Mini-hábitos são hábitos em versões menores, ou seja, posturas positivas muito pequenas quase impossível de não serem realizadas. Em outras palavras, um mini-hábito nada mais é do que uma versão muito menor de um hábito que você deseja implementar, de modo a facilitar a execução e a implementação desta rotina na sua vida.

Vamos supor que um hábito que você quer muito adquirir seja o de fazer cem flexões por dia. O mini-hábito (ou seja, a postura muito pequena) deste hábito seria uma flexão por dia. Se você deseja chegar a um ponto de escrever 3 mil palavras por dia, um mini-hábito seria escrever cinquenta palavras por dia e assim por diante.

Agora você deve estar se perguntando: “Mas como versões tão pequenas assim vão me ajudar a adquirir um hábito?”. A resposta é que, ao começar assim com mini-hábitos você conseguirá pequenas vitórias diárias, que te ajudarão a manter a constância no hábito.

E quando falamos de hábitos e de mudanças de vida, o mais importante é a constância, ou seja, fazer pouco todos os dias ao invés de fazer muito num dia e no outro não fazer nada. Isso porque o que garante sucesso é o que você faz diariamente não o que você faz “às vezes”.

Por isso, no post de hoje, vamos te apresentar o porquê hábitos deste tipo funcionam e também 5 mini-hábitos que você pode começar hoje para mudar de vida, se tornando a melhor versão de si mesmo. Continue lendo e confira!

Por que os mini-hábitos funcionam?

foto1.jpg

Muitas pessoas encontram dificuldades quando tentam promover mudanças duradouras. Isso acontece porque estamos utilizando a estratégia errada; ao invés de aprender a lutar de acordo com o cérebro, estamos travando uma luta contra ele.

Quando estabelecemos metas grandes demais, tendemos a nos decepcionar. Isso não significa que não devemos pensar de maneira audaciosa, e sim que devemos quebrar este objetivo grande em pequenas partes, ou seja, metas diárias alcançáveis que nos ajudarão a obter sucesso.

É sob este pilar que estão os mini-hábitos, porque com este tipo de abordagem, você consegue obter pequenos sucessos diários, ao contrário de metas grandes demais que promovem ansiedade e frustração.

Além disso, há outros dois motivos do porquê os mini-hábitos funcionam:

  1. Porque fazer um pouquinho é infinitamente maior e melhor do que não fazer nada
  2. Porque fazer um pouquinho todo dia produz um impacto muito maior do que fazer muito em um dia. Isso acontece porque fazer pouco, porém diariamente já é suficiente para criar um hábito elementar para a vida toda.

Outro pilar dos mini-hábitos são os “passos ridiculamente pequenos”. Dizemos ridiculamente pequenos porque se um passo parece ridículo para você, ele é perfeito, porque isso significa que você irá consegui-lo realizar diariamente e manter a constância.

Ainda, ao seguir a estratégia dos mini-hábitos você irá começar a perceber resultados surpreendentes. Em primeiro lugar, é muito provável que você irá fazer algumas repetições extras após realizar seu requisito mínimo. Isso acontece porque aquela resistência mental inicial já foi eliminada.

Em segundo lugar, com os mini-hábitos você irá ganhar rotina. Mesmo que você não realize repetições extras, aquele pequeno comportamento que você realiza diariamente irá se tornar um (mini-)hábito, que é o que nós queremos no fim das contas.

Finalmente, em terceiro lugar, teremos sucesso constante, já que os mini-hábitos são pequenos demais para darem errado. Logo, você não terá que lidar com o sentimento de culpa e frustração que acompanham um fracasso.

5 mini-hábitos que você pode iniciar hoje mesmo

foto2.jpg

Agora vamos passar para a parte prática deste post. Você já sabe o que são mini-hábitos e por quê eles funcionam; por isso, apresentaremos a você 5 posturas muito pequenas e fáceis de serem realizadas diariamente, que você pode usar para transformar sua vida aos pouquinhos, confira!

Ler 2 páginas de um livro

foto3.jpg

Apesar de ser um mini-hábito, ler duas páginas de um livro por dia é algo que irá mudar sua vida. Se pensarmos num mês com 30 dias, ao ler 2 páginas por dia, você lerá 60 páginas num mês. Imagine você, no ponto da sua vida que você está agora.

Imaginou? Como seria essa mesma versão de você, porém com conhecimentos de 60 páginas de um livro? Pois é, acho que você concorda comigo que você será uma pessoa com mais informação e que pode usar esse conhecimento para mudar algo na sua vida.

Ler é um hábito angular, o que significa que, quando iniciamos este hábito, ele promove mudanças que vão além do conhecimento. Ler te dá a possibilidade de ser mais criativo, tomar decisões melhores baseada em conhecimento e isso tudo irá permitir que você evolua.

Por isso, seja com a leitura ou com os próximos hábitos que irei falar a seguir, não pense que você está fazendo algo muito pequeno e que não vai mudar nada, porque vai. Afinal, mudanças duradouras levam tempo e fazer um pouquinho todos os dias é melhor do que não fazer nada. O que é melhor ler duas páginas todos os dias ou ler nenhuma?

Meditar por 1 minuto

foto4.jpg

Meditar por um minuto é algo que também não será difícil. Basta você se sentar em uma posição confortável (pode ser até mesmo deitado ao acordar), fechar os olhos e apenas tentar se concentrar na sua respiração.

Isso irá te promover calma, clareza e você já começará o dia com uma vitória e fazendo algo por você. Se você não tem um minuto para si mesmo no dia, você não está vivendo sua vida para você e sim para os outros, afinal, você está com si mesmo o tempo todo e cuidar de você, do seu corpo e do seu estado mental é o mínimo que você pode fazer diariamente.

Se exercitar por 5 minutos

foto5.jpg

É muito comum ouvir as pessoas dizendo que não possuem tempo para se exercitar. Isso acontece porque estas pessoas não conhecem os mini-hábitos, porque se exercitar por 5 minutos não é algo que é tão difícil assim.

Você pode fazer alguns exercícios mais leves, como polichinelo, prancha e agachamento, repetindo os três exercícios até dar os 5 minutos. Você pode até ir a pé a alguns lugares que você antes ia de carro, como ir ao supermercado, por exemplo. Isso claro, se for possível na sua realidade.

Se estiver muito difícil começar, lembre-se da Regra dos Cinco Minutos e diga para si mesmo: “Vou me exercitar por apenas 5 minutos. Depois, se eu quiser, eu posso parar”. Assim, você irá conseguir quebrar a resistência inicial e quem sabe faça até mais do que 5 minutos.

Eleger um destaque para o seu dia em 1 minuto

foto6.jpg

O destaque do seu dia é aquela tarefa mais importante que você deve fazer no seu dia. Muitas pessoas passam horas trabalhando e atendendo a compromissos que não têm tempo para realizar aquela coisa realmente importante que deveriam ter realizado.

Para resolver isso, você precisa eleger um destaque para o seu dia. O seu destaque pode ser aquela atividade que irá te promover alegria, satisfação ou que é algo realmente urgente que você precisa fazer.

Com um minuto você consegue pensar em qual é a coisa mais importante que você precisa realizar naquele dia. Porém, o resultado que você vai obter com este mini-hábito será surpreendente, porque você irá parar de se frustrar dizendo que a vida de todo mundo anda para frente e verá acontecendo o mesmo com a sua.

Visualizar o que você deseja por 1 minuto

foto7.jpg

Por fim, o último mini-hábito é visualizações. Visualizar é imaginar a realidade que você quer e, portanto, criar uma vibração que te ajudará a obter a realidade que você deseja, ensaiando mentalmente o que você precisa fazer para alcançar aquela coisa.

Por isso, foque no seu futuro e imagine o que você realmente deseja na sua vida, quem você precisa ser ou o que você precisa fazer para alcançar o seu objetivo. Você pode visualizar assim que você meditar pela manhã.

Como você viu neste post, estes 5 pequenos hábitos não levarão mais do que 10 minutos na sua rotina. Se você acha que não “tem tempo” para eles, basta acordar 10 minutos mais cedo ou encontrar alguma maneira de inseri-los na sua rotina.

Além disso, com estes mini-hábitos, você irá aprender a ter disciplina e irá ver pequenas mudanças em outras áreas da sua vida, como saúde, disposição, produtividade, criatividade, etc. Arranjar um tempo para realizar estes mini-hábitos é muito melhor do que ver a vida de outras pessoas evoluir enquanto a sua fica na estaca zero.

Se interessou pelo livro "Mini-hábitos" e gostaria de lê-lo? Você pode encontrá-lo no link abaixo:

Ainda não possui o nosso app instalado? Clique neste link e instale agora! Se você quer ser mais produtivo e alcançar suas metas e objetivos, faça questão de usar o nosso app!

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: