e melhor do que não fazer nada;
  • fazer um pouquinho todo dia produz um impacto maior do que fazer muito em um dia. Isso porque fazer um pouquinho todo dia já basta para transformar a atividade em um hábito para toda a vida.

No livro, você também aprende como o cérebro funciona, porque a força de vontade é melhor que a motivação, quais são as estratégias do mini-hábitos e muito mais.

A leitura é super indicada para quem tem muitos problemas ao fixar hábitos, uma vez que por meio da metodologia dos mini-hábitos você consegue atingir resultados incríveis se esforçando um pouquinho todos os dias.

Se você gostou do livro e quer lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer começar 2022 com o pé direito sendo mais produtivo, definindo metas e planejamentos realmente eficientes e definindo os hábitos corretos para se tornar a sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.