Você tem sentido que a motivação é sua pior inimiga e que a sua paixão por ir atrás das suas metas e objetivos tem diminuído conforme o tempo passa? Acredite ou não, isso é algo bastante comum, afinal, não estamos motivados 100% do tempo.

Provavelmente, às vezes você também se sente parado no mesmo lugar sem conseguir andar para frente na vida. E esse sentimento pode vir mesmo nas vezes que você está se movendo constantemente na direção dos seus objetivos.

De fato, a motivação pode ser influenciada por muitos fatores, além de não ser algo permanente, como muitas pessoas pensam (neste post, falamos mais sobre o ciclo da motivação).

Porém, existem alguns hábitos comuns que podem facilmente acabar com a sua motivação e que nós vamos te contar neste post de hoje. Continue lendo e confira!

Hábito nº1: Tentar pular diretamente para o objetivo final

foto1.jpg

O primeiro hábito que pode acabar com a sua motivação é tentar pular diretamente para o objetivo final enquanto pula o processo. Pular o processo de alcançar os seus objetivos, tentando encontrar atalhos, só te deixará mais frustrado, porque você verá que não está obtendo os resultados desejados.

Além disso, não ter certeza do que você quer obter também é uma receita para o fracasso, uma vez que você começará a sentir que seu objetivo é muito difícil de ser alcançado, quando na verdade, você só não sabe exatamente o que ele é e nem quebrou o objetivo grande e assustador em objetivos menores e alcançáveis.

Então, a moral aqui é: tenha clareza do que você quer, quebre o objetivo grande em passos menores e não tente criar atalhos, lembre-se que as melhores coisas vem com tempo.

Hábito nº2: Perfeccionismo

foto2.jpg

Você se considera uma pessoa que sempre tenta fazer as coisas da maneira mais perfeita possível? Você chamaria a si mesmo um “perfeccionista”? Às vezes você até entra em conflito com seus pensamentos pensando: “Se não vai ficar perfeito, por que eu devo fazer”?

Pois é, tentar alcançar a perfeição é um dos meios mais fáceis de acabar com a sua motivação. Sua incessante busca pelo perfeito, pode fazer com que você não deseje fazer nada no fim das contas.

Esperar que sua primeira tentativa saía perfeita e falhar rapidamente pode ser desmotivante. Por isso, começar com um “rascunho” e ir adaptando aos poucos até que você alcance o que você realmente quer é o que realmente irá te aproximar das suas metas.

Hábito nº3: Você se compara com outras pessoas

foto3.jpg

Com qual frequência você se compara com outras pessoas quando está fazendo algo? Você acha que a grama parece mais verde do outro lado? Se comparar com outras pessoas só irá fazer você se desviar da sua meta e perder a sua motivação.

Às vezes você se pega perdido em pensamentos sobre o número de passos que você precisa seguir para atingir sua meta enquanto outros parecem alcançar tudo tão facilmente? Na verdade, esses sentimentos só irão gerar descontentamento e fazer com que você perca de vista o que realmente importa.

Ter um mentor, ou seja, uma pessoa que obteve sucesso em algo que você deseja alcançar é excelente, contanto que você não se perca e não se esqueça das suas verdadeiras ambições.

Hábito nº4: Se distrair e procrastinar

foto4.jpg

Com qual frequência você pára o que você está fazendo para mexer no Instagram ou no Facebook? Em uma era onde distrações podem ser encontradas em qualquer lugar, perder a motivação e se desviar dos seus objetivos nunca foi mais fácil.

Você se sente distraído a maior parte do tempo e começa a procrastinar nas coisas que realmente importam. Isso irá te impedir de avançar, porque você pensará que é algo impossível.

Sim, eu sei, distrações são praticamente inevitáveis, mas você pode utilizar algumas técnicas para evitar as distrações, como colocar o celular longe de você quando estiver trabalhando em algo, escolher um lugar com iluminação boa e menos ruídos e, é claro, ter pausas para evitar a procrastinação, porque às vezes você está procrastinando apenas porque está cansado.

Hábito nº5: Você não tem um plano

foto5.jpg

O hábito número 5 é: você não tem um plano, ou seja, você quer fazer algo mas não sabe por onde começar. Você tem um objetivo claro mas não sabe como alcançá-lo? Pois é, não ter um plano para alcançar seus objetivos é o que mais pode matar sua motivação (se você quiser saber mais sobre planejamento, metas e hábitos, temos dois ebooks sobre isso, basta clicar aqui).

Quando tudo o que você conhece é a sua meta final mas não os passos necessários para alcançá-la, isso deixa sua visão embaçada, o que contribui para a falta de motivação, porque você irá começar a pensar que a meta é muito difícil.

Assim, é necessário que você inicie com metas pequenas e alcançáveis (você pode fazer isso dividindo seu objetivo final em pequenos pedaços), para que, dessa maneira, você sinta que, aos poucos, você está dando passinhos em direção ao seu objetivo.

Hábito nº6: Você negligencia sua saúde

foto6.jpg

Com qual frequência você não dorme o suficiente? Qual é o nível de prioridade da sua saúde para você? Não estar em uma condição de saúde apropriada pode facilmente acabar com a sua motivação.

De fato, quando seu corpo não tem a energia necessária para realizar simples tarefas, como você irá tomar passos em direção à sua meta? E isso pode ser extremante desmotivador, afinal você tem o mindset certo e as intenções certas, mas seu corpo não consegue cooperar.

Assim, priorizar sua saúde, seja através da sua alimentação, sono, exercícios, enfim… sua rotina de cuidados diário, não irá somente te ajudar a ter mais motivação, mas sim melhorar cada um das áreas da sua vida.

Agora você já sabe quais são os 6 hábitos que matam sua motivação. Tenha em mente que encontrar a motivação certa é um processo muito relativo, podendo variar de pessoa para pessoa e que é normal você estar desmotivado às vezes. O que importa, na verdade, é não deixar ela se esgotar e não depender somente da motivação também.

Isso porque se você esperar a motivação para agir 100% das vezes, você não irá alcançar nada. No post que mencionei sobre o ciclo da motivação, eu falo sobre como a motivação não é sempre regular e quais fatores a afetam.

Por isso, quando a motivação falha (e ela vai falhar), você deve chamar a disciplina. Se você quiser saber como ser mais disciplinado, confira este post.