Você sente que está sempre se distraindo e não tendo foco nas suas tarefas e que sua produtividade anda sendo prejudicada? O Time Blocking pode ser a solução para você! Esta técnica visa maior produtividade e maior controle de tempo, o que melhora o planejamento do seu dia a dia e elimina distrações.

Se você quer saber mais sobre o Time Blocking, continue lendo este post. Nele, vamos te contar o que é Time Blocking, além de te apresentar 4 dicas para você colocá-lo em prática agora mesmo!

O que é o Time Blocking?

foto1.jpg

O Time Blocking (Blocos de Tempo, em português) é uma metodologia de gerenciamento de tempo na qual você “bloqueia” um período de tempo para realizar uma tarefa específica. Assim, os blocos de tempo auxiliam você a planejar seu dia a dia, reduzindo distrações e tornando-o mais produtivo.

O Time Blocking precisa de dois itens para funcionar: uma lista de tarefas e prazos. Dessa maneira, você precisa visualizar suas tarefas e definir quantidades específicas de tempo para elas. Com isso, você também conseguirá visualizar quais tarefas são mais prioritárias que as outras, focando mais nelas.

Outro ponto importante é que com o Time Blocking você consegue organizar sua semana, dividindo as atividades das suas listas de tarefas durante os dias da semana. Assim, você organizará seus dias da semana em vários blocos de tempo, que podem ser de 30 min, 1h, do jeito que você achar melhor.

Para explicar você melhor como funciona o Time Blocking, aqui vão 4 dicas para você aplicá-lo e ser mais produtivo:

Saiba quais são suas prioridades

O primeiro passo é saber quais são suas prioridades. Após você ter em mãos sua lista de tarefas, analise todas aquelas atividades e pense em quais possuem maior prioridades sobre outras. Caso você tenha dificuldade para estabelecer prioridades, confira este post aqui.

Além disso, você deve direcionar blocos de 1 a 2 horas para estas prioridades diárias. É importante ressaltar que você não deve sair igual um doido escolhendo um monte de prioridades, tente limitar de 2 a 3 por dia.

O objetivo aqui é que você dê a estas prioridades horários principais na sua rotina, ou seja, horários que você está com mais energia, por exemplo. Além disso, tendo tempo para suas prioridades, você se sentirá muito mais completo e satisfeito com sua rotina.

Tenha um plano diário

O segundo passo é ter um plano diário, ou seja, saber quais são os compromissos, as tarefas agendadas e até mesmo as tarefas diárias (aquelas que precisam ser cumpridas todos os dias, como seus hábitos, por exemplo).

Tudo entra nessa conta, seja os horários de lanches (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, por exemplo), rituais matinais e noturnos, horários de trabalho, reuniões e até mesmo intervalos de descanso.

Depois de ter todas estas atividades em mãos, você irá pensar em quanto tempo você necessita para realizar cada uma desta atividade. Pense também em, por exemplo, quantas horas você deseja trabalhar no dia e que horas você deve iniciar seu dia e que horas deve finalizá-lo.

Vamos ver um exemplo para você entender melhor:

  • 6:00 - 6:30: Leitura
  • 6:30 - 07:00: Exercício físico
  • 07:00 - 07:30: Tomar banho e ficar pronto
  • 07:30 - 08:00: Tomar café da manhã
  • 08:00 - 11:30: Trabalho
  • 11:30 - 13:00: Almoço
  • 13:00 - 14:00: Responder emails e verificar as redes sociais
  • 14:00 - 15:00: Projeto prioritário (insira aqui uma das suas prioridades)
  • 15:00 - 16:00: Trabalho
  • 16:00 - 16:30: Lanche da tarde
  • 16:30 - 17:00: Reunião
  • 17:00 - 18:00: Pegar as crianças na escola
  • 18:00 - 19:30: Jantar
  • 19:30 - 20:30: Projeto prioritário (insira a mesma prioridade ou outra diferente)
  • 20:30 - 21:30: Tempo livre/Ajudar as crianças no dever de casa
  • 21:30 - 22:00: Planejar o próximo dia
  • 22:00 - 22:30: Preparar para dormir

Este modelo acima é apenas um exemplo, uma vez que não se enquadra na vida de todo mundo. Porém, você pode usá-lo como base para fazer o seu próprio Time Blocking. Se você não tem filhos ainda, por exemplo, complete com outras atividades que você precisa realizar, como mais horas de trabalho.

Lembre-se que é você quem está no controle da sua programação e pode moldá-la da melhor maneira para você. Ah, não se esqueça também que você pode usar o nosso app nesta etapa, adicionando as atividades do seu dia com o devido intervalo de tempo nela. Caso ainda não tenha o app instalado, clique aqui.

Programe intervalos

O terceiro passo, que também é importantíssimo, é estar atento aos imprevistos (que podem e vão acontecer) e aos atrasos. Por isso, não estabeleça blocos de tempo muito rígidos, sempre coloque um certo tempinho a mais (de 10 a 20 min, por exemplo) a fim de que você possa se rearranjar caso algo aconteça.

Assim, em um dia de muitos imprevistos e atrasos, você não perderá nenhuma atividade planejada, porque você se programou com tempos extras exatamente para estes momentos. Se você quiser também pode colocar intervalos entre uma tarefa e outra escrito “Intervalos” de uns 10 minutos.

Além de ajudar a prever imprevistos, você pode usar estes momentos para dar uma pausinha (ir tomar uma água, dar uma alongada, etc).

Não abandone sua programação

A última dica é: não abandone sua programação. Não adianta nada fazer um planejamento super organizado e lindo se você não vai utilizá-lo, não é mesmo? Por isso, crie uma programação realista e que esteja dentro do que é realizável para você.

Isso significa ceder à tentação de encher o seu dia de muitas tarefas e programar blocos de tempo muito restritos. É melhor ter um tempinho ali sobrando entre uma tarefa e outra do que viver correndo de uma tarefa para a outra.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.