A Técnica Pomodoro, desenvolvida na década de 80 por um estudante italiano, é um método de gestão de tempo capaz de aumentar sua produtividade por meio do gerenciamento eficiente dele. Se você tem dificuldade para terminar sua lista de tarefas no dia ou até mesmo terminá-las no prazo, a Técnica Pomodoro é capaz de resolver os seus problemas.

Por isso, se você quer conhecer mais sobre esse método que torna você mais produtivo e também quer dicas de como aplicá-lo, continue lendo este post. Nele, explicaremos tudo sobre a Técnica Pomodoro e como usá-la no dia a dia. Vamos lá?

O que é a Técnica Pomodoro?

artboard_53.jpg

Conforme já mencionado, a Técnica Pomodoro foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo que desejava aumentar a sua produtividade nos estudos.

Nesse sentido, a palavra italiana pomodoro significa "tomate" em inglês. A analogia foi utilizada porque o timer que Francesco utilizava para marcar seu tempo era um timer de cozinha e possuía o formato de um tomate.

Dessa maneira, o principal propósito da técnica é manter o foco e a concentração por um prazo de 25 minutos. Com isso, você será capaz de alcançar mais produtividade, reduzir as interrupções, diminuir a ansiedade, etc.

Além disso, um dos principais resultados desse método é você conseguir "economizar" seu tempo da maneira mais produtiva possível, afinal, você já estará mais familiarizado com quanto tempo gasta para finalizar uma tarefa e será mais fácil estimar prazos para ela e realmente conseguir cumpri-los.

Como ela funciona?

marcelo-leal-vZawEq0Eexo-unsplash.jpg

A técnica funciona partindo da premissa de que, se dividirmos nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, seremos capaz de melhorar a agilidade do nosso cérebro e obter mais foco.

Para colocá-la em prática, primeiramente você precisará de um timer ou cronômetro para marcar o tempo e também da sua lista de tarefas.

Posteriormente, você deverá dividir seu tempo em vários blocos de 25 minutos (chamados "pomodoros") e trabalhar nessas tarefas de forma initerrupta.

Ao fim dos 25 minutos, quando o timer tocar, dê um check nas tarefas concluídas e faça um breve intervalo de 5 minutos. Durante a pausa, o ideal é fazer algo não-relacionado às suas tarefas, como levantar-se e alongar, beber um copo d'água, etc.

Ainda, a cada 4 ciclos de 25 minutos, você deve fazer uma pausa maior, de cerca de 15 a 30 minutos. Dessa forma, você dará ao seu cérebro um pequeno descanso, o que contribuirá para "oxigenar" seu cérebro e aumentar sua agilidade mental.

Essa sugestão de descanso é a utilizada na técnica original, porém, nada impede que, aos poucos, você crie o seu próprio ritmo de acordo com o que funciona melhor para você.

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Quer saber como ser mais produtivo, definir metas e planejamentos eficientes e criar os hábitos corretos para se tornar sua melhor versão? Então não deixe de conferir os nossos ebooks Guia Definitivo para a Produtividade, Metas e Planejamento e Guia Completo sobre Hábitos clicando aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: