Você sente que, às vezes, você perde o foco muito facilmente? Que começa a realizar uma tarefa e do nada você já se distraiu? O Flow Time é pode te ajudar nisso! A técnica, que promete aumento da produtividade, é baseada em fluxos de atenção máxima.
Se você quiser saber mais sobre o Flow Time, continue lendo este post. Nele, vamos te apresentar o que é o Flow Time e como você pode aplicá-lo no dia a dia, a fim de ser mais produtivo e alcançar os seus objetivos.
O que é o Flow Time?
Flow Time é uma técnica que visa determinar certos períodos de total foco em tarefas estabelecidas, intercalando com intervalos de descanso para recarregar as energias. Assim, com este período de alto foco, você estará trabalhando no estado de flow (fluxo), ou seja, um momento de produtividade máxima, com mais capacidade e energia para realizar uma tarefa.
No Flow Time, os blocos de tempo possuem uma duração de 10 a 90 minutos, o que os torna mais abrangentes que os 25 minutos da Técnica Pomodoro. Isso porque evita que haja certas interrupções que podem vir a desperdiçar um possível nível alto de concentração.
Em outras palavras, imagine que você alcançou um nível alto de foco numa determinada tarefa e de repente precisa parar tudo para descansar? Você não concorda que pode ser difícil retomar esse nível de foco depois da pausa?
A Técnica Flow Time resolve este problema. Uma vez que o seu bloco de tempo tenha acabado e você ainda se sinta num ritmo de foco total, basta reprogramar mais tempo no seu cronômetro e seguir no seu estado de produtividade.
Entretanto, se você estiver num momento em que deveria estar com foco total, mas está se sentindo muito disperso e distraído, a recomendação é parar durante o mesmo tempo que você ficou disperso. Se, por exemplo, você ficou disperso por 10 minutos, a recomendação é descansar por 10 minutos.
Como aplicar o Flow Time no dia a dia?
Para aplicar a Técnica Flow Time, a primeira coisa que você precisa ter em mãos é a sua lista de tarefas contendo todas as atividades que você deseja realizar naquele dia. Depois, estime quanto tempo mais ou menos você gasta para realizar cada tarefa.
Para saber o tempo correto de um bloco de tempo Flow Time, você pode fazer a si mesmo a seguinte questão: “Quanto é o tempo máximo que eu conseguirei manter foco nesta tarefa?”.
Assim, tente encaixar estas tarefas em blocos de 10 a 90 minutos. Mas não se preocupe, como dito anteriormente, se você ainda estiver se sentindo produtivo no final deste período de tempo, você pode simplesmente adicionar mais tempo no seu cronômetro.
Da mesma maneira funciona a situação em que você está se sentindo cansado e sem foco nenhum. Não hesite em parar e dar uma volta, alongar um pouco, comer algo… enfim, encontrar maneiras de recarregar as energias e voltar com tudo depois.
Por exemplo, se você criou um Flow Time de 40 minutos e ainda está se sentindo com foco num nível alto, você pode adicionar mais 15 minutos de duração tranquilamente. Após este período de tempo, basta apenas observar se sua atenção ainda continua alta.
Além disso, as pausas ao final dos blocos de tempo podem durar de cerca de 10% a 50% do tempo total que você gastou enquanto estava no seu período de foco. Porém, tente manter seu estado de flow e use o seu cronômetro como guia, sempre refletindo, ao ouvir ele tocar, se você ainda consegue continuar ou se é melhor fazer uma pausinha.
Outro ponto muito importante é tentar evitar ao máximo qualquer tipo de interrupção ou distração enquanto estiver no seu momento de flow. Desligue as notificações do seu celular e o coloque longe de você, desligue a TV, não fique com muitas abas abertas no navegador, etc.
Ainda, você também pode medir seu foco utilizando uma escala de 0 a 10 ao final de cada bloco de tempo. Se a sua nota for de 7 a 10, continue no Flow Time. Caso contrário, o ideal é fazer uma pausa para descansar a mente.
Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora para ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos!
Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.