De fato, hoje em dia, todo mundo quer descobrir como ser mais produtivo e fazer mais. No entanto, o caminho para produtividade não é algo inédito, e sim pequenas atitudes que, se tomadas diariamente, te fazem ter mais foco, concentração e, consequentemente, mais produtividade.

Uma dessas pequenas atitudes é a organização, já que o fato de não saber o que fazer ou um ambiente extremamente bagunçado e, até mesmo, uma quantidade enorme de abas abertas no navegador é capaz de fazer com que você se perca nos seus objetivos e prazos a cumprir.

Por isso, se você se identificou com essa situação e deseja aprender como ser mais organizado para que você seja mais produtivo e alcance todos os seus objetivos, você está no lugar certo. No post de hoje, vamos te contar 5 dicas de organização pessoal que irão mudar a sua vida. Continue lendo e confira!

Por que organizar-se é importante?

foto1.jpg

Antes de entrarmos nas dicas em si, vamos esclarecer o porquê a organização é tão importante. Afinal, se você não conhecer realmente a importância de algo, é muito provável que você não se esforçará para colocar essa coisa em prática.

Você não concorda comigo que, terminar o dia com a sensação de dever cumprido por ter realizado todas as tarefas importantes para o seu desenvolvimento pessoal é algo maravilhoso? Provavelmente você concorda comigo, mas saiba que este sentimento não é comum a todas as pessoas.

De fato, estamos inseridos em uma sociedade de distrações, onde temos a possibilidade de interagir e acumular conhecimento ao alcance de nossas mãos, o que pode ser tanto um benefício quanto um malefício.

Além disso, some isso ao fato de você ter um leque de tarefas para realizar no seu dia. Se você não se organizar, é bem provável que você acabe deixando alguma atividade importante para trás, que pode ir se acumulando com o tempo e “explodir” na sua cara depois.

E é por isso que a organização é importante. Ela vem como uma medida necessária para que você consiga respirar com alívio, sem se estressar com os afazeres que não foram possíveis de serem realizados ou os compromissos importantes que você não conseguiu comparecer.

Mas não para por aí, a organização pessoal ainda possui mais benefícios, como:

  • gestão inteligente do seu tempo;
  • melhor desempenho;
  • menos tempo desperdiçado com atividades improdutivas;
  • menor preocupação com pendências;
  • tempo livre e melhora na qualidade de vida, etc.

Agora, olhando por esse lado, você não concorda comigo que vale a pena se esforçar um pouco para ser mais organizado (a)? Pois é, então continue lendo este post e descubra as 5 dicas incríveis que temos para você!

1) Planeje-se

foto2.jpg

A dica número um não é surpresa para ninguém, pois, se você quer se tornar mais organizado (a), você precisa se planejar. Quem não se planeja, não sabe o que precisa ser feito e, por não saber o que precisa ser feito, essa pessoa lida muito mais com estresse e ansiedade.

Então, se você quer ser mais organizado e mais produtivo, adquira o hábito de se planejar para a sua vida, porque, se você quer evoluir e se tornar uma versão melhor de si mesmo, o primeiro passo é tomar nota e programar o que você deseja fazer.

Se você ainda tem dúvidas a respeito de planejamento, temos alguns posts excelentes aqui no blog:

2) Priorize suas atividades

foto2.jpg

A segunda dica é aprender a priorizar suas tarefas, definindo quais são mais importantes, afinal quem prioriza tudo, na verdade não prioriza nada. No post sobre A única coisa, falamos bastante sobre como priorizar as tarefas importantes é o que realmente irá te levar para o próximo nível, se você ainda não leu este post clique aqui.

Mas agora você deve estar se perguntando: como eu priorizo minhas atividades? Bom, além de você poder definir uma coisa foco para o seu dia, como no caso da Única Coisa, você pode usar A Tríade do Tempo.

A Tríade do Tempo basicamente diz que as nossas tarefas são classificadas em três categorias: importantes, urgentes e circunstanciais. As tarefas importantes são as que realmente fazem você evoluir, as tarefas urgentes são aquelas que o tempo está se esgotando ou acabou e as tarefas circunstanciais são as desnecessárias, feitas por comodidade ou visando aceitamento social.

Ao compreender a Tríade e ao imaginar suas tarefas dentro destas três esferas, você conseguirá alocar cada vez mais seu tempo nas atividades importantes e, consequentemente, se tornar mais produtivo.

3) Mantenha o ambiente limpo e organizado

foto3.jpg

Um ambiente desorganizado é um dos fatores que contribuem para que o ambiente não seja favorável ao seu crescimento. Além disso, um ambiente desorganizado contribui para desviar o seu foco, sua produtividade e para impedir que haja um fluxo de ideias claras e objetivas.

Logo, manter um ambiente limpo e organizado é essencial. Você pode, por exemplo, fazer questão de que sua mesa esteja sempre organizada, assim você terá menos distrações e será muito mais fácil você encontrar o que precisa. O mesmo vale para o seu computador.

Outra dica é organizar seus documentos/papéis. Assim, evite deixá-los espalhados aumentando a bagunça visual e os organize em pastas ou gavetas identificadas e em espaços apropriados.

4) Gerencie o seu tempo

foto4.jpg

A quarta dica é gerenciar seu tempo. Sim, eu sei que essa dica pode ser a mais difícil de ser aplicada, afinal não foi nos ensinado em escolas ou universidades a como fazer isso. No entanto, o gerenciamento de tempo eficaz é questão de prática e disciplina e, portanto, pode ser aprendido por qualquer um.

Assim, além de fazer um planejamento e cronogramas como exposto na dica número um, você pode colocar determinadas quantias de tempo para suas tarefas, a fim de que você saiba melhor onde seu tempo está sendo gasto e se está sendo gasto da maneira correta.

Além disso, evite procrastinar. Isso significa não deixar para depois e evitar distrações, como o uso sem limites de redes sociais. Outro ponto importante é aprender a delegar, passando funções para não prejudicar seu desempenho, além de aprender a dizer não quando for necessário.

5) Não se esqueça da sua saúde

foto6.jpg

Por fim, a última dica é: não se esqueça da sua saúde. Apesar de muitas pessoas não considerarem essa parte importante, saiba que a sua saúde é algo que está relacionado com a sua busca pela organização e produtividade. Organizar-se exige foco e concentração, duas coisas intensamente influenciadas pela sua saúde.

Por isso, lembre-se sempre de fazer pausas durante o seu dia, a fim de que você evite se sobrecarregar muscularmente e psiquicamente. Além disso, pausas irão permitir que seu corpo relaxe e gere mais energia.

Outras dicas também são beber água e se alimentar bem e regularmente. Afinal, a desidratação pode afetar sua concentração e a alimentação incorreta pode causar sonolência e indisposição.