Você está sempre vendo o lado negativo das coisas? Você está sempre adiando tarefas importantes? Você possui um medo constante de errar? Você se compara constantemente a outras pessoas? Se você respondeu sim a alguma destas questões, saiba que você é um autossabotador.

A autossabotagem nada mais é do que agir contra si mesmo, atrapalhando as próprias tarefas e impedindo que você mesmo alcance seus objetivos. Quase que inconsciente, por meio de pensamentos negativos, vamos agindo no sentido oposto às nossas necessidades e desejos.

O primeiro passo para curar a autossabotagem é ter consciência dela e entender quais as consequências você obterá se continuar assim. Além disso, ser mais autoconfiante é fundamental para que você se veja como merecedor do seus sucessos.

Mas não se preocupe, porque neste artigo vamos te contar 3 dicas para você se autossabotar menos, a fim de que você se torne a sua melhor versão e consiga conquistar seus objetivos. Continue lendo e confira!

Dica #1: Tente tornar seu ambiente favorável ao crescimento

foto1.jpg

A primeira dica para se autossabotar menos é tornar seu ambiente favorável. Isso porque se você já possui a tendência a se sabotar, fazer com que o ambiente colabore para a conquista dos seus objetivos é super importante.

Vamos supor que você deseja melhorar sua alimentação. De acordo com esta dica, você irá eliminar possíveis coisas que podem te atrapalhar a alcançar seu objetivo de ser mais saudável.

Nesse caso, você iria para de comprar besteiras, como salgadinhos e biscoitos recheados e deixar coisas como frutas e legumes à vista. Se você não tiver besteiras em casa para comer, você não irá comer errado, certo?

Tornar o ambiente favorável é isso: auxiliar você a se autossabotar menos. Quando o ambiente facilita e não dificulta o nosso sucesso, tudo se torna mais fácil. E esta questão de tornar o ambiente favorável você pode aplicar em qualquer área da sua vida: trabalho, hábitos, etc.

Dica #2: Escolha cuidadosamente as pessoas com as quais você é amigo

foto2.jpg

Aposto que você já ouviu a famosa frase: “Você é a média das cinco pessoas com as quais você mais convive”. De fato, se você quer se autossabotar menos, você deve escolher ser amigo de pessoas que possuem disciplina e que correm atrás dos seus objetivos.

Vamos continuar com o exemplo de você querer se alimentar melhor. Suponha que você tenha um amigo que só coma besteiras e que sempre te chame para sair e comer algo não-saudável. Você acha que seria certo continuar saindo com esta pessoa sendo que você quer se alimentar melhor? Provavelmente não.

Aqui não é questão de ser radical nem nada, é só que para conviver com esta pessoa você precisará de muito mais força de vontade para continuar nos seus objetivos e a tendência a se autossabotar será muito maior também.

Por isso, escolha bem quem você quer por perto e quem você quer que te influencie de alguma maneira. Algumas amizades talvez irão ficar para trás, porque talvez você passou a ser uma pessoa diferente do que você era antes e tá tudo bem.

Dica #3: Exercite a capacidade de se manter disciplinado

foto3.jpg

Por fim, para que você se autossabote menos, você precisa exercitar a capacidade de se manter disciplinado. Isso porque se você tiver disciplina, a chance de se autossabotar será menor. Com disciplina, você faz as coisas que são importantes, mesmo que você não esteja afim de fazer.

Vamos continuar, de novo, com o mesmo exemplo da comida. Vamos supor também que você chegou em casa cansado e que você tem a opção de pedir uma pizza ou cozinhar algo mais saudável. Com a autossabotagem, você provavelmente pensará: “Ah, estou cansado e não quero cozinhar nada. Vou pedir uma pizza”.

Porém, com disciplina, você irá preferir cozinhar algo saudável, porque, mesmo que você não queira, você sabe que é o certo a se fazer. Eu não estou dizendo que você não pode comer pizza nunca mais, se forem situações esporádicas, tudo bem.

No entanto, às vezes estamos tão cansados que o meio mais fácil é a autossabotagem. O problema é que isso só te deixará feliz no curto prazo. Precisamos aprender que as melhores gratificações vêm com o tempo e não de maneira instantânea.

Você tem dificuldade para criar hábitos, metas e para fazer bons planejamentos? Se sua resposta foi um “sim”, saiba que nós temos a solução nestes nossos dois ebooks. Para conferi-los, basta clicar no link aqui.

Ainda, deixamos outras sugestões de posts com temas relacionados que você pode gostar: