O conceito de hábitos angulares - ou hábitos mestre - foi difundido no livro "O Poder do Hábito", do autor Charles Duhigg. Nesse sentido, os hábitos angulares nada mais são do que hábitos capazes de desencadear uma série de mudanças na vida das pessoas, até mesmo em áreas que não estão ligadas diretamente com o hábito aplicado em si.

Pense como exemplo o exercício físico. Você concorda que quando passamos a nos exercitar com regularidade mudamos alguns dos nossos comportamentos que não estão necessariamente ligados à atividade física? Por exemplo, passamos a nos alimentar melhor, dormir mais cedo, ter uma qualidade de sono melhor, etc.

Dessa forma, o exercício físico é um hábito angular, já que sua prática promove mudanças que vão além da área principal que ele afeta, gerando um efeito dominó com todo o resto. Neste artigo, vamos falar sobre este tipo de hábito, além de dar exemplos de hábitos angulares que você pode começar a aplicar agora. Confira!

Paul O'Neill e os hábitos angulares

o-poder-do-habito.jpg

Ainda falando do livro "O Poder do Hábito", nele há um capítulo em que Duhigg utiliza um caso concreto para exemplificar o poder dos hábitos angulares. Nesse sentido, ele cita Paul O'Neill, um burocrata estadunidense que é escolhido para dirigir a Alcoa (uma das maiores empresas de alumínio do mundo).

Em seu evento de posse, Paul deixou claro qual seria o foco de sua gestão: a segurança dos trabalhadores. Essa sua decisão deixou os acionistas furiosos, pois de acordo com eles, o foco deveria ser lucro e não algo tão "inútil".

Porém, o que os acionistas não sabiam era que a segurança dos trabalhadores era um hábito angular capaz de desencadear diversos outros hábitos na empresa e promover uma maior produtividade, satisfação e lucro (para os trabalhadores e acionistas).

Dessa forma, após implementar uma cultura de excelência, a Alcoa atingiu níveis altíssimos de segurança no trabalho, mesmo estando em uma área altamente perigosa. Além disso, as relações entre os funcionários melhoraram, o que melhorou a qualidade dos serviços, valorizou as ações da Alcoa e trouxe também mais lucro.

O case de Paul O'Neill é um excelente exemplo prático de como apenas um hábito angular pode desencadear uma cascata de mudança e transformar toda uma empresa.

Exemplos de hábitos angulares que podem mudar sua vida

prophsee-journals-BJ8qjwk_yLs-unsplash.jpg

Como vimos com o exemplo de Paul O'Neill, os hábitos angulares são capazes de transformar uma empresa. Portanto, do mesmo modo, você pode usá-los para transformar a sua vida.

Mas não se preocupe, tudo ocorrerá de maneira natural: uma vez que você começar a aplicar um hábito angular consistentemente, você começará a perceber diversas mudanças em outras áreas da sua vida.

Por isso, trouxemos alguns exemplos de hábitos angulares para você aplicar hoje e começar a mudar de vida:

1) Exercícios físicos: como já mencionado, o exercício físico é um excelente hábito angular, pois além de melhorar sua saúde em geral, ele desencadeia mudanças na qualidade do seu sono, na disposição física, etc.

2) Alimentação saudável: alimentar-se de forma saudável irá modificar a sua vida. Assim como os exercícios físicos: você se tornará mais produtivo, terá mais energia e se sentirá com muito mais disposição por estar nutrindo seu corpo adequadamente.

3) Leitura: se você é uma pessoa que não gosta muito de ler, a dica é começar aos poucos, pois leitura também é um hábito angular capaz de realizar diversas mudanças. Além do conhecimento, você terá a possibilidade de aprender novas habilidades, ter um melhor controle das emoções, dentre outras coisas.

4) Meditação: meditar é um outro exemplo excelente. Além de trazer um bem interior intenso, a meditação alivia ansiedade, melhora quadros de depressão, etc. Vale a pena experimentar!

Se interessou pelo livro "O poder do hábito" e gostaria de lê-lo, você pode adquiri-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Abaixo, deixamos alguns posts sugeridos que podem te interessar: