Gestão de tarefas é um tema bastante recorrente nos dias de hoje, afinal, todo mundo quer saber como executar o máximo de tarefas possível, ser mais produtivo, etc. Além disso, é por meio da gestão de tarefas que você conseguirá alcançar seus objetivos e aproveitar melhor o tempo que você dispõe.

Mas você sabe o que significa o termo “gestão de tarefas”? O processo de gestão de tarefas nada mais é do que a utilização de ferramentas para que os principais aspectos da tarefa (tais como prazo, esforço e objetivo) sejam bem gerenciados. Há várias maneiras de você fazer isso.

Por isso, no post de hoje trouxemos 4 dicas práticas para você realizar a gestão das suas tarefas e também uma dica bônus que pode aumentar e muito a sua produtividade. Confira!

Dica número 1: Faça planejamentos semanais

planejamentosemanal.png

A dica número 1 é fazer planejamentos semanais. Essa dica é super importante e a primeira da lista porque é ela quem vai te dar uma noção das tarefas que precisarão ser realizadas na próxima semana.

Assim, o ideal é que você tire um tempo no domingo para realizar o seu planejamento semanal. Isso significa que você deve listar todas as tarefas e todos os eventos que você pretende realizar na semana que está por vir.

Dica número 2: Classifique as tarefas

triadedotempo.png

A dica número 2 é classificar as tarefas. Assim, após você ter listado todas as suas tarefas no planejamento semanal, é hora de dar “etiquetas” a essas tarefas. Para isso, você deve usar a Tríade do Tempo. A Tríade do Tempo é um método que consiste em classificar as tarefas em importantes, urgentes e circunstanciais.

As tarefas importantes são as atividades que têm importância na sua vida, trazendo resultados em curto, médio ou longo prazo. As tarefas urgentes são aquelas onde o tempo está curto ou acabou e as circunstanciais são as tarefas desnecessárias, feitas por comodidade ou por serem socialmente apropriadas.

Dessa maneira, após classificar suas tarefas, você terá uma maior noção de onde você está gastando a maior parte do tempo e pode realizar ajustes necessários.

Dica número 3: Foque nas tarefas importantes

triadeideal.png

Conforme dito na dica anterior, as tarefas importantes são aquelas que trazem resultados para você. Podem ser realizar atividade física, meditar ou o seu trabalho, por exemplo.

Assim, pelo fato dessas atividades permitirem que você evolua, você deve passar a maior parte do tempo da sua semana realizando elas. De fato, de acordo com a Tríade do Tempo Ideal, você deve focar 70% do seu tempo nas tarefas importantes.

Dica número 4: Uma coisa de cada vez

checklist.png

Já foi-se o tempo em que as pessoas tinham orgulho de serem multitarefas. Além disso, diversos estudos, como este da American Psychological Association , mostram que o ato de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode diminuir em até 40% a produtividade.

Logo, tente focar em apenas uma tarefa por vez pois, além de você conseguir direcionar todo a sua atenção e concentração em uma coisa só, você terá muito mais chances de entrar em estado de flow.

Dica extra: Organize o seu ambiente

ambienteorganizado.png

Por fim, a dica extra é: organize o seu ambiente. Nesse sentido, é necessário que você elimine todas as distrações: coloque o seu celular longe de você, vá para um ambiente sem ruídos te atrapalhando, sente-se em uma posição confortável, organize o seu espaço de trabalho, etc.

Um ambiente organizado e livre de distrações é um ambiente favorável, onde você precisará de muito menos força de vontade para fazer o que deve ser feito.