Você já parou para pensar como seria sua vida se você focasse a maior parte do seu tempo nas atividades corretas? Essa é uma das aplicações do Princípio de Pareto, que te auxilia a ser mais produtivo por meio da gestão de tempo eficiente, focado nas tarefas que realmente importam.

O Princípio de Pareto diz que 80% dos seus resultados vem de 20% dos seus esforços, ou seja, é um pequeno grupo de atividades que produzem a maior parte dos seus resultados. Assim, para que você obtenha sucesso, é necessário aprender a priorizar, focando nas atividades que representam esses 20%.

Se você quer ter mais resultados e aprender a gerenciar seu tempo de maneira eficiente, este post é para você! Nele, vamos te explicar o que é o Princípio de Pareto, qual é a relação dele com a produtividade como também 4 dicas para você aplicá-lo. Continue lendo e confira!

O que é o Princípio de Pareto?

foto1.jpg

O Princípio de Pareto tem esse nome devido ao economista italiano Vilfredo Pareto, que, ao observar que, em seu jardim, 20% das vagens continham 80% das ervilhas. Posteriormente, Pareto aplicou o mesmo princípio para estudar a distribuição de terras na Itália, descobrindo que 20% das pessoas detinham 80% das terras.

O ponto principal deste princípio é que ele pode ser aplicado em diversas áreas, sempre sendo enunciado por esta relação 80/20. Por exemplo: 80% do lucro de uma empresa vem de 20% dos clientes ou 80% do tempo, você usa 20% das suas roupas ou, ainda, 80% do tempo, você só ouve 20% das músicas do seu celular e assim por diante.

Pensando dessa mesma maneira, se você quer obter mais resultados, você deve focar nos 20% de tarefas que você executa diariamente, uma vez que, 80% dos resultados que você obtém vem de 20% das atividades que você faz.

Mas preste bastante atenção nisso, porque a grande sacada é: foque nos 20%, pois, uma vez que você investe neles, o seu resultado será muito maior. O grande ponto aqui é saber identificar quais são esses 20%.

Princípio de Pareto e produtividade: 4 dicas!

foto2.jpg

Agora você deve estar se perguntando: “Ok, entendi o que é o Princípio de Pareto e o que ele prega. Mas o que isso tem a ver com produtividade?” e a resposta é TUDO! Para que você seja mais produtivo, você tem que voltar todo seu foco e energia para os 20%.

É bastante comum na nossa sociedade a tendência de estar sempre ocupado. Passamos o tempo todo realizando diversas pendências para chegar no fim do dia, e não termos feito a única coisa mais importante que deveríamos ter feito.

Além de promover insatisfação, situações deste tipo podem te deixar desanimado, já que sempre aquelas coisas importantes estão ficando para trás. Você também se sente “preso” na rotina e nunca se vê evoluindo.

Outra situação muito comum também é sempre optar por fazer o que é mais fácil. Porém, nem sempre é o mais fácil que irá te trazer resultados. Para isso, você precisa direcionar seu tempo para as tarefas certas, por mais difíceis que elas possam ser.

No final das contas, é o esforço seletivo que traz retorno. Uma vez que sabe onde precisa focar, você deve trabalhar de maneira árdua e aplicar toda sua energia, para que você consiga avançar e alcançar seus objetivos.

Para isso, temos 4 dicas que irão ajudar você:

1) Saiba quais são os 20%

foto3.jpg

O primeiro ponto e o mais importante é saber onde focar. Por isso, tenha bastante consciência de quais atividades fazem parte dos 20%. Você pode pensar da seguinte maneira: “Qual (is) atividade (s) que, se eu realizar, vão me produzir os maiores resultados?”.

Vamos supor que você deseja quitar uma dívida. Neste caso, quais seriam as atividades que você deveria focar e que iriam te trazer a maior parte dos resultados? Primeiramente, você precisaria focar em ganhar mais dinheiro para pagar a dívida e, em segundo lugar, talvez diminuir o seu estilo de vida e poupar mais.

Você concorda que, se você realizar estas duas atividades, você conseguirá alcançar o seu objetivo de quitar a dívida? Ao diminuir o seu custo de vida, sobrará mais dinheiro. Ao fazer uma renda extra, você terá mais dinheiro. Logo, você pegará estas duas quantias, juntará e irá utilizá-las para quitar sua dívida.

2) Aprenda a priorizar

foto4.jpg

Aprender a priorizar é o próximo ponto mais importante. Uma vez que você já sabe qual é o seu foco, você deve passar a escolher o que será feito e o que não será, pois lembre-se: quem prioriza tudo, não prioriza nada no fim das contas.

Segundo o Princípio de Pareto, para atingir resultados excelentes, você precisa se concentrar nos 20% que importam. Assim, pegue um papel e escreva 10 coisas que você considera que são as suas prioridades. Num primeiro momento, a ordem não importa.

Depois, olhe estas prioridades e as ordene por ordem de importância, sendo a prioridade nº 1 a mais importante e a nº 10 a menos importante, por exemplo. Depois, escolha as duas primeiras prioridades como as mais importantes e se esqueça das restantes.

Este exercício é excelente para você visualizar o que é realmente importante e não ficar executando atividades só porque elas são mais fáceis e sim porque elas representam os 20%. Não adianta só se movimentar, você precisa se movimentar na direção certa.

3) Comece pelo mais difícil

foto5.jpg

Começar pelo mais difícil é uma excelente dica para ser mais produtivo e, por isso, ela não poderia ficar de fora deste post. Agora que você já sabe quais são os seus 20%, quais são as suas prioridades, você precisa aprender a começar pelo mais difícil.

Pense comigo: se uma coisa deve ser feita, mesmo que ela seja difícil, ficar deixando ela para depois vai adiantar alguma coisa? Muito pelo contrário, isso pode fazer com que aquela atividade se torne urgente e você deve executá-la sob pressão e ansiedade.

Por isso, pare de cair na tentação de fazer o que é mais fácil primeiro. Lembre-se de que não há nada mais inútil do que fazer algo que não precisa ser feito com grande eficiência. Foque nas tarefas certas e não deixe o mais importante para depois.

4) Elimine as distrações

foto6.jpg

Por fim, a última coisa que você deverá aprender é a eliminar as distrações. Sim, evitar distrações é algo muito difícil nos dias de hoje, algo que pode parecer praticamente impossível. Mas existem algumas dicas que você pode aplicar, como:

  • Optar por um ambiente com boa iluminação e neutro
  • Optar por um local confortável para trabalhar
  • Tentar eliminar ruídos que possam te distrair
  • Desligar as notificações do seu celular e o colocá-lo longe de você
  • Delegar as tarefas que não são importantes
  • Diga não ao que não é sua prioridade, etc.

Nunca se esquece que o nosso tempo é um recurso escasso e, por isso, ele deve ser utilizado da melhor maneira possível. Ao eliminar as distrações, você impede a si mesmo de procrastinar e não aproveitar o seu tempo corretamente!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: